Antigo Testamento / II Crônicas

Capítulo 5

1Assim ficou terminada toda a obra que Salomão executou para a casa de Javé; e Salomão mandou trazer o que seu pai Davi havia consagrado: a prata, o ouro e todos os utensílios, e colocou-os no tesouro da casa de Deus.

Trasladação da arca da aliança.

2Então, Salomão reuniu em Jerusalém os anciãos de Israel, todos os chefes das tribos e os chefes das famílias dos israelitas, para fazer subir da Cidade de Davi, que é Sião, a arca da
aliança de Javé.
3Todos os homens de Israel se congregaram junto do rei, na festa do sétimo mês. 4Vieram todos os anciãos de Israel, e foram os levitas que carregaram a arca. 5Transportaram a arca e a tenda da reunião com todos os objetos sagrados que nela estavam; foram os sacerdotes-levitas que os transportaram. 6O rei Salomão e toda a comunidade de Israel reunida junto dele, diante da arca, imolaram ovelhas e bois em quantidade tal que não se podia contar nem calcular. 7Os sacerdotes conduziram a arca da aliança de Javé a seu lugar, ao santuário interior do templo, a saber, a lugar santíssimo, sob as asas dos querubins. 8Os querubins estendiam suas asas sobre o lugar da arca, cobrindo a arca e seus varais. 9Estes eram tão longos que do lugar santo, defronte do santuário interior, se viam suas extremidades no prolongamento da arca, mas não fora daí; eles aí permanecem até hoje. 10Na arca nada havia, exceto as duas tábuas que Moisés, no Horeb, aí tinha colocado, quando Javé concluiu uma aliança com os israelitas na saída do Egito.

Deus toma posse do templo.

11Ora, quando os sacerdotes saíram do santuário – pois todos os sacerdotes que lá estavam se haviam santificado sem observar a ordem das classes – 12e os levitas cantores em sua totalidade, Asaf, Emã e Iditun, com seus filhos e irmãos, vestidos de linho puro, portando címbalos, harpas e cítaras, permaneciam de pé a oriente do altar, e com eles cento e vinte sacerdotes que tocavam trombetas, 13aconteceu que, quando os que tocavam trombetas e os cantores, bem juntos, se fizeram ouvir em uníssono louvando e dando graças a Javé, quando levantaram a voz junto com as trombetas, os címbalos e os outros instrumentos para celebrar a Javé “porque ele é bom, porque eterno é seu amor”, então o templo, o templo de Javé, se encheu com uma nuvem, 14e os sacerdotes não puderam continuar sua função por causa da nuvem, pois a glória de Javé enchia a casa de Deus.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital