Novo Testamento / São Lucas

Escândalo.

Capítulo 17

1Depois, disse Jesus a seus discípulos: “É inevitável que venham os escândalos; mas ai daquele que os provoca! 2Seria melhor para ele que lhe amarrassem ao pescoço uma pedra de moinho e o atirassem ao mar do que escandalizar um só destes pequeninos! 3Tomai cuidado! Se teu irmão pecar, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-lhe. 4E se pecar sete vezes no dia contra ti e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, perdoa-lhe”.

A força da fé.

5Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta nossa fé!” Ele respondeu: 6“Se tivésseis uma fé do tamanho de uma semente de mostarda, poderíeis dizer àquela amoreira: ‘Arranca-te e vai plantar-te no mar’, e ela vos obedeceria”.

Servos inúteis.

7Quem de vós, tendo um empregado trabalhando na lavoura ou com os animais, lhe diz quando ele volta do sítio: ‘Vem logo tomar lugar à mesa’? 8Não lhe dirá, ao contrário: ‘Prepara-me o jantar; cinge-te e serve-me até que eu acabe de comer e beber; tu comerás e beberás depois’? 9E terá de agradecer ao servo, porque este fez o que lhe foi mandado?10Assim também vós, depois de terdes feito tudo o que vos foi mandado, dizei: “Somos servos inúteis: só fizemos nossa obrigação”.

Os dez leprosos.

11Caminhando Jesus para Jerusalém, passou pelas fronteiras da Samaria e da Galileia.12Ao entrar numa aldeia, dez leprosos vieram a seu encontro. Pararam um tanto longe 13e gritaram: “Jesus, Mestre, tem piedade de nós!” 14Vendo-os, ele disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”. Enquanto iam, ficaram curados. 15Um deles, quando se viu curado, voltou atrás, glorificando a Deus em alta voz. 16Prostrou-se com o rosto em terra diante de Jesus, agradecendo-lhe. Era um samaritano. 17Disse então Jesus: “Não foram curados os dez? Onde estão os outros nove? 18Ninguém voltou para dar glória a Deus a não ser este estrangeiro?” 19E disse-lhe: “Levanta-te e vai; tua fé te salvou!”

A vinda gloriosa de Jesus.

20Os fariseus lhe perguntaram quando viria o Reino de Deus. Respondeu-lhes Jesus: “O Reino de Deus não vem de maneira visível. 21Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque de fato o Reino de Deus está no meio de vós”. 22Aos discípulos disse: “Tempo virá em que desejareis ver ao menos um dos dias do Filho do homem, mas não o vereis. 23Vão dizer-vos: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’. Não deveis ir nem os seguir. 24Pois como o relâmpago resplandece e brilha de um extremo ao outro do céu, assim será o Filho do homem em seu dia. 25Mas antes é preciso que ele sofra muito e seja rejeitado por esta geração. 26Como sucedeu nos dias de Noé, assim será nos dias do Filho do homem: 27comiam, bebiam, homens e mulheres se casavam até o dia em que Noé entrou na arca; veio o dilúvio e os fez perecer a todos. 28Será como no tempo de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam, construíam; 29mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover do céu fogo e enxofre e os fez perecer a todos. 30Assim será no dia em que o Filho do homem se revelar. 31Naquele dia, quem estiver no terraço e tiver bens dentro da casa não desça para buscá-los; também aquele que estiver no sítio não volte atrás. 32Lembrem-se da mulher de Ló. 33Quem procurar se poupar vai acabar se perdendo; e quem se perder vai se preservar.34Eu vos digo: naquela noite estarão dois num mesmo leito: um será levado e o outro deixado. 35Estarão duas mulheres moendo juntas: uma será levada e a outra deixada”.37Tomando a palavra, perguntaram-lhe: “Onde, Senhor?” Respondeu-lhes Jesus: “Onde estiver o corpo, aí também se juntarão os abutres”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital