Novo Testamento / Romanos

Seguir o exemplo de Cristo.

Capítulo 15

1Nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos e não procurar agradar a nós mesmos. 2Que cada um de nós procure agradar ao próximo para o bem, para edificá-lo. 3Pois Cristo não buscou o que lhe agradava; mas como está escrito: “Sobre mim caíram os insultos daqueles que te insultavam”. 4Ora, tudo o que outrora foi escrito é para nossa instrução que foi escrito, a fim de que tenhamos esperança por meio da constância e da coragem que as Escrituras nos dão. 5Que Deus, fonte de toda constância e consolação, vos conceda ter uns para com os outros os mesmos sentimentos a exemplo de Cristo Jesus, 6para que, unidos de coração e a uma só voz, glorifiqueis a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. 7Portanto, acolhei-vos uns aos outros como Cristo vos acolheu para a glória de Deus. 8Pois eu vos digo: Cristo se fez servo dos circuncisos para demonstrar a fidelidade de Deus, cumprindo as promessas feitas aos patriarcas; 9e os pagãos glorificam a Deus por sua misericórdia, como está escrito: “Por isso vos louvarei, Senhor, no meio das nações e cantarei hinos a vosso nome”. 10E a Escritura diz também: “Nações, exultai com seu povo!”11E diz ainda: “Nações todas, louvai o Senhor, e que todos os povos o exaltem!” 12E Isaías diz por sua vez: “Vai surgir o rebento de Jessé, aquele que se levantará para comandar as nações; nele as nações colocarão sua esperança”. 13Que o Deus da esperança vos encha de toda alegria e paz na fé, a fim de que sejais ricos de esperança pela virtude do Espírito Santo.

Projetos do apóstolo.

14Estou convencido, meus irmãos, de que também vós estais cheios de bondade e possuís em plenitude o dom da ciência, sendo capazes de corrigir-vos uns aos outros. 15No entanto, eu vos escrevi com bastante audácia em certos pontos, como para recordar-vos o que já sabeis, em virtude da graça que Deus me concedeu 16de ser um ministro do Cristo Jesus entre os pagãos, exercendo o ofício sagrado do Evangelho de Deus, a fim de que os pagãos se tornem uma oferta agradável, santificada no Espírito Santo. 17Portanto, posso gloriar-me no Cristo Jesus pelas coisas de Deus. 18Pois eu não ousaria falar daquilo que o Cristo não tivesse feito por meu intermédio para obter a obediência dos pagãos, em palavras e obras, 19pelo poder dos sinais e dos prodígios, pela virtude do Espírito de Deus: assim, desde Jerusalém e suas vizinhanças até a Ilíria, levei a termo a pregação do Evangelho de Cristo. 20Mas fiz questão de limitar esta pregação às regiões onde ainda não se invocava o nome de Cristo, para não construir sobre alicerces colocados por outrem; 21mas segui o que está escrito: “Hão de vê-lo aqueles a quem ele não tinha sido anunciado, e aqueles que não tinham ouvido falar dele compreenderão”.

Desejo de passar por Roma.

22Foi isso que muitas vezes me impedia de chegar até vós. 23Mas agora, como não tenho mais com que me ocupar por aqui, e já que desde muitos anos desejo ardentemente visitar-vos, 24irei até vós quando for à Espanha. Pois espero ver-vos durante a viagem e ser por vós encaminhado em direção a esse país, depois de ter saboreado um pouco a alegria de vossa presença. 25Mas agora vou a Jerusalém a serviço daquela comunidade, 26pois a Macedônia e a Acaia resolveram atender às necessidades dos pobres que há na comunidade de Jerusalém. 27Assim o resolveram e aliás o devem a eles: pois se os pagãos participaram dos bens espirituais dos judeus, devem por sua vez assisti-los com seus bens materiais. 28Quando então eu tiver terminado essa tarefa e lhes tiver entregue oficialmente essa coleta, partirei para a Espanha passando por aí. 29E sei que, indo visitar-vos, eu vos levarei todas as bênçãos do Cristo. 30Peço-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pela caridade do Espírito, que me ajudeis em minha luta por meio das orações que fazeis a Deus por mim, 31para que eu escape dos infiéis da Judeia e para que o auxílio que estou levando para Jerusalém seja aceito por aquela comunidade; 32assim, poderei ir ver-vos com alegria e, se Deus quiser, encontrar no meio de vós algum repouso. 33Que o Deus da paz esteja com todos vós! Amém.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital