Antigo Testamento / II Crônicas

Reinado de Asa.

Capítulo 14

1Asa fez o que é bom e justo* aos olhos de Javé, seu Deus. 2Eliminou os altares estrangeiros e os lugares altos, despedaçou as colunas sagradas, destruiu os troncos idolátricos, 3ordenou a Judá que buscasse Javé, o Deus de seus pais, e praticasse a lei e os mandamentos. 4Suprimiu em todas as cidades de Judá os lugares altos e os altares de incenso. E o reino viveu tranquilo durante seu reinado. 5Reconstruiu as cidades fortificadas de Judá, pois o país gozava de paz, e não houve guerra contra ele naqueles anos, porque Javé lhe deu descanso. 6Disse ele a Judá: “Restauremos estas cidades, circundando-as de muros com torres e portas guarnecidas de ferrolhos. O país ainda nos pertence, pois temos buscado a Javé, nosso Deus. Nós o temos buscado, e ele nos deu a paz de todos os lados”.
Reconstruíram e prosperaram.
7Asa dispunha de um exército de trezentos mil homens de Judá armados de escudo e lança e de duzentos e oitenta mil benjaminitas armados de escudo e arco, todos valentes guerreiros. 


Asa vence Zara.

8Zara, o etíope, marchou contra eles com um exército de um milhão de homens e trezentos carros e chegou até Maresa. 9Asa saiu a seu encontro e tomou posição no vale de Sefata, perto de Maresa. 10Asa invocou Javé, seu Deus, e disse: “Não há ninguém igual a vós, Javé, para socorrer tanto o poderoso como o fraco. Socorrei-nos, Javé, nosso Deus! É em vós que nos apoiamos e é em vosso nome que marchamos contra esta multidão. Javé, vós sois nosso Deus, que o mortal não prevaleça contra vós!” 11Javé derrotou os etíopes diante de Asa e de Judá; os etíopes fugiram 12e Asa os perseguiu com seu exército até Gerara. Pereceram tantos etíopes que não restou um sequer, pois foram destroçados diante de Javé e de seu exército. E estes recolheram imensa quantidade de despojos. 13Atacaram todas as cidades em torno de Gerara, pois o terror de Javé pesava sobre elas e todas foram saqueadas, pois nelas havia muitos despojos. 14Saquearam também as tendas dos pastores e capturaram grande número de ovelhas e camelos; e voltaram para Jerusalém.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital