Novo Testamento / São João

Capítulo 16

1“Eu vos disse isto para eu não ser motivo de queda para vós. 2Vão expulsar-vos das sinagogas. Mais ainda: virá a hora em que todo aquele que vos matar vai pensar que está prestando um serviço a Deus. 3Vão fazer isso porque não conheceram o Pai nem a mim. 4Mas eu vos disse isto, para que, quando chegar a hora deles, vos lembreis das coisas que eu vos tinha dito. Não vo-lo disse desde o início porque eu estava convosco.

A missão do Paráclito.

5Agora vou para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: “Para onde vais?” 6Mas, porque vos disse isto, vossos corações se encheram de tristeza. 7Mas eu vos digo a verdade: é conveniente para vós que eu vá; porque se eu não for, não virá a vós o Paráclito; mas, se eu for, eu vo-lo enviarei. 8E quando ele vier, vai convencer o mundo quanto ao pecado, quanto à justiça e quanto ao julgamento. 9Quanto ao pecado, porque não creem em mim; 10quanto à justiça, porque vou para o Pai e não me vereis mais; 11quanto ao julgamento, porque o príncipe deste mundo está julgado. 12Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não as podeis suportar agora. 13Quando ele vier, o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à verdade completa. Pois não falará de si mesmo, mas falará tudo o que ele ouvir e vos anunciará as coisas futuras. 14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso eu disse: ele recebe do que é meu e vos anunciará”.

Dor e alegria dos discípulos.

16“Ainda um pouco, e não me vereis mais; e outra vez um pouco, e me vereis de novo. 17Perguntavam alguns de seus discípulos entre si: “Que é isto que está nos dizendo: ‘Ainda um pouco, e não me vereis mais; e outra vez um pouco, e me vereis de novo’; e: ‘porque vou para o Pai’?” 18Diziam pois: “Que é este ‘um pouco’? Não sabemos o que ele está falando”. 19Compreendeu Jesus que desejavam interrogá-lo e lhes disse: “Estais perguntando entre vós, por que eu disse: ‘Ainda um pouco, e não me vereis mais; e outra vez um pouco, e me vereis de novo’. 20Na verdade, na verdade, vos digo: vós chorareis e vos lamentareis, enquanto o mundo se alegrará. Vós estareis na tristeza, mas vossa tristeza se converterá em alegria. 21A mulher, quando está para dar à luz, se entristece porque é chegada sua hora; mas depois de ter dado à luz a criança, não se lembra mais das dores, pela alegria de ter nascido um ser humano no mundo. 22Assim, também vós agora estais tristes; mas eu vos verei de novo, e vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar vossa alegria. 23Naquele dia, não me perguntareis nada. Na verdade, na verdade, vos digo: tudo o que pedirdes ao Pai, ele vos dará em meu nome. 24Até agora nada pedistes em meu nome. Pedi e recebereis, para que vossa alegria seja completa. 25Essas coisas eu vos disse em parábolas. Vem a hora em que não vos falarei mais em parábolas, mas vos falarei do Pai abertamente. 26Naquele dia, vós pedireis em meu nome, e não vos digo que rogarei por vós ao Pai, 27porque o próprio Pai vos ama, pois vós me amastes e crestes que saí de Deus. 28Saí do Pai e vim ao mundo; agora deixo o mundo e vou para o Pai”. 29Disseram-lhe os discípulos: “Agora, sim, falas claro e sem figuras! 30Agora vemos que sabes tudo e não precisas que ninguém te interrogue. Por isso acreditamos que saíste de Deus”. 31Respondeu-lhes Jesus: “Credes agora? 32Vem a hora – e já veio – em que sereis dispersos, cada um para seu lado, e me deixareis sozinho. Mas não estou sozinho, porque o Pai está comigo. 33Eu vos disse essas coisas, para que tenhais paz em mim. No mundo tereis de sofrer; mas tende confiança: eu venci o mundo!”

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital