Novo Testamento / São João

Jesus e Nicodemos.

Capítulo 3

1Havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, que pertencia à elite do povo judeu. 2Certa noite, ele foi ter com Jesus e lhe disse: “Rabi, sabemos que vens da parte de Deus como Mestre; pois ninguém é capaz de fazer os sinais que fazes, se Deus não estiver com ele”. 3Respondeu-lhe Jesus: “Na verdade, na verdade, te digo: se não nascer do alto, ninguém pode ver o Reino de Deus”
4Nicodemos perguntou-lhe: “Como pode o homem nascer, sendo já velho? Pode entrar outra vez no seio de sua mãe e nascer?” 5Respondeu-lhe Jesus: “Na verdade, na verdade, te digo: se não nascer da água e do Espírito, ninguém pode entrar no Reino de Deus. 6O que nasce da carne é carne; o que nasce do Espírito é espírito. 7Não te admires do que eu te disse: deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer, e a gente ouve sua voz, mas não sabe de onde vem nem para onde vai. Assim é todo aquele que nasceu do Espírito”.9Perguntou-lhe Nicodemos: “Como pode acontecer isso?” 10Replicou-lhe Jesus: “Tu és Mestre em Israel e não o sabes? 11Na verdade, na verdade, te digo: falamos do que sabemos e testemunhamos o que vimos, mas vós não acolheis nosso testemunho. 12Se, quando vos falo das coisas terrestres, vós não credes, quando vos falar das celestes, como crereis? 13Ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu: o Filho do homem.14Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do homem seja levantado,
15a fim de que todo aquele que crê tenha por meio dele a vida eterna”.

A fé e o julgamento.

16“Com efeito, Deus tanto amou o mundo que lhe deu seu Filho unigênito, para que não morra quem nele crê, mas tenha a vida eterna. 17Pois Deus não mandou seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que por meio dele o mundo seja salvo. 18Quem nele crê não é condenado. Mas, quem não crê, já está condenado, porque não creu no nome do Filho unigênito de Deus. 19E o julgamento é assim: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas obras eram más. 20De fato, todo aquele que faz o mal odeia a luz e dela não se aproxima, para que suas obras não sejam desmascaradas. 21Mas quem pratica a verdade aproxima-se da luz, para que transpareça que suas obras são feitas em Deus”.

Novo testemunho de João Batista.

22Depois disso, veio Jesus com seus discípulos à região da Judeia. Permaneceu ali com eles e batizava. 23João também estava batizando em Enon, perto de Salim, porque lá havia muita água, e o povo vinha para ser batizado. 24Porque João ainda não tinha sido lançado no cárcere. 25Surgiu então uma disputa entre os discípulos de João e um judeu sobre purificação; 26eles foram ter com João e lhe disseram: “Mestre, aquele que estava contigo do outro lado do Jordão, e do qual destes testemunho, está batizando, e todos vão a ele”. 27João respondeu: “Ninguém pode atribuir-se coisa alguma, se não lhe for dada do céu. 28Vós mesmos sois testemunhas de que eu disse: ‘Não sou eu o Messias, mas sou enviado à frente dele’”. 29Quem tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que está presente e o ouve, muito se alegra com a voz do esposo. Tal é minha alegria e ela é completa. 30É preciso que ele cresça e que eu diminua”.

O testemunho do Filho.

31“Aquele que vem do alto está acima de todos; aquele que vem da terra é terrestre e fala sobre coisas da terra. Aquele que vem do céu é superior a todos; 32dá testemunho do que viu e ouviu; todavia, ninguém acolhe seu testemunho. 33Quem acolhe seu testemunho atesta que Deus é veraz. 34Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, pois ele dá o Espírito sem medida. 35O Pai ama o Filho e entregou tudo em suas mãos. 36Quem crê no Filho tem a vida eterna; aquele, porém, que recusa crer no Filho não verá a vida; mas sobre ele pesa a cólera de Deus”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital