Novo Testamento / São João

Unção em Betânia.

Capítulo 12

1Seis dias antes da Páscoa, veio Jesus a Betânia, onde morava Lázaro, a quem ressuscitara dos mortos. 2Prepararam lá uma ceia para ele; Marta servia à mesa, e Lázaro era um dos convivas. 3Então Maria tomou uma libra de genuíno perfume de nardo, muito caro, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com seus cabelos; e o cheiro do perfume encheu a casa. 4Judas, o Iscariotes, um de seus discípulos, aquele que o havia de entregar, disse: 5“Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários para dá-los aos pobres?” 6Dizia isto não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão e, sendo o encarregado da bolsa, roubava o que nela se colocava. 7Mas Jesus disse: “Deixa-a; é para o dia de meu sepultamento que ela devia guardá-lo. 8Pobres, sempre tereis convosco; mas a mim, nem sempre tereis”. 9Grande multidão de judeus soube que Jesus estava lá, e vieram, não só para vê-lo, mas também para ver Lázaro, que ele ressuscitara dentre os mortos. 10Decidiram os sumos sacerdotes matar também Lázaro, 11pois, por sua causa, muitos judeus se afastavam e acreditavam em Jesus.

Entrada triunfal em Jerusalém.

12No dia seguinte, a grande multidão que veio para a festa, sabendo que Jesus vinha a Jerusalém, 13apanhou ramos de palmeiras e saiu a seu encontro, gri­tando: “Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor e o rei de Israel!” 14Encontrando um jumentinho, Jesus mon­tou sobre ele, como está escrito: 15“Não tenhas medo, filha de Sião! Eis que vem teu rei montado num jumentinho!” 16Seus discípulos, a princípio, não compreenderam isto; mas, quando Jesus foi glorificado, lembraram-se de que estas coisas estavam escritas a seu respeito e que era isso que lhe tinham feito. 17A multidão que com ele estava, quando chamara Lázaro para fora do sepulcro e o ressuscitara dos mortos, dava testemunho. 18Por isso, a multidão saiu a seu encontro: ouviram dizer que ele havia feito este sinal. 19Os fariseus então disseram uns aos outros: “Vede: vós nada conseguis; todo o mundo corre atrás dele!”

O grão de trigo.

20Entre os que tinham subido para adorar durante a festa achavam-se alguns gregos. 21Eles foram ter com Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e lhe fizeram este pedido: “Senhor, queremos ver Jesus”. 22Filipe foi falar com André. André e Filipe foram falar com Jesus. 23Jesus respondeu-lhes: “Chegou a hora de ser glorificado o Filho do homem. 24Na verdade, na verdade, vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, ficará só. Mas, se morrer, dará muito fruto. 25Quem se apega a sua vida vai perdê-la; mas quem não se importa com sua vida neste mundo vai conservá-la para a vida eterna. 26Se alguém me serve, siga-me! E onde estou eu, lá estará meu servidor. Se alguém me serve, meu Pai o honrará.

Glorificação de Jesus.

27Minha alma está agora perturbada. Que direi? “Pai, livrai-me desta hora”? Mas foi para isto que cheguei a esta hora. 28Pai, glorificai vosso nome!” Neste momento desceu uma voz do céu: “Eu o glorifiquei e de novo o glorificarei”. 29A multidão, que estava presente e havia escutado, dizia que era um trovão. Outros diziam: “Um anjo falou com ele”. 30Disse Jesus: “Não foi por minha causa que esta voz se fez ouvir, mas por vossa causa. 31É agora o julgamento deste mundo. Agora o príncipe deste mundo será lançado fora. 32E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim”. 33Ele dizia isto para dar a entender de que morte haveria de morrer.

Os filhos da luz.

34Respondeu-lhe a multidão: “Aprendemos da Lei que o Messias permanece para sempre. Como podes dizer: ‘É preciso que o Filho do homem seja levantado? Quem é esse Filho do homem?” 35Respondeu-lhes Jesus: “Por pouco tempo ainda a luz está entre vós. Caminhai enquanto tendes a luz, para que não vos surpreendam as trevas; aquele que caminha nas trevas não sabe aonde vai. 36Enquanto tendes a luz, crede na luz, para vos tornardes filhos da luz”. Após ter dito isto, Jesus se retirou e ocultou-se deles.

Incredulidade dos judeus.

37Apesar de ter feito tantos sinais à vista deles, não acreditavam nele, 38para cumprir-se a palavra do profeta Isaías: “Senhor, quem acreditou em nossa pregação? E a quem se revelou o braço do Senhor?” 39Por isso não podiam crer, porque disse também Isaías: 40“Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para não acontecer que seus olhos vejam, seu coração compreenda e se convertam, e eu os cure”. 41Disse isto Isaías porque viu sua glória e falou a seu respeito. 42Não obstante, muitos, até dentre os chefes, acreditaram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga; 43porque preferiram a glória dos homens à glória de Deus.

Jesus e o Pai.

44Jesus, levantando a voz, disse: “Aquele que crê em mim não crê em mim, mas naquele que me enviou; 45e quem me vê, vê aquele que me enviou. 46Eu, a luz, vim ao mundo, para que todo aquele que crer em mim não permaneça nas trevas. 47E se alguém ouvir minhas palavras e não as guardar, eu não o julgo, porque não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. 48Quem me rejeita e não acolhe minhas palavras já tem quem o julgue: a palavra que anunciei, ela o julgará no último dia. 49Porque não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele me prescreveu o que dizer e de que falar. 50Eu sei que seu preceito é a vida eterna. Assim pois, as coisas que eu digo, eu as digo como o Pai me disse”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital