Novo Testamento / São Marcos

O matrimônio é indissolúvel.

Capítulo 10

1Saindo dali, foi para o território da Judeia e da Transjordânia. As multidões voltaram a reunir-se a seu redor, e ele, como de costume, de novo se pôs a ensiná-las. 2Alguns fariseus, querendo pô-lo à prova, vieram perguntar-lhe: “É permitido a um marido divorciar-se de sua mulher?” 3Jesus respondeu-lhes: “O que vos prescreveu Moisés?” 4Eles responderam: “Moisés permitiu escrever um documento de divórcio e repudiar”. 5Então Jesus falou: “Foi por causa da dureza de vossos corações que Moisés vos deu essa prescrição. 6Mas desde o princípio da criação, Ele os fez homem e mulher. 7Assim, pois, o homem deixará pai e mãe para unir-se a sua mulher, 8e os dois serão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o homem não deve separar o que Deus uniu”. 10Quando voltaram para casa, os discípulos tornaram a perguntar a Jesus sobre isso, 11e ele afirmou: “Todo aquele que se divorciar de sua mulher e se casar com outra comete adultério contra a primeira. 12Também comete adultério a mulher que se divorciar de seu marido e se casar com outro”.

Jesus abençoa as crianças.

13Queriam apresentar a Jesus umas crianças para que as tocasse, mas os discípulos os repreendiam. 14Vendo isto, Jesus ficou indignado e lhes disse: “Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas. 15Na verdade vos digo, quem não acolher o Reino de Deus como uma criança nele não entrará”. 16Em seguida abraçou-as e abençoou-as, impondo-lhes as mãos.

A recusa do rico.

17Quando ele se pôs a caminho, alguém correu a seu encontro e, ajoelhando-se diante dele, perguntou-lhe: “Bom Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?” 18Disse-lhe Jesus: “Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão Deus somente. 19Conheces os mandamentos: Não matar, não cometer adultério, não furtar, não levantar falso testemunho, não prejudicar ninguém, honrar pai e mãe”. 20Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde minha juventude”. 21Jesus olhou para ele com amor e disse-lhe: “Falta-te apenas uma coisa: Vai, vende tudo o que tens e dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me”. 22Ao ouvir estas palavras, ficou abatido e retirou-se triste, porque era muito rico.

Os ricos e a salvação.

23Jesus então olhou em volta dele e disse a seus discípulos: “Como será difícil para os que têm riquezas entrar no Reino de Deus!” 24Os discípulos ficaram assustados com suas palavras. Mas Jesus repetiu-lhes: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!” 26Os discípulos ficaram mais atônitos ainda e diziam entre si: “Quem pode então salvar-se?” 27Olhando para eles, Jesus disse-lhes: “Para os homens isto é impossível, mas não para Deus, porque para Deus tudo é possível”.

Recompensa dos discípulos.

28Pedro então começou a dizer-lhe: “Nós deixamos tudo para te seguir…” 29Ao que Jesus respondeu: “Na verdade vos digo: ninguém deixará casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou terras por causa de mim e do Evangelho, 30sem que receba, já agora, nesta vida, o cêntuplo em casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e terras, no meio de perseguições e, no século futuro, a vida eterna. 31Muitos dos primeiros serão os últimos, e os últimos serão os primeiros”.

Novo anúncio da Paixão.

32Estavam caminhando, subindo para Jerusalém. Jesus ia à frente deles e eles estavam cheios de espanto, e os que seguiam tinham medo. Tomando outra vez os Doze à parte, declarou-lhes o que ia acontecer-lhe: 33“Estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos gentios. 34Estes o escarnecerão, cuspirão nele, vão açoitá-lo e tirar-lhe a vida. Mas, três dias depois, ele ressuscitará”.

O caminho para a glória.

35Foram até ele Tiago e João, os filhos de Zebedeu, e lhe disseram: “Mestre, queremos que nos concedas o que te vamos pedir”. 36Respondeu-lhes: “Que quereis que vos faça?”37“Concede-nos – disseram – sentar-nos um a tua direita e outro a tua esquerda em tua glória”. 38Jesus respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Sois capazes de beber o cálice que vou beber ou de ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” 39Eles lhe responderam: “Somos!” Jesus lhes disse: “Bebereis o cálice que vou beber e sereis batizados com o batismo com que serei batizado. 40Mas sentar-se a minha direita ou a minha esquerda não compete a mim concedê-lo. Esses lugares pertencem àqueles para os quais foram preparados”. 41Os outros dez, que haviam ouvido tudo, indignaram-se contra Tiago e João. 42Chamando-os, Jesus lhes disse: “Sabeis que aqueles que são reconhecidos como chefes das nações as dominam e que seus líderes as tiranizam. 43Mas entre vós não deve acontecer isso. Ao contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós será vosso servo; 44e aquele que quiser ser o primeiro entre vós seja o escravo de todos. 45Pois o próprio Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida para resgatar a multidão”.

Cura do cego Bartimeu.

46Chegaram a Jericó. Quando ele saía de Jericó com seus discípulos e enorme multidão, estava sentado à beira da estrada, pedindo esmolas, Bartimeu, o cego, filho de Timeu. 47Quando soube que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim!” 48Muitos o repreendiam, mandando que se calasse. Mas ele gritava cada vez mais alto: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 49Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Chamaram o cego dizendo-lhe: “Tem confiança, levanta-te, ele te chama”. 50Ele jogou para o lado o manto, deu um pulo e veio até Jesus. 51“Que queres que eu te faça?”, perguntou-lhe Jesus. Disse-lhe o cego: “Mestre, que eu recupere a vista!” 52“Vai”, disse-lhe Jesus, “tua fé te salvou”. No mesmo instante o cego começou a enxergar e foi seguindo a Jesus pelo caminho.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital