Novo Testamento / São João

Cura do paralítico na piscina.

Capítulo 5

1Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. 2Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina chamada em hebraico Bezata, que tem cinco pórticos. 3Nestes, jazia pelo chão uma multidão de doentes, cegos, coxos, mutilados, esperando o borbulhar da água. 4Porque, de vez em quando, um anjo descia à piscina e agitava a água; então, o primeiro que nela entrasse, após o borbulhar da água, ficava curado, qualquer que fosse sua doença. 5Achava-se ali um homem que estava doente havia trinta e oito anos. 6Quando Jesus o viu estendido, e sabendo que havia muito tempo que ele estava assim, perguntou-lhe: “Queres ficar curado?” 7“Senhor – respondeu-lhe o enfermo – não tenho ninguém para me jogar na piscina ao borbulhar da água; quando chego, já desceu um outro antes de mim”. 8Disse-lhe Jesus: “Levanta-te, pega teu leito e anda”. 9Na mesma hora o homem ficou curado. Pegou seu leito e foi andando. 10Aquele dia era um sábado. Disseram, por isso, os judeus ao que tinha sido curado: “É sábado; não podes carregar teu leito”. 11Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou ordenou-me: ‘Pega teu leito e anda’”.12Perguntaram-lhe: “Quem foi que te disse: ‘Pega teu leito e anda’?” 13Mas o homem que tinha sido curado não sabia quem era, pois Jesus tinha desaparecido por entre a multidão que lá estava. 14Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: “Ficaste curado; não peques mais, para que não te aconteça coisa pior”. 15O homem saiu e foi dizer aos judeus que era Jesus que o tinha curado. 16Por isso, os judeus perseguiam Jesus: porque ele fazia tais coisas no dia de sábado. 17Jesus, no entanto, respondeu-lhes: “Meu Pai continua a trabalhar até agora; e eu também trabalho”. 18Assim, os judeus, com maior empenho, procuravam matá-lo; pois não só violava o sábado, mas dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.

O Filho, juiz do mundo.

19Retomando a palavra, Jesus lhes disse: “Na verdade, na verdade, vos digo: o Filho, por si mesmo, nada pode fazer, a não ser aquilo que ele vê o Pai fazer. Tudo o que este faz, o Filho o faz igualmente. 20Pois o Pai ama o Filho e mostra-lhe tudo o que ele próprio faz. E vai mostrar-lhe obras maiores que estas, para que fiqueis maravilhados. 21Com efeito, assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, assim também o Filho dá a vida a quem ele quer. 22Porque o Pai não julga ninguém, mas confiou ao Filho todo julgamento, 23a fim de que todos honrem o Filho como honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou”. 24Na verdade, na verdade vos digo: quem ouve minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não será julgado, mas passou da morte para a vida. 25Na verdade, na verdade, vos digo: vem a hora – e é agora – em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão. 26Com efeito, assim como o Pai tem a vida em si mesmo, assim concedeu ao Filho ter a vida em si mesmo 27e deu-lhe o poder de julgar, porque é Filho do homem. 28Não fiqueis admirados: vem a hora em que todos os que jazem nos sepulcros ouvirão sua voz 29e sairão: os que tiverem feito o bem, para uma ressurreição de vida; os que tiverem feito o mal, para uma ressurreição de condenação.30Eu, por mim mesmo, nada posso fazer. Julgo segundo o que ouço; e meu julgamento é justo, porque não procuro minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

O testemunho do Pai.

31Se eu dou testemunho de mim mesmo, meu testemunho não é verdadeiro. 32É um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que é verdadeiro o testemunho que dá de mim.33Vós mandastes perguntar a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Quanto a mim, não é de um homem que recebo testemunho; mas vos digo isto para vossa salvação. 35João era o facho que arde e ilumina, e a sua luz vós quisestes vos alegrar por um momento.36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João: as obras que o Pai me deu para levar a bom termo, estas obras que eu faço dão testemunho a meu respeito de que o Pai me enviou.37E também o Pai, que me enviou, dá testemunho de mim. Vós nunca ouvistes sua voz, jamais contemplastes sua face, 38nem conservais em vós a palavra dele, porque não acreditais naquele que ele enviou”.

O testemunho da Escritura.

39“Vós pesquisais nas Escrituras, pensando encontrar nelas a vida eterna; pois são elas que dão testemunho de mim; 40e vós não quereis vir a mim para terdes a vida… 41Não recebo glória que venha dos homens. 42Mas eu vos conheço: sei que não tendes dentro de vós o amor de Deus. 43Eu vim em nome de meu Pai, mas vós não me acolheis; se um outro vier em seu próprio nome, vós o acolhereis. 44Como podeis crer, vós que recebeis glória uns dos outros e não procurais a glória que vem só de Deus? 45Não penseis que os acusarei perante o Pai. Há quem vos acuse: é Moisés, em quem confiais. 46Porque, se acreditásseis em Moisés, acreditaríeis também em mim, pois foi sobre mim que ele escreveu. 47Mas se não acreditais nos escritos dele, como acreditareis em minhas palavras?”

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital