Novo Testamento / São Lucas

Nascimento de Jesus.

Capítulo 2

1Naqueles dias foi promulgado um decreto de César Augusto, determinando o recenseamento do mundo inteiro. 2Este recenseamento, o primeiro que se fez, foi efetuado quando Quirino governava a Síria. 3E todos iam alistar-se, cada um em sua cidade. 4Também José subiu de Nazaré, na Galileia, para a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, porque era da casa e da família de Davi, 5a fim de alistar-se juntamente com Maria, sua esposa, que estava grávida. 6Enquanto estavam lá, completaram-se os dias da gestação. 7E Maria deu à luz seu filho primogênito; envolveu-o em faixas e o deitou num presépio, porque não havia lugar para eles na hospedaria. 8Havia na mesma região pastores que estavam nos campos e guardavam seu rebanho no decorrer da noite. 9Apresentou-se junto deles um anjo do Senhor, e a glória do Senhor os envolveu de luz; ficaram com muito medo,10mas o anjo lhes disse: “Não tenhais medo, pois vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo: 11Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. 12Isto vos servirá de sinal: encontrareis um menino envolto em faixas e deitado num presépio”. 13No mesmo instante, juntou-se ao anjo grande multidão do exército celeste, louvando a Deus e dizendo: 14“Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados”.
15Quando os anjos os deixaram, voltando para o céu, os pastores disseram entre si: “Vamos até Belém, para ver o que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer”. 16Os pastores foram depressa e encontraram Maria, José e o menino deitado no presépio. 17Quando o viram, contaram o que lhes fora dito a respeito daquele menino. 18E todos os que ouviam se admiravam das coisas que lhes diziam os pastores. 19Maria, porém, conservava todas estas recordações, meditando-as em seu coração.
20Depois, os pastores voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, conforme o que lhes fora dito.

O nome de Jesus.

21Passados oito dias, quando o menino devia ser circuncidado, deram-lhe o nome de Jesus, conforme fora indicado pelo anjo, antes de ser concebido no seio materno.

Apresentação no templo.

22E quando se completaram os dias para eles se purificarem, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor, 23conforme o que está escrito na lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino seja consagrado ao Senhor”; 24e para oferecer em sacrifício, como se prescreve na lei do Senhor, um par de rolas ou dois pombinhos.

Cântico de Simeão.

25Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Era justo e piedoso; esperava a consolação de Israel e o Espírito Santo estava nele. 26Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que não morreria antes de ver o Messias do Senhor. 27Movido pelo Espírito, dirigiu-se ao templo e, quando os pais levaram o menino Jesus para cumprirem as prescrições da lei a seu respeito, 28ele o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: 29“Agora, Senhor, podeis deixar ir em paz vosso servo,
conforme vossa palavra,
30porque meus olhos viram vossa salvação, 31que preparastes diante de todos os povos, 
32luz para iluminar as nações e glória de Israel, vosso povo”.

Profecia de Simeão.

33Seu pai e sua mãe estavam maravilhados com as coisas que dele se diziam. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, sua mãe: “Este menino vai causar a queda e a elevação de muitos em Israel; ele será um sinal de contradição; 35a ti própria, uma espada te traspassará a alma, para que se revelem os pensamentos de muitos corações”.

A profetisa Ana.

36Havia lá também uma profetisa chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada. Após sua virgindade, vivera sete anos com seu marido, 37ficou viúva e atingiu a idade de oitenta e quatro anos. Não se apartava do templo, servindo a Deus noite e dia, com jejuns e orações. 38Chegando naquela mesma hora, ela se pôs a bendizer a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.

Volta a Nazaré.

39Depois de haverem cumprido todas as prescrições da lei do Senhor, voltaram para a Galileia, a sua cidade de Nazaré. 40O menino, entretanto, ia crescendo e se fortificava, enchendo-se de sabedoria. E a graça de Deus estava sobre ele.

O menino Jesus em Jerusalém.

41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa. 42Quando ele tinha doze anos, subiram para lá, como era costume na festa. 43Passados os dias da festa, quando estavam voltando, ficou em Jerusalém o menino Jesus, sem que seus pais o notassem. 44Pensando que ele estivesse na comitiva, fizeram o percurso de um dia inteiro. Depois o procuraram entre os parentes e conhecidos, 45e, não o encontrando, voltaram a Jerusalém a sua procura. 46Depois de três dias o encontraram no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. 47Todos os que o ouviam estavam maravilhados com sua sabedoria e com suas respostas. 48Quando seus pais o viram, ficaram muito emocionados. E sua mãe lhe perguntou: “Filho, por que fizeste isso conosco? Teu pai e eu te procurávamos, cheios de aflição…” 49Jesus respondeu-lhes: “Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo estar naquilo que é de meu Pai?” 50Mas eles não compreenderam o que lhes dizia. 51Desceu com eles e foi para Nazaré, e lhes era submisso. Sua mãe conservava todas estas recordações em seu coração. 52Jesus ia crescendo em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital