Novo Testamento / São João

A mulher adúltera.

Capítulo 8

1Dirigiu-se Jesus para o monte das Oliveiras. 2De manhã cedo voltou ao templo, e todo o povo acorreu a ele. Sentou-se e pôs-se a ensiná-los. 3Os escribas e os fariseus trouxeram uma mulher apanhada em adultério. Colocaram-na no meio 4e disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante delito de adultério. 5Na Lei, Moisés nos ordenou apedrejar as adúlteras. Que dizes?” 6Perguntaram isto para o tentarem, a fim de poderem acusá-lo. Jesus, porém, inclinando-se, pôs-se a escrever no chão com o dedo. 7Mas como insistissem em perguntar-lhe, Jesus ergueu-se e disse-lhes: “Aquele, dentre vós, que é sem pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. 8Abaixou-se novamente e continuou a escrever no chão. 9Ouvindo aquilo, foram se retirando um após outro, a começar pelos mais velhos até os últimos. Ficou só Jesus com a mulher que estava no meio. 10Ergueu-se Jesus e disse-lhe: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?” 11“Ninguém, Senhor” – respondeu a mulher. Disse-lhe Jesus: “Eu também não te condeno. Vai e não peques mais”.

O testemunho de Jesus.

12Falando outra vez com eles, disse Jesus: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não caminhará nas trevas, mas terá a luz da vida”. 13Disseram-lhe os fariseus: “Tu dás testemunho de ti mesmo; teu testemunho não é verdadeiro”. 14Jesus respondeu: “Embora eu dê testemunho de mim mesmo, meu testemunho é verdadeiro, porque sei de onde vim e para onde vou; mas vós não sabeis de onde venho nem para onde vou. 15Vós julgais segundo critérios humanos, mas eu não julgo ninguém; 16se eu julgo, meu julgamento é verdadeiro, porque não estou só, mas está comigo o Pai que me enviou. 17E na vossa lei está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro. 18Eu dou testemunho de mim mesmo e também dá testemunho de mim aquele que me enviou, o Pai”. 19Perguntaram-lhe, pois: “Onde está teu Pai?” Respondeu Jesus: “Vós não conheceis a mim nem a meu Pai; se me conhecêsseis, conheceríeis também meu Pai”. 20Ele disse essas coisas no tesouro, ensinando no templo. E ninguém o prendeu, porque ainda não chegara sua hora.

Jesus, enviado do Pai.

21Disse-lhes ainda: “Eu me vou, e vós me procurareis e morrereis em vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”. 22Comentavam os judeus: “Será que vai suicidar-se? Pois está dizendo: ‘Para onde vou, vós não podeis ir’”. 23E Jesus dizia-lhes: “Vós sois daqui de baixo, eu sou lá do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24Já vos disse que morrereis em vossos pecados; pois, se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados”.25Diziam-lhe então: “Quem és tu?” Respondeu-lhes Jesus: “O que vos tenho dito desde o início. 26Sobre vós tenho muito a dizer e a julgar, mas aquele que me enviou é veraz e eu digo ao mundo o que dele ouvi”. 27Não entenderam que era do Pai que lhes falava.28Disse, então, Jesus: “Quando tiverdes levantado o Filho do homem, então sabereis que eu sou e que nada faço por mim mesmo, mas falo como o Pai me ensinou. 29E aquele que me enviou está comigo e não me deixou só, porque sempre faço o que lhe agrada”.

Jesus libertador.

30Após ter falado isto, muitos creram nele. 31Disse então Jesus aos judeus que creram nele: “Se permanecerdes em minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos,32conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. 33Replicaram-lhe: “Somos os descendentes de Abraão e jamais fomos escravos de ninguém. Como dizes que ficaremos livres?” 34Respondeu-lhes Jesus: “Na verdade, na verdade, vos digo: todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. 35Ora, o escravo não permanece sempre na casa; o filho é que permanece sempre. 36Se, pois, o Filho vos dá a liberdade, sereis realmente livres”.

Os verdadeiros filhos de Abraão.

37“Sei que sois os descendentes de Abraão, no entanto quereis matar-me, porque minha palavra não penetra em vós. 38Eu falo o que vi junto de meu Pai, e vós fazeis o que ouvistes de vosso pai”. 39Responderam-lhe: “Nosso pai é Abraão”. Replicou-lhes Jesus: “Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão. 40No entanto, agora mesmo estais procurando matar-me, a mim, que vos disse a verdade, que ouvi de Deus. Isto Abraão não fez. 41Vós fazeis as obras de vosso pai”. Disseram-lhe: “Não somos filhos da prostituição. Temos um só pai, que é Deus”. 42Disse-lhes Jesus: “Se Deus fosse vosso pai, vós me amaríeis, porque é de Deus que eu saí e é dele que venho. Eu não vim de mim mesmo: foi ele que me enviou.43Por que razão não entendeis minha linguagem? É porque não sois capazes de escutar minha palavra. 44Vós tendes por pai o diabo, e são os desejos de vosso pai que quereis realizar. Ele foi homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque não há nele verdade; quando ele mente, fala do que lhe é próprio: ele é mentiroso e pai da mentira.45Mas, porque digo a verdade, não credes em mim. 46Quem de vós pode convencer-me de pecado? Se digo a verdade, por que não me credes? 47Aquele que é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não escutais: porque não sois de Deus”. 48Responderam os judeus: “Não temos razão quando dizemos que és um samaritano e tens um demônio?”49Jesus respondeu: “Eu não tenho demônio, mas honro meu Pai, e vós me desonrais.50Não procuro minha glória; existe Alguém que a procura e que faz o julgamento. 51Na verdade, na verdade, vos digo: se alguém guardar minha palavra, não morrerá jamais”.

Jesus é maior que Abraão.

52Disseram os judeus: “Agora estamos certos de que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: “Se alguém guardar minha palavra, não morrerá jamais!”53Acaso és maior que Abraão, nosso pai, o qual morreu? Os profetas também morreram. Quem pretendes ser?” 54Jesus respondeu: “Se me glorifico a mim mesmo, é vã minha glória; quem me glorifica é meu Pai, aquele do qual dizeis: ‘É nosso Deus’. 55E vós não o conheceis, mas eu o conheço. E se eu dissesse que não o conheço, seria mentiroso como vós. Mas eu, de fato, o conheço e guardo sua palavra. 56Abraão, vosso pai, exultou por ver meu dia; viu-o e se alegrou”. 57Disseram-lhe, então, os judeus: “Ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão?” 58Respondeu-lhes Jesus: “Na verdade, na verdade, vos digo: antes que Abraão existisse, eu sou”. 59Apanharam, então, pedras para atirar nele, mas Jesus se escondeu e saiu do templo.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital