Novo Testamento / São João

Jesus e seus irmãos.

Capítulo 7

1Depois disso, Jesus percorria a Galileia; não queria transitar pela Judeia, pois os judeus procuravam matá-lo. 2Aproximava-se a festa judaica das Tendas. 3Disseram-lhe então seus irmãos: “Sai daqui e vai para a Judeia, para que também teus discípulos vejam as obras que fazes; 4pois ninguém age em segredo se deseja publicidade. Já que fazes tais coisas, mostra-te ao mundo!” 5Com efeito, nem mesmo seus irmãos acreditavam nele.6Respondeu-lhes Jesus: “Meu tempo ainda não chegou; mas vosso tempo está sempre preparado. 7O mundo não pode odiar-vos. A mim, porém, me odeia, porque dou testemunho de que suas obras são más. 8Subi, vós, para esta festa; eu, porém, não vou subir a esta festa, porque meu tempo ainda não está completo”. 9Dizendo isto, ficou na Galileia. 10No entanto, depois que seus irmãos subiram para a festa, ele também subiu; não, porém, às claras, mas escondido. 11Os judeus procuravam-no durante a festa e diziam: “Onde está ele?” 12Havia muitos comentários entre o povo a seu respeito. Diziam uns: “Ele é bom”. Outros diziam: “Não; ele seduz o povo”. 13Mas ninguém falava publicamente dele, por medo dos judeus. 14No meio da festa, subiu Jesus ao templo e pôs-se a ensinar. 15Maravilhados, os judeus perguntavam: “Como ele é tão instruído sem ter estudado?” 16Respondeu-lhes Jesus: “Minha doutrina não vem de mim, mas daquele que me enviou. 17Se alguém estiver disposto a cumprir a vontade dele, saberá se minha doutrina é de Deus, ou se falo por mim mesmo. 18Quem fala por si mesmo procura sua própria glória; quem, ao contrário, procura a glória daquele que o enviou, este é veraz e não há nele falsidade. 19Moisés não vos deu a Lei? No entanto, nenhum de vós observa a Lei.20Por que estais procurando matar-me?” Respondeu a multidão: “Estás possesso do demônio. Quem quer matar-te?” 21“Fiz apenas uma obra – respondeu-lhes Jesus – e ficastes todos admirados. 22Moisés deu-vos a circuncisão; não que ela venha de Moisés, mas dos Patriarcas; e vós a executais mesmo no sábado. 23Se uma pessoa recebe a circuncisão no sábado para que não se transgrida a Lei de Moisés, por que vos indignais contra mim, porque curei um homem completamente no sábado? 24Não julgueis pelas aparências, julgai segundo a justiça”.

A origem do Messias.

25Diziam alguns de Jerusalém: “Não é a este que procuram matar? 26Está falando publicamente, e ninguém lhe diz nada! Será que de fato os chefes reconheceram que ele é o Messias? 27Mas este, sabemos de onde vem; ao passo que o Messias, quando vier, ninguém saberá de onde vem”. 28Então Jesus ensinava no templo, dizendo em alta voz: “Vós me conheceis e sabeis de onde eu sou. No entanto, não vim de mim mesmo, mas é verdadeiro aquele que me enviou; a este, vós não conheceis. 29Eu o conheço, porque dele venho e foi ele que me enviou”. 30Procuravam, pois, prendê-lo; mas ninguém lhe pôs a mão, porque ainda não tinha chegado sua hora.

Jesus anuncia sua partida.

31Muitos, porém, dentre as multidões, acreditaram nele e diziam: “Quando vier o Messias, fará porventura mais milagres do que este?” 32Os fariseus souberam que a multidão dizia tais coisas a respeito dele e por isso os sumos sacerdotes e os fariseus mandaram guardas para prendê-lo. 33Então Jesus disse: “Por pouco tempo ainda estou convosco: vou para aquele que me enviou. 34Vós me procurareis e não me achareis; e onde estou, não podeis vir”. 35Comentavam os judeus entre si: “Para onde irá, que não poderemos encontrá-lo? Irá talvez procurar os dispersos entre os gentios e irá ensinar os gentios? 36Que quis ele dizer com estas palavras: “Vós me procurareis e não me achareis; e onde estou, não podeis vir?”

Jesus promete o Espírito.

37No último dia, o mais solene da festa, Jesus, em pé, disse em voz alta: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba! 38Aquele que crê em mim, como diz a Escritura, ‘de seu seio sairão rios de água viva’”. 39Disse isto, referindo-se ao Espírito que haviam de receber os que acreditassem nele; de fato, ainda não havia Espírito, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado.

Discussão sobre a pessoa de Cristo.

40Alguns da multidão, tendo ouvido essas palavras, diziam: “Realmente, este é o Profeta!”41Outros diziam: “Este é o Messias!” Mas outros replicavam: “É da Galileia que o Messias vem? 42Não diz a Escritura que o Messias virá da posteridade de Davi e de Belém, a aldeia de onde era Davi?” 43Surgiu assim uma discussão entre a multidão por causa dele.44Alguns dentre eles queriam prendê-lo; mas ninguém lhe pôs a mão. 45Voltaram, pois, os guardas para junto dos sumos sacerdotes e dos fariseus. Estes perguntaram-lhes: “Por que não o trouxestes?” 46Responderam os guardas: “Jamais pessoa alguma falou como este homem!” 47Os fariseus replicaram: “Vós também vos deixastes enganar? 48Acaso acreditou nele algum dos chefes ou algum fariseu? 49Mas esta multidão, que não conhece a Lei, é maldita!” 50Disse-lhes Nicodemos, aquele que antes viera ter com Jesus e era um deles: 51“Porventura nossa Lei condena alguém sem primeiro tê-lo ouvido e ter tomado conhecimento de seus atos?” 52Responderam-lhe: “Tu também és galileu? Estuda e verás que da Galileia não sai profeta”. 53E voltou cada um para sua casa.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital