Novo Testamento / Romanos

Deus não rejeitou seu povo.

Capítulo 11

1Então, eu pergunto: será que Deus rejeitou seu povo? De modo algum! Pois também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. 2Deus não rejeitou seu povo, que de antemão escolheu. Ou não sabeis o que diz a Escritura, no lugar em que Elias apresenta a Deus sua queixa contra Israel: 3“Senhor, mataram vossos profetas, destruíram vossos altares; só fiquei eu, e querem tirar-me a vida!” 4Mas o que lhe responde o oráculo divino? “Reservei para mim sete mil homens que não dobraram o joelho diante de Baal”. 5Assim também hoje sobrevive um resto escolhido por graça. 6Mas se é por graça, já não é mais em virtude das obras; do contrário, a graça já não seria graça. 7Então, que dizer? O que Israel busca, não conseguiu; mas os escolhidos o conseguiram. Os outros foram obcecados, 8conforme está escrito: “Deus lhes deu um espírito insensível: olhos para não verem, ouvidos para não ouvirem, até o dia de hoje”. 9Davi diz também: “Que sua mesa seja para eles uma armadilha, uma cilada, uma ocasião de queda e um justo castigo! 10Que seus olhos se obscureçam para que não vejam; faze-os sempre curvar o dorso!”

A incredulidade de Israel contribui para a salvação dos pagãos.

11E eu pergunto: seria para uma queda definitiva que eles fracassaram? De modo algum! Mas por causa do fracasso deles chegou a salvação aos pagãos, para provocar a inveja deles. 12Ora, se o fracasso deles é uma riqueza para o mundo e se a decadência deles é uma riqueza para os pagãos, o que não será sua plena restauração? 13A vós, gentios, eu digo: como apóstolo dos gentios, honro meu ministério, 14na esperança de provocar a inveja dos que são de minha raça e de salvar alguns deles. 15Pois, se a rejeição deles resultou na reconciliação do mundo, o que será sua reintegração senão a passagem da morte para a vida?16Ora, se as primícias são santas, toda a massa o é também; e se a raiz é santa, os ramos também o são. 17Mas se alguns ramos foram cortados, ao passo que tu, oliveira selvagem, foste enxertada entre os restantes para te beneficiares com eles da raiz e da seiva da oliveira, 18não te vanglories à custa dos ramos. Ou, se quiseres gloriar-te, fica sabendo que não és tu que sustentas a raiz, mas é a raiz que te sustenta. 19Dirás talvez: “Foram cortados ramos para que eu fosse enxertado”. 20Muito bem! Foram cortados por causa da incredulidade deles, ao passo que tu permaneces ali pela fé. Não te orgulhes, mas teme. 21Pois se Deus não poupou os ramos naturais, tampouco te poupará. 22Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: a severidade para com os que caíram, mas para contigo a bondade, contanto que permaneças nessa bondade; do contrário, tu também serás cortado. 23Quanto a eles, se não ficarem em sua incredulidade, serão enxertados: Deus tem poder para de novo enxertá-los. 24Com efeito, se tu foste cortado da oliveira selvagem à qual pertencias por natureza, e enxertado, contra a natureza, numa oliveira boa, quanto mais eles, os ramos naturais, poderão ser enxertados em sua própria oliveira!

A conversão de Israel.

25Não quero, irmãos, que ignoreis esse mistério, para que não vos considereis como sábios: o endurecimento de uma parte de Israel só vai durar até que tenha entrado a totalidade dos gentios; 26e assim todo o Israel será salvo, como está escrito:
“De Sião virá o Libertador;
ele afastará de Jacó as impiedades.
27E será esta a minha aliança com eles,
quando eu apagar seus pecados”.
28Quanto ao Evangelho, eles são inimigos por vossa causa; mas quanto à eleição, são amados, por causa dos pais deles. 29Pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis. 30Assim como outrora desobedecestes a Deus e agora obtivestes misericórdia, graças à desobediência deles, 31assim também eles agora desobedeceram, a fim de que, graças à misericórdia usada para convosco, eles também obtenham misericórdia.
32Pois Deus encerrou todos na desobediência, a fim de usar misericórdia para com todos.

Hino à misericórdia divina.

33Ó abismo da riqueza, da sabedoria e da ciência de Deus! Como são insondáveis suas decisões e incompreensíveis seus caminhos! 34Com efeito, “quem jamais conheceu o pensamento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?” 35Ou “quem primeiro lhe deu alguma coisa, para ter direito à retribuição?” 36Pois tudo é dele, por ele e para ele. A ele seja dada a glória para sempre! Amém.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital