Novo Testamento / Romanos

Responsabilidade dos judeus.

Capítulo 10

1Irmãos, o desejo de meu coração e a prece que faço a Deus por eles são para que sejam salvos. 2Pois disso sou testemunha: eles têm zelo por Deus, mas é um zelo pouco esclarecido. 3Desconhecendo a justiça que vem de Deus e procurando estabelecer sua própria justiça, não se submeteram à justiça de Deus. 4Pois o objetivo da lei é o Cristo, para ser dada a justiça a todo aquele que crê. 5Com efeito, Moisés escreveu sobre a justiça que vem da Lei: “Quem a cumpre viverá por ela”. 6Mas a justiça que vem da fé fala assim: “Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu?”, isto é, para de lá fazer descer o Cristo;  7ou então: “Quem descerá ao abismo?”, isto é, para fazer o Cristo voltar dos mortos. 8Mas o que diz a Escritura? “A palavra está perto de ti, em tua boca e em teu coração”. Esta palavra é a palavra da fé que proclamamos. 9Porque, se confessares com a boca que Jesus é o Senhor e se em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. 10Pois é crendo de coração que se obtém a justiça e é confessando com a boca que se alcança a salvação.11De fato, assim diz a Escritura: “Todo aquele que nele crer não será confundido”.12Assim, não há diferença entre judeu e pagão, porque ele é o mesmo Senhor de todos, e é rico para com todos os que o invocam. 13Pois, “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”.

A ignorância dos judeus não tem desculpa.

14Mas como poderão invocar aquele em quem não creram? E como haverão de crer naquele de quem nunca ouviram falar? E como ouvirão falar dele, se ninguém o anuncia? 15E como anunciarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Como são belos os pés dos que anunciam boas novas”. 16Mas nem todos obedeceram à Boa Nova. Pois disse Isaías: “Senhor, quem acreditou em nossa pregação?” 17Assim, a fé nasce da pregação e a pregação se realiza mediante a palavra de Cristo. 18Ora, eu pergunto: Será que eles não ouviram? Sem dúvida!
“Por toda a terra ressoou sua voz
e suas palavras chegaram aos confins do mundo”.
19Mas eu pergunto: Israel não teria compreendido? Já disse Moisés: “Eu vos farei invejar um povo que não é povo; contra uma nação sem inteligência provocarei vossa ira”. 20E Isaías chega a dizer:
“Fui encontrado pelos que não me buscavam,
manifestei-me aos que não me interrogavam”;
21ao passo que ele diz, dirigindo-se a Israel:
“O dia todo estendi as mãos para um povo desobediente e rebelde”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital