Novo Testamento / São Lucas

A pregação de João Batista.

Capítulo 3

1No ano décimo quinto do império de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos, governador da Judeia; Herodes, tetrarca da Galileia; Filipe, seu irmão, tetrarca da região da Itureia e da Traconítide; e Lisânias, tetrarca de Abilene; 2sendo sumos sacerdotes Anás e Caifás, a palavra de Deus foi dirigida a João, filho de Zacarias, no deserto. 3E ele percorreu toda a região do Jordão, anunciando um batismo de penitência, para a remissão dos pecados, 4conforme está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías:
“Voz do que clama no deserto:
Preparai o caminho do Senhor!
Retificai suas estradas!
5Todo vale será aterrado,
todo monte e colina serão rebaixados,
os caminhos tortuosos serão endireitados,
os ásperos, aplainados,
6e toda criatura verá a salvação de Deus”. 7E dizia às multidões que vinham para ser por ele batizadas: “Raça de víboras! Quem vos ensinou a fugir da ira que está chegando?8Produzi, então, frutos que demonstrem conversão e não comeceis a dizer dentro de vós mesmos: ‘Abraão é nosso pai!’ Porque eu vos digo que até mesmo destas pedras Deus é capaz de fazer nascer filhos de Abraão! 9O machado já está encostado no pé das árvores; e toda árvore que não produzir bom fruto será cortada e jogada no fogo”. 10E as multidões o interrogavam, dizendo: “Que devemos, então, fazer?” 11João respondia: “Aquele que tem duas túnicas reparta com quem não tem; e o que tem alimentos faça o mesmo”. 12Vieram também publicanos para serem batizados e lhe perguntaram: “Mestre, que devemos fazer?”13Respondeu-lhes: “Não exijais nada além do que vos está determinado”. 14Também uns soldados o interrogavam, dizendo: “E nós, que precisamos fazer?” Disse-lhes: “Não useis de violência com ninguém, não calunieis e contentai-vos com vosso soldo”. 15Achava-se o povo em expectativa e perguntavam todos em seus corações se João não seria o Cristo.16Mas João respondeu, declarando a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu e a quem não sou digno de desatar a correia das sandálias; ele vos batizará com o fogo do Espírito Santo. 17Traz em sua mão a pá para limpar seu terreiro. Vai guardar o trigo no paiol, mas a palha ele a queimará numa fogueira que não se apaga”. 18João evangelizava o povo com muitas outras exortações. 19O tetrarca Herodes, a quem João repreendera por causa de Herodíades, mulher de seu irmão, e por todas as más ações que havia cometido,
20acrescentou a todas as outras mais esta: mandou encerrar João na cadeia.

Batismo de Jesus.

21Quando todo o povo estava sendo batizado, e quando Jesus recebeu também o batismo e estava rezando, o céu se abriu 22e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corporal, como uma pomba. Veio, então, uma voz do céu que dizia: “Tu és meu Filho muito amado; a ti dedico meu afeto”.

Antepassados de Jesus.

23Jesus, ao começar sua vida pública, tinha uns trinta anos. E era, como pensavam, filho de José, filho de Eli, 24filho de Matat, filho de Levi, filho de Melqui, filho de Janai, filho de José, 25filho de Matatias, filho de Amós, filho de Naum, filho de Esli, filho de Nagai, 26filho de Maat, filho de Matatias, filho de Semein, filho de Josec, filho de Jodá, 27filho de Joanã, filho de Resa, filho de Zorobabel, filho de Salatiel, filho de Neri, 28filho de Melqui, filho de Adi, filho de Cosã, filho de Elmadã, filho de Her, 29filho de Jesus, filho de Eliezer, filho de Jorim, filho de Matat, filho de Levi, 30filho de Simeão, filho de Judá, filho de José, filho de Jonã, filho de Eliacim, 31filho de Meleá, filho de Mena, filho de Matatá, filho de Natã, filho de Davi, 32filho de Jessé, filho de Obed, filho de Booz, filho de Sala, filho de Naasson, 33filho de Aminadab, filho de Admin, filho de Arni, filho de Esrom, filho de Farés, filho de Judá, 34filho de Jacó, filho de Isaac, filho de Abraão, filho de Taré, filho de Nacor, 35filho de Sarug, filho de Ragau, filho de Faleg, filho de Héber, filho de Salé,36filho de Cainã, filho de Arfaxad, filho de Sem, filho de Noé, filho de Lamec, 37filho de Matusalém, filho de Henoc, filho de Jared, filho de Malaleel, filho de Cainã, 38filho de Enós, filho de Set, filho de Adão, filho de Deus.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital