Novo Testamento / São Lucas

Jesus ressuscitado aparece às mulheres.

Capítulo 24

1No primeiro dia da semana, bem cedo, as mulheres foram ao sepulcro, levando os aromas que tinham preparado. 2Acharam removida a pedra que fechava o sepulcro. 3Entrando, não encontraram o corpo do Senhor Jesus. 4Enquanto estavam perplexas diante disto, apareceram diante delas dois homens com vestes resplandecentes. 5Cheias de medo, curvaram o rosto para o chão. Eles, porém, lhes disseram: “Por que procurais entre os mortos aquele que está vivo? 6Ele não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como vos falou, quando ainda estava na Galileia. 7Ele dissera: ‘É necessário que o Filho do homem seja entregue às mãos dos pecadores, seja crucificado e que ressuscite ao terceiro dia’”. 8Elas se recordaram de suas palavras. 9De volta do sepulcro, relataram tudo isso aos Onze e a todos os outros. 10As que contaram essas coisas aos apóstolos foram Maria Madalena, Joana, Maria, mãe de Tiago, e as outras que estavam com elas. 11Mas suas palavras lhes pareceram um delírio: não lhes deram crédito. 12Pedro, no entanto, levantou-se e correu ao sepulcro. Abaixou-se e não viu senão os lençóis. Voltou para casa admirado do que acontecera.

Os discípulos de Emaús.

13Neste mesmo dia, dois discípulos caminhavam para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios. 14Iam conversando entre si a respeito de tudo o que havia acontecido. 15Enquanto conversavam e discutiam juntos, Jesus em pessoa aproximou-se e foi caminhando com eles. 16Mas seus olhos estavam impedidos de reconhecê-lo. 17Ele perguntou-lhes então: “De que assunto falais pelo caminho?” Eles pararam, com tristeza no rosto. 18Um deles, chamado Cléofas, respondeu-lhe: “És o único peregrino em Jerusalém que ignora o que ali se passou nestes dias!” 19“Que foi?”, perguntou ele. Disseram-lhe: “O que aconteceu a Jesus, o Nazareno, que era um profeta poderoso em obras e em palavras diante de Deus e de todo o povo. 20Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. 21Nós esperávamos que fosse ele o que haveria de libertar Israel; mas, além de tudo isso, já faz três dias que estas coisas aconteceram. 22Verdade é que algumas mulheres de nosso grupo nos deixaram espantados: foram ao sepulcro, de madrugada, 23e não acharam seu corpo. Voltaram dizendo que lhes apareceram anjos, os quais afirmaram que ele está vivo. 24Alguns dos nossos foram ao sepulcro e acharam as coisas conforme as mulheres disseram; mas a ele não o viram…”25Então ele lhes disse: “Homens sem inteligência, como vosso coração é lento para crer tudo o que os profetas anunciaram! 26Não era necessário que o Cristo sofresse estas coisas para entrar em sua glória?” 27E, começando por Moisés e percorrendo todos os profetas, explicou-lhes em todas as Escrituras o que lhe dizia respeito. 28Ao chegarem perto da aldeia para onde iam, ele deu a entender que ia para mais longe. 29Mas insistiram com ele, dizendo: “Fica conosco, porque já é tarde e o dia já se acaba”. Ele entrou para ficar com eles.30Estando à mesa com eles, tomou o pão, pronunciou a bênção e, depois de o partir, deu-o a eles. 31Neste momento, os olhos deles se abriram e o reconheceram; mas ele desapareceu de sua vista. 32Disseram então um ao outro: “Não é verdade que nosso coração ardia em nós quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?” 33Partiram imediatamente de volta a Jerusalém, onde encontraram reunidos os Onze e seus companheiros, 34que diziam: “É verdade, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!”35Então eles contaram o que lhes sucedera no caminho e como o haviam reconhecido ao partir o pão.

Jesus aparece aos apóstolos.

36Enquanto assim falavam, Jesus apresentou-se no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!” 37Espantados e cheios de medo, imaginavam ver um espírito. 38Mas ele lhes disse: “Por que vos assustais e se levantam dúvidas em vossos corações? 39Olhai minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos como vedes que eu tenho”. 40E, dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés.41Mas como, em sua alegria, continuavam incrédulos e estavam espantados, perguntou-lhes: “Tendes aqui alguma coisa para se comer?” 42Ofereceram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu à vista deles. 44Depois disse-lhes: “Era bem isso que eu vos dizia quando ainda estava convosco: que era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”. 45Abriu-lhes então a inteligência, para compreenderem as Escrituras; 46e lhes disse: “Assim está escrito, que o Cristo devia sofrer e ao terceiro dia ressuscitar dos mortos 47e que em seu nome se pregariam a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.48Vós sois testemunhas destas coisas. 49Vou enviar-vos o que meu Pai prometeu. Ficai, porém, na cidade, até que sejais revestidos da força do alto”.

A ascensão.

50Depois levou-os até perto de Betânia e, erguendo as mãos, abençoou-os. 51Enquanto os abençoava, separou-se deles e foi elevado ao céu. 52Eles se prostraram diante dele e depois voltaram para Jerusalém cheios de alegria. 53E estavam sempre no templo, bendizendo a Deus.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital