Antigo Testamento / II Crônicas

Reinado de Amasias.

Capítulo 25

1Amasias tornou-se rei com vinte e cinco anos de idade e reinou vinte e nove anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Joaden e era de Jerusalém. 2Fez o que é agradável aos olhos de Javé, mas não com coração íntegro. 3Quando se sentiu seguro no poder, mandou matar os oficiais que tinham assassinado o rei, seu pai. 4Mas poupou os filhos deles, pois está escrito na Lei, no livro de Moisés, esta ordem de Javé: Os pais não serão mortos por causa dos filhos, nem os filhos serão mortos por causa dos pais, mas cada um morrerá por seu próprio pecado.

Guerra contra Edom.

5Amasias reuniu os homens de Judá e os colocou, segundo suas famílias, sob as ordens de comandantes de mil e de cem para todo o Judá e Benjamim. Fez o recenseamento dos que tinham vinte anos ou mais e encontrou trezentos mil homens de elite aptos para a guerra, armados de lança e escudo. 6Recrutou depois como mercenários, por cem talentos de prata, cem mil guerreiros valentes de Israel. 7Um homem de Deus veio então a seu encontro e lhe disse: “Ó rei, não é preciso que as tropas de Israel venham em teu auxílio, porque Javé não está nem com Israel e nem com nenhum efraimita. 8Pois se eles vierem, em vão procurarás lutar com coragem; Deus te fará fraquejar diante de teus inimigos, pois é nele que está o poder para sustentar e abater”. 9Amasias respondeu ao homem de Deus: “Mas e os cem talentos que dei ao exército de Israel?” Disse o homem de Deus: “Javé pode dar-te muito mais que isso”. 10Amasias despediu então de seu exército os que tinham vindo de Efraim e mandou-os voltar para casa; eles ficaram muito irritados contra Judá e voltaram para casa cheios de cólera. 11Amasias animou-se, partiu à frente de seu exército e chegou ao vale do Sal, onde derrotou dez mil filhos de Seir. 12Os homens de Judá capturaram outros dez mil vivos, levaram-nos ao cume de um rochedo e de lá os precipitaram, de modo que todos ficaram despedaçados. 13Quanto à tropa que Amasias tinha despedido, em vez de levá-la para combater a seu lado, ela invadiu as cidades de Judá, desde Samaria até Bet-Horon, matou três mil pessoas e levou imensos despojos. 14Depois de voltar de sua campanha vitoriosa contra os edomitas, Amasias trouxe os deuses dos filhos de Seir e os constituiu como seus deuses, prostrou-se diante deles e lhes queimou incenso. 15Por isso inflamou-se contra Amasias a ira de Javé, que lhe enviou um profeta para dizer-lhe: “Por que buscaste os deuses deste povo, que não puderam livrar seu povo de tua mão?” 16Enquanto ele ainda falava, Amasias o interrompeu: “Acaso te nomeamos conselheiro do rei? Cala-te! Por que queres ser morto?” O profeta calou-se, mas depois disse: “Sei que Deus decretou tua ruína por teres agido assim e não teres ouvido meu conselho”.

Guerra contra Israel.

17Depois de ter tomado conselho, Amasias, rei de Judá, mandou dizer a Joás, filho de Joacaz, filho de Jeú, rei de Israel: “Vem para medirmos forças!” 18Joás, rei de Israel, mandou em resposta esta mensagem a Amasias, rei de Judá: “O espinheiro do Líbano mandou dizer ao cedro do Líbano: ‘Dá tua filha por esposa a meu filho’. Mas um animal selvagem do Líbano passou e pisou o espinheiro. 19Tu dizes: ‘Triunfei de Edom’, e teu coração se envaideceu e te glorias. Mas fica em tua casa! Para que provocar a desgraça e causar tua ruína e a de Judá contigo?” 20Mas Amasias não lhe deu ouvidos, pois era vontade de Deus entregá-los nas mãos dos inimigos por terem buscado os deuses de Edom. 21Joás, rei de Israel, partiu para a guerra e se enfrentaram ele e Amasias, rei de Judá, em Bet-Sames, que pertence a Judá. 22Judá foi derrotado por Israel e cada um fugiu para sua tenda. 23Joás, rei de Israel, fez prisioneiro em Bet-Sames o rei de Judá, Amasias, filho de Joás, filho de Joacaz, e conduziu-o a Jerusalém. Fez uma brecha de quatrocentos côvados na muralha de Jerusalém, desde a porta de Efraim até a porta do Ângulo. 24Tomou todo o ouro, a prata e todos os objetos que se achavam no templo de Deus, aos cuidados de Obed-Edom, e os tesouros do palácio real, e voltou a Samaria, levando reféns.

Fim do reinado de Amasias.

25Amasias, filho de Joás, rei de Judá, viveu ainda quinze anos depois da morte de Joás, filho de Joacaz, rei de Israel. 26O resto da história de Amasias, do começo ao fim, não está escrito no livro dos reis de Judá e de Israel? 27Depois que Amasias se desviou de Javé, tramou-se contra ele uma conspiração em Jerusalém e ele fugiu para Laquis; perseguiram-no, porém, até Laquis e lá o mataram. 28Transportaram seu corpo sobre cavalos e o sepultaram junto de seus pais na Cidade de Davi.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital