Novo Testamento / Romanos

Fazer em tudo a vontade de Deus.

Capítulo 12

1Irmãos, pela misericórdia de Deus, eu vos exorto a oferecer vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, pois este é vosso culto espiritual. 2Não tomeis por modelo este mundo, mas transformai-vos, renovando vossa mente, para que possais discernir qual é a vontade de Deus: o que é bom, o que lhe agrada e é perfeito.

O fiel cumprimento da missão.

3Em virtude da graça que me foi dada, eu digo a todos e a cada um: não tenhais de vós mesmos um conceito mais elevado do que convém, mas um conceito modesto, cada um segundo o grau de fé que Deus lhe concedeu. 4assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo em Cristo e todos somos membros uns dos outros, cada um por sua parte. 5Mas possuímos dons diferentes segundo a graça que nos foi dada: quem tem o dom da profecia, exerça-o em harmonia com a fé; 6quem tem o dom do serviço, exerça-o servindo; quem tem o dom do ensino, ensinando; 7quem tem o dom da exortação, exortando. Quem reparte os bens, faça-o com simplicidade; quem preside, com diligência; quem exerce a misericórdia, com alegria.

O amor para com todos.

8Que vosso amor seja sem fingimento, detestando o mal e aderindo ao bem. 9Amai-vos uns aos outros com amor fraterno e, quanto ao respeito, cada qual considere os outros como mais merecedores. 10Sede esforçados, sem preguiça, fervorosos de espírito, a serviço do Senhor. 11Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração; 12Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração;13solidários diante das necessidades dos irmãos, acolhedores na hospitalidade. 14Abençoai os que vos perseguem; abençoai e não amaldiçoeis. 15Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram. 16Tende os mesmos sentimentos para com todos, sem procurar grandezas, mas assumindo as tarefas humildes; não vos considereis como sábios. 17Não pagueis a ninguém o mal com o mal; procurai fazer o bem diante de todos; 18vivei em paz com todos, se possível, enquanto depende de vós. 19Não façais justiça com as próprias mãos, caríssimos, mas deixai agir a ira de Deus, pois está escrito: “Sou eu que farei justiça, eu é que retribuirei”, diz o Senhor. 20Ao contrário, “se teu inimigo tem fome, dá-lhe de comer; se tem sede, dá-lhe de beber; fazendo isso, ajuntarás brasas sobre sua cabeça”. 21Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital