Novo Testamento / II São Pedro

Saudação.

Capítulo 1

1Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que receberam por sorte uma fé tão preciosa quanto a nossa, pela justiça de nosso Deus e Salvador Jesus Cristo: 2a vós, graça e paz em abundância, pelo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor!

Apelo à santidade.

3Seu poder divino deu-nos tudo o que se refere à vida e à piedade, fazendo-nos conhecer aquele que nos chamou por sua própria glória e poder. 4Por eles, as promessas preciosas e mais importantes nos foram dadas, a fim de que assim vos torneis participantes da natureza divina, já estando livres da corrupção que a concupiscência promove no mundo. 5Por isso mesmo, esforçai-vos por juntar a vossa fé a virtude, à virtude o conhecimento, 6ao conhecimento a temperança, à temperança a constância, à constância a piedade, 7à piedade o amor fraterno, ao amor fraterno a caridade. 8Porque possuís essas coisas em abundância, elas não vos deixarão sem atividade, ou sem fruto pelo conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. 9Mas quem não as possui é cego e míope e se esquece de que foi purificado de seus antigos pecados. 10Portanto, irmãos, procurai consolidar sempre mais vossa vocação e vossa eleição; agindo assim, jamais correis o perigo de cair. 11Pois assim vos será generosamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Fidelidade ao testemunho apostólico.

12Por isso é que vos recordarei sempre essas coisas, embora já estejais instruídos e confirmados na presente verdade. 13Acho justo, enquanto estou nesta tenda, manter-vos alerta com meus apelos, 14sabendo que em breve deverei deixar minha tenda, como nosso Senhor Jesus Cristo me revelou. 15Mas eu me esforçarei para que, mesmo após minha partida, possais reavivar a memória destas coisas. 16Com efeito, não foi influenciados por fábulas sofisticadas que vos anunciamos o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, mas porque fomos testemunhas oculares de sua majestade. 17Pois ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da glória magnífica lhe veio esta palavra: “Este é meu Filho amado, ao qual dedico meu afeto”. 18Esta voz, nós a ouvimos descer do céu, quando estávamos com ele na montanha sagrada.

A palavra profética.

19E assim temos por mais firme a palavra profética, à qual fazeis bem em dar atenção como a uma lâmpada que brilha em lugar escuro, até que surja o dia e brilhe a estrela d’alva em vossos corações 20Antes de tudo, ficai sabendo que nenhuma profecia da Escritura admite interpretação pessoal; 21pois uma profecia não é pronunciada por vontade humana, mas foi pelo impulso do Espírito Santo que alguns falaram da parte de Deus.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital