Novo Testamento / I São Pedro

Romper com o pecado.

Capítulo 4

1Portanto, já que Cristo sofreu na carne, vós também deveis munir-vos deste mesmo pensamento, a saber: quem sofreu na carne rompeu com o pecado, 2para que no resto de seus dias não viva mais na carne, segundo as paixões humanas, mas segundo a vontade de Deus. 3Com efeito, já é bastante ter cumprido no passado a vontade dos pagãos, levando uma vida desregrada, vida de paixões, de embriaguez, de excessos na comida e na bebida, de infame idolatria. 4Quanto a isso, eles estranham que não vos junteis a eles nessa torrente de perdição e desabafam em insultos. 5Disso terão de dar contas àquele que está prestes a julgar vivos e mortos. 6Ora, foi por isso que mesmo aos mortos foi anunciada a Boa Nova, a fim de que, julgados segundo os homens na carne, vivam segundo Deus no Espírito.

O cristão sabe servir.

7O fim de todas as coisas está perto. Sede, pois, prudentes e sóbrios em vista da oração. 8Antes de tudo, conservai entre vós um grande amor, pois o amor cobre uma multidão de pecados. 9Praticai a hospitalidade uns para com os outros sem reclamar. 10Cada um, conforme a graça que recebeu, ponha-se a serviço dos outros, como bom administrador da multiforme graça de Deus. 11Se alguém fala, fale como se fossem palavras de Deus; se alguém presta um serviço, seja como por um mandato recebido de Deus, a fim de que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o poder pelos séculos dos séculos. Amém.

Sofrer como cristão.

12Caríssimos, não estranheis o incêndio que lavra no meio de vós para vos provar, como se fosse algo incomum. 13Mas alegrai-vos à medida que participais dos sofrimentos de Cristo, a fim de que também na revelação de sua glória possais ter uma alegria transbordante. 14Felizes de vós, se sofreis injúrias pelo nome de Cristo. Porque o Espírito de glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vós. 15Mas que ninguém dentre vós tenha de sofrer como assassino, ou ladrão, malfeitor ou delator.. 16Mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe; antes, glorifique a Deus por esse nome. 17Pois chegou a hora de começar o juízo pela casa de Deus. Ora, se ele começa por nós, qual será o fim daqueles que não querem crer na Boa Nova de Deus? 18“Se a custo se salva o justo, que será do ímpio, do pecador?”19Por isso, também aqueles que sofrem segundo a vontade divina confiem suas vidas ao Criador fiel, fazendo o bem.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital