Antigo Testamento /

Virtude e felicidade de Jó.

Capítulo 1

1Havia na terra de Hus um homem chamado Jó: homem íntegro e reto, que temia a Deus e evitava o mal. 2Nasceram-lhe sete filhos e três filhas. 3Possuía sete mil ovelhas e três mil camelos, quinhentas juntas de bois, quinhentas jumentas e grande número de servos. Este homem era o mais rico de todos os do Oriente. 4Seus filhos costumavam ir às casas uns dos outros banquetear-se, em rodízio, e mandavam convidar também suas três irmãs para comer e beber juntos. 5Quando terminava o ciclo desses banquetes, Jó mandava chamá-los para purificá-los.
Levantava-se bem cedo e oferecia um holocausto para cada um deles. Pois ele pensava: “Talvez meus filhos tenham pecado e ofendido a Deus em seu coração”. Assim fazia Jó cada vez.

Deus permite que Jó seja posto à prova.

6Um dia os filhos de Deus foram apresentar-se diante de Javé, e entre eles foi também Satã.7Javé perguntou a Satã: “De onde vens?” Satã respondeu a Javé: “De percorrer a terra e de andar por ela”. 8Javé disse a Satã: “Reparaste em meu servo Jó? Não há ninguém como ele na terra: homem íntegro e reto, que teme a Deus e evita o mal”. 9Satã respondeu a Javé e disse: “É por nada que Jó teme a Deus? 10Não puseste um muro de proteção em torno dele, de sua casa e de tudo o que ele tem? Abençoaste o trabalho de suas mãos e seu gado se multiplica na região. 11Mas estende a mão, toca tudo o que possui e verás como te lançará maldições em rosto!” 12Javé disse a Satã: “Tudo o que ele possui está em teu poder; só não estendas a mão contra ele”. E Satã saiu da presença de Javé. 13Aconteceu que um dia, enquanto seus filhos e suas filhas estavam comendo e bebendo na casa do irmão mais velho,14um mensageiro veio a Jó e disse: “Os bois estavam arando e as jumentas pastando perto deles, 15quando os sabeus caíram sobre eles e os roubaram e passaram os servos ao fio da espada. Só eu escapei e vim trazer-te a notícia”. 16Enquanto ele ainda falava, entrou um outro e disse: “O fogo de Deus caiu do céu: atingiu as ovelhas e os servos e os devorou. Só eu escapei e vim trazer-te a notícia. 17Enquanto ele ainda falava, entrou um outro e disse: “Os caldeus, divididos em três bandos, lançaram-se sobre os camelos e os levaram e passaram os servos ao fio da espada. Só eu escapei e vim trazer-te a notícia”. 18Enquanto ele ainda falava, entrou um outro e disse: “Teus filhos e tuas filhas estavam comendo e bebendo na casa do irmão mais velho, 19quando um vento impetuoso veio do deserto e abalou os quatro cantos da casa; ela caiu sobre os jovens e eles morreram. Só eu escapei e vim trazer-te a notícia”.  20Então Jó se levantou e rasgou as vestes; raspou a cabeça, caiu por terra, prostrou-se 21e disse:
“Nu saí do seio de minha mãe,
e nu voltarei para lá.
Javé deu, Javé tirou,
seja bendito o nome de Javé!”
22Em tudo isto Jó não pecou e não atribuiu a Deus nada de injusto.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital