Novo Testamento / São Lucas

As três tentações.

Capítulo 4

1Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi conduzido pelo Espírito ao deserto, 2onde foi tentado pelo demônio durante quarenta dias. Naqueles dias nada comeu, mas, quando terminaram, teve fome. 3Disse-lhe, então, o demônio: “Se és filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão”. 4Respondeu-lhe Jesus: “Está escrito: ‘Não só de pão vive o homem’”. 5E o demônio o conduziu a um lugar alto, mostrou-lhe num instante todos os reinos da terra 6e disse-lhe: “Eu te darei todo este poder e a glória destes reinos, porque me foram entregues e os dou a quem quero. 7Se, portanto, me adorares, serão tuas todas estas coisas”. 8Respondeu-lhe Jesus: “Está escrito: ‘Adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele servirás’”. 9Levou-o depois a Jerusalém, colocou-o sobre o pináculo do templo e disse-lhe: “Se és filho de Deus, lança-te daqui abaixo, 10pois, está escrito:
‘Dará ordem a seus anjos a teu respeito,
para que te guardem’;
11e:
‘Eles te transportarão nas mãos,
para que não firas o pé em alguma pedra’”.
12Jesus respondeu-lhe: “Foi dito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’”.
13Terminada toda a tentação, afastou-se dele o demônio até o momento oportuno.

Pregação de Jesus em Nazaré.

14Com a força do Espírito Santo, voltou Jesus para a Galileia, e sua fama espalhou-se por toda a região. 15Ensinava nas sinagogas deles e era glorificado por todos. 16Foi a Nazaré, lugar onde tinha sido criado. No sábado, segundo seu costume, entrou na sinagoga e levantou-se para fazer a leitura. 17Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, encontrou a passagem onde estava escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim,
porque me ungiu para evangelizar os pobres,
mandou-me anunciar aos cativos a libertação,
aos cegos a recuperação da vista,
pôr em liberdade os oprimidos
19e proclamar um ano de graça do Senhor”. 20Depois enrolou o livro, entregou-o ao servente e sentou-se. Todos na sinagoga tinham os olhos voltados para ele. 21Então começou a dizer-lhes: “Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura diante de vós”.22Todos lhe davam testemunho e admiravam as palavras encantadoras que saíam de sua boca e diziam: “Porventura não é este o filho de José?” 23Disse-lhes então Jesus: “Certamente me aplicareis este provérbio: ‘Médico, cura-te a ti mesmo!’ Todas aquelas coisas que, segundo ouvimos, fizeste em Cafarnaum, faze-as também aqui em tua pátria!” 24E acrescentou: “Na verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua terra. 25Na verdade vos digo: havia muitas viúvas em Israel no tempo de Elias, quando o céu foi fechado durante três anos e seis meses e houve grande fome em todo o país. 26Entretanto, Elias não foi enviado a nenhuma delas, mas sim a uma viúva que morava em Sarepta, no território de Sidônia. 27E havia muitos leprosos em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi curado, mas sim Naaman, o sírio”. 28Ouvindo essas palavras, encheram-se de cólera todos os que estavam na sinagoga. 29Levantaram-se e expulsaram Jesus da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual estava edificada sua cidade, para o precipitarem de lá.
30Mas ele, passando pelo meio deles, seguiu seu caminho…

Cura de um possesso.

31Desceu então a Cafarnaum, cidade da Galileia, e ali os ensinava aos sábados. 32Todos ficavam maravilhados com sua doutrina, porque falava com autoridade. 33Estava na sinagoga um homem possesso de um demônio impuro, que se pôs a gritar com voz forte: 34“Ah! que temos a ver contigo, Jesus de Nazaré? Vieste para nossa perdição? Eu sei quem tu és: o Santo de Deus!” 35Mas Jesus o repreendeu, dizendo: “Cala-te e sai dele”. Então o demônio, jogando o homem ao chão no meio de todos, saiu dele sem lhe causar mal algum.36Todos ficaram cheios de espanto e perguntavam uns aos outros: “Que significa isto? Ordena com autoridade e poder aos espíritos impuros e eles saem!” 37E sua fama se espalhava por todos os lugares da região.

Cura da sogra de Pedro.

38Saindo da sinagoga, entrou na casa de Simão. A sogra deste estava com febre alta, e pediram-lhe por ela. 39Inclinando-se sobre ela, deu ordem à febre, e esta a deixou; e ela, levantando-se logo, pôs-se a servi-los.

Outras curas.

40Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes sofrendo de diversas enfermidades traziam-nos até ele e, impondo as mãos sobre cada um, ele os curava. 41De muitos saíam também demônios, gritando e dizendo: “Tu és o Filho de Deus!” Ele os repreendia e não lhes permitia falar, porque sabiam que era o Messias. 42Ao amanhecer, saiu e dirigiu-se para um lugar solitário. As multidões começaram a procurá-lo e, encontrando-o, queriam retê-lo, para que não as deixasse. 43Mas ele respondeu-lhes: “É necessário que eu anuncie a Boa Nova do Reino de Deus também às outras cidades, pois para isso é que fui enviado”. 44E andava pregando pelas sinagogas da Judeia.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital