Novo Testamento / São Marcos

João Batista, o Precursor.

Capítulo 1

1Começo do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. 2Como está escrito no profeta Isaías:
“Vou mandar a tua frente meu mensageiro,
para preparar teu caminho.
3Voz de alguém que grita no deserto:
Preparai o caminho do Senhor,
retificai suas estradas”.
4Apareceu João Batista no deserto, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados. 5Acorriam a ele todo o país da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém, e se faziam batizar por ele no Jordão, confessando seus pecados. 6A roupa de João era de pelos de camelo, com um cinto de couro ao redor da cintura. Seu alimento eram gafanhotos e mel silvestre. 7E, em sua pregação, ele dizia: “Depois de mim virá aquele que é mais forte do que eu, a quem não sou digno de, inclinando-me, desatar a correia das sandálias.
8Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”.

Batismo de Jesus.

9Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no Jordão. 10E, logo ao sair da água, viu os céus se abrirem e o Espírito, como uma pomba, descer sobre ele.11E veio dos céus uma voz: “Tu és meu Filho amado de quem eu me agrado”.

A tentação no deserto.

12Logo depois, o Espírito o impeliu para o deserto. 13Lá permaneceu quarenta dias, sendo tentado por Satanás. Estava na companhia dos animais selvagens, e os anjos o serviam.

O anúncio do Reino.

14Depois que João foi preso, Jesus foi para a Galileia. Lá proclamava o Evangelho de Deus, dizendo: 15“Completou-se o tempo, e o Reino de Deus está perto. Convertei-vos e crede no Evangelho!”

Vocação dos discípulos.

16Passando na beira do mar da Galileia, viu Simão e André, irmão de Simão, lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus disse-lhes: “Segui-me e vos farei pescadores de homens”. 18Eles deixaram imediatamente suas redes e o seguiram. 19Pouco mais adiante viu Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam na barca, consertando as redes, 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados e foram atrás dele.

A cura de um possesso.

21Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, Jesus foi à sinagoga e pôs-se a ensinar. 22Eles se admiravam de sua doutrina. Com efeito, ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas. 23Naquela hora estava na sinagoga deles um homem possesso de um espírito impuro, que começou a gritar: 24“Que tens conosco, Jesus de Nazaré? Vieste para nossa perdição? Eu sei quem tu és: o Santo de Deus!” 25Mas Jesus o repreendeu, dizendo: “Cala-te e sai dele!” 26E o espírito impuro, sacudindo o homem violentamente, deu um grande grito e saiu dele. 27Ficaram todos espantados a ponto de se perguntarem uns aos outros: “Que é isto? Uma doutrina nova, dada com autoridade! Manda até nos espíritos impuros e estes lhe obedecem?!” 28E sua fama espalhou-se logo por toda a parte, em toda a região da Galileia.

Jesus cura a sogra de Pedro.

29Logo que saíram da sinagoga, Jesus foi à casa de Simão e de André, junto com Tiago e João. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e logo lhe falaram dela. 31Ele, aproximando-se, tomou-a pela mão e a fez levantar-se. A febre a deixou, e ela se pôs a servi-los.

Outras curas.

32À tarde, depois que o sol se escondeu, levaram a Jesus todos os doentes e possessos do demônio. 33A cidade inteira estava reunida diante da porta. 34Ele curou muitos doentes que sofriam de várias enfermidades e expulsou muitos demônios. Mas não deixava os demônios falar, porque eles o conheciam.

A oração de Jesus.

35De manhã, bem antes de clarear o dia, ele se levantou, saiu, foi para um lugar deserto e lá ficou rezando. 36Simão e seus companheiros foram a sua procura. 37Quando o acharam, disseram-lhe: “Todos estão te procurando!” 38Respondeu-lhes: “Vamos a outros lugares, às aldeias próximas, para que eu pregue lá também. Pois foi para isso que vim”. 39E saiu por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.

Cura de um leproso.

40Veio ter com Jesus um leproso, suplicando-lhe de joelhos: “Se queres, podes curar-me”. 41Jesus ficou com pena dele, estendeu a mão, tocou-o e disse: “Quero, fica curado!”42Imediatamente a lepra desapareceu, e ele ficou curado. 43Advertindo-o severamente, logo o despediu, dizendo: 44“Cuidado para não dizer nada a ninguém. Mas vai e apresenta-te ao sacerdote e oferece por tua purificação o que Moisés mandou para lhes servir de testemunho”. 45Mas ele, saindo, começou a proclamar em alta voz e a divulgar o acontecido, de sorte que Jesus já não podia entrar publicamente numa cidade, mas ficava fora, em lugares desertos, e vinha a ele gente de toda a parte.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital