Antigo Testamento / Jeremias

Godolias assassinado por Ismael.

Capítulo 41

1No sétimo mês, Ismael, filho de Natanias, filho de Elisama, que era da família do rei, foi com dez homens até Godolias, filho de Aicam, em Masfa. Enquanto estavam à mesa juntos lá em Masfa, 2Ismael, filho de Natanias, levantou-se com seus dez homens e atacou com a espada Godolias, filho de Aicam, filho de Safã. Assim mataram aquele que o rei de Babilônia tinha nomeado governador do país. 3Ismael matou também todos os judeus que estavam com Godolias em Masfa e os guerreiros caldeus que lá se achavam.

Delitos de Ismael.

4No segundo dia depois da morte de Godolias, quando ninguém sabia do fato, 5vieram homens de Siquém, de Silo e de Samaria em número de oitenta, com a barba raspada, as vestes rasgadas e com incisões pelo corpo. Tinham nas mãos ofertas e incenso para apresentar no templo de Javé. 6Ismael, filho de Natanias, saiu de Masfa a seu encontro, e ele caminhava chorando. Quando os alcançou, disse-lhes: “Vinde a Godolias, filho de Aicam”. 7Mas quando chegaram ao centro da cidade, Ismael, filho de Natanias, com seus homens, degolou-os e os lançou numa cisterna. 8Entre eles se achavam dez homens que disseram a Ismael: “Não nos mates, porque temos depósitos de trigo, cevada, óleo e mel escondidos nos campos”. Então ele se conteve e não os matou junto com seus irmãos. 9A cisterna na qual Ismael lançou todos os cadáveres dos homens que tinha matado era a cisterna grande, aquela que o rei Asa tinha construído para se defender de Baasa, rei de Israel; Ismael, filho de Natanias, encheu-a de homens mortos. 10Depois, Ismael fez prisioneiro todo o resto do povo que estava em Masfa, as filhas do rei e todo o povo que ficara em Masfa, que Nabuzardã, chefe da guarda, tinha confiado a Godolias, filho de Aicam. Ismael, filho de Natanias, levou-os cativos e partiu para refugiar-se entre os amonitas.

Reação contra Ismael.

11Entretanto Joanã, filho de Carea, e todos os chefes dos soldados que estavam com ele tiveram notícia de todo o mal feito por Ismael, filho de Natanias. 12Juntaram todos os seus homens e partiram para atacar Ismael, filho de Natanias. Eles o acharam junto do grande açude de Gabaon. 13Todo o povo que estava com Ismael se alegrou quando viu Joanã, filho de Carea, e todos os chefes dos soldados que estavam com ele. 14Todo o povo que Ismael tinha levado cativo de Masfa virou as costas e, voltando atrás, uniu-se a Joanã, filho de Carea. 15Mas Ismael, filho de Natanias, fugiu de Joanã com oito homens e foi para junto dos amonitas. 16Então Joanã, filho de Carea, e todos os chefes dos soldados que o acompanhavam reuniram todo o resto do povo que Ismael, filho de Natanias, tinha levado de Masfa como cativos depois de ter matado Godolias, filho de Aicam: valorosos homens de guerra, mulheres, crianças e eunucos, que tinha retirado de Gabaon. 17Partiram e pararam no acampamento de Camaã, perto de Belém, para depois prosseguir e entrar no Egito, 18longe dos caldeus, que eles temiam, porque Ismael, filho de Natanias, tinha matado Godolias, filho de Aicam, que o rei de Babilônia tinha nomeado governador do país.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital