Novo Testamento / São João

Jesus, porta das ovelhas.

Capítulo 10

1“Na verdade, na verdade, vos digo: Quem não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outro lugar, este é ladrão e assaltante. 2Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A este o porteiro abre, e as ovelhas atendem a sua voz; ele chama pelo nome cada uma das ovelhas que lhe pertencem e as leva para fora. 4Depois de fazer sair todas as suas ovelhas, caminha a sua frente, e as ovelhas o seguem porque conhecem sua voz. 5Mas a um estranho não seguirão; ao contrário, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”. 6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam do que estava falando. 7Por isso, Jesus disse de novo: “Na verdade, na verdade, vos digo: Eu sou a porta das ovelhas. 8Todos os que vieram antes de mim eram ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta: se alguém entra por mim, será salvo; poderá entrar e sair e achará pastagens. 10O ladrão vem só para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham a vida e a tenham em abundância.

Jesus, bom pastor.

11Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. 12O empregado, que não é pastor, pois as ovelhas não lhe pertencem, ao ver chegar o lobo, abandona as ovelhas e foge; e o lobo as arrebata e as dispersa. 13O empregado age assim porque não se importa com as ovelhas. 14Eu sou o bom pastor; conheço minhas ovelhas e minhas ovelhas me conhecem,15como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida por minhas ovelhas.16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; é preciso que eu as conduza também. Ouvirão minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. 17É por isso que o Pai me ama: porque dou minha vida para retomá-la de novo. 18Ninguém pode tirá-la de mim; eu a dou livremente. Tenho poder de entregá-la e poder de retomá-la. Este é o preceito que recebi de meu Pai”. 19Surgiu, de novo, desacordo entre os judeus a propósito dessas palavras. 20Muitos deles diziam: “Ele tem um demônio, perdeu o juízo! Por que o escutais?” 21E outros diziam: “Estas palavras não são de um possesso. Porventura pode o demônio abrir os olhos aos cegos?”

O testemunho das obras.

22Celebrava-se, então, em Jerusalém, a festa da Dedicação. Era inverno. 23Jesus passeava no templo, sob o pórtico de Salomão. 24Os judeus o rodearam e lhe perguntaram: “Até quando nos deixarás em dúvida? Se és o Messias, dize-nos claramente!” 25Respondeu Jesus: “Já vos disse e não crestes. As obras que faço em nome de meu Pai dão testemunho de mim. 26Mas vós não credes porque não sois de minhas ovelhas”. 27Minhas ovelhas atendem a minha voz. Eu as conheço, e elas me seguem. 28Eu lhes dou a vida eterna; elas jamais perecerão, e ninguém as arrebatará de minha mão. 29Meu Pai, que me deu as ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. 30Eu e o Pai somos um”. 31Novamente os judeus trouxeram pedras a fim de o apedrejarem. 32Jesus respondeu-lhes: “Eu vos mostrei muitas boas obras, vindas de meu Pai; por qual delas quereis agora apedrejar-me?” 33Os judeus lhe responderam: “Não é por uma boa obra que te queremos apedrejar, mas por causa da blasfêmia, e porque, sendo homem, te fazes Deus”.34Replicou-lhes Jesus: “Não está escrito em vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’? 35Ora, se ela chama deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida – e a Escritura não pode ser anulada – 36por que dizeis “Tu blasfemas” àquele a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo, porque eu disse: ‘Sou filho de Deus’? 37Se não faço as obras de meu Pai, não creiais em mim; 38mas se as faço, mesmo que não creiais em mim crede nas obras, para que saibais e compreendais que o Pai está em mim e eu no Pai”. 39Procuravam de novo prendê-lo, mas ele livrou-se das mãos deles. 40Retirou-se de novo ao outro lado do Jordão, onde antes João batizava, e ali permaneceu. 41Muitos vieram ter com ele e diziam: “Na verdade, João não fez milagre algum, mas tudo o que disse deste homem era verdade”. 42E muitos ali creram nele.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital