Antigo Testamento / I Samuel

Guerra contra os amalecitas.

Capítulo 15

1Samuel disse a Saul: “Javé me enviou para te ungir rei sobre seu povo Israel. Agora, pois, ouve as palavras de Javé. 2Assim fala Javé dos exércitos: ‘Vou punir Amalec pelo que fez a Israel, barrando-lhe o caminho quando saía do Egito. 3Vai, pois, agora e ataca Amalec e vota ao extermínio tudo o que lhe pertence, sem piedade, matando homens e mulheres, crianças e bebês, bois e ovelhas, camelos e jumentos’”. 4Saul convocou o povo e o passou em revista em Telém: eram duzentos mil infantes e dez mil homens de Judá. 5Saul foi à cidade de Amalec e pôs uma emboscada no vale. 6Ele disse aos quenitas: “Retirai-vos, afastai-vos, saí do meio dos amalecitas,* para que eu não vos destrua com eles; pois vós tratastes com bondade os israelitas quando subiam do Egito”. Os quenitas afastaram-se do meio dos amalecitas. 7E Saul derrotou os amalecitas desde Hévila até Sur, que está ao oriente do Egito. 8Capturou vivo Agag, rei dos amalecitas, e votou todo o povo ao extermínio, passando-o a fio de espada.

Segunda desobediência de Saul.

9Mas Saul e a tropa pouparam Agag e o melhor das ovelhas e dos bois, os animais cevados, os cordeiros e tudo o que havia de bom; não o quiseram votar ao extermínio, mas tudo o que era desprezível e sem valor votaram-no ao extermínio. 10Então foi dirigida a Samuel esta palavra de Javé: 11“Arrependo-me de ter feito rei a Saul, porque se afastou de mim e não cumpriu minhas ordens”. Samuel entristeceu- -se e clamou a Javé a noite toda.12Levantou-se de manhã cedo para ir ao encontro de Saul, mas alguém veio dizer-lhe: “Saul foi ao Carmelo, onde ergueu para si um monumento e, quando voltou, seguiu adiante e desceu a Guilgal”. 13Samuel foi a Saul, e este lhe disse: “Que Javé te abençoe! Cumpri a ordem de Javé”. 14Mas Samuel disse: “O que são esses balidos de ovelhas que chegam a meus ouvidos e esses mugidos de bois que ouço?” 15Disse Saul: “Foram trazidos dos amalecitas; porque o povo poupou o melhor das ovelhas e dos bois para oferecer em sacrifício a Javé, teu Deus; o resto nós votamos ao extermínio”. 16Disse então Samuel a Saul: “Basta! Eu te anunciarei o que Javé me disse esta noite”. Respondeu-lhe Saul: “Fala”. 17Samuel prosseguiu: “Ainda que sejas pequeno a teus próprios olhos, não és o chefe das tribos de Israel, e Javé não te ungiu rei de Israel? 18Javé te enviou em expedição, dizendo: ‘Vai, e vota ao interdito esses pecadores, os amalecitas, e combate-os até exterminá-los’. 19Por que não obedeceste à voz de Javé, mas te lançaste sobre os despojos, fazendo o que desagrada a Javé?” 20Saul respondeu a Samuel: “Eu obedeci, sim, à voz de Javé; parti em expedição para onde Javé me mandou, trouxe aqui Agag, rei de Amalec, e votei os amalecitas ao extermínio. 21Mas o povo tomou dos despojos ovelhas e bois, como primícias do que devia ser exterminado, para sacrificá-los a Javé, teu Deus, em Guilgal”. 22Samuel disse:
“Porventura Javé se compraz tanto nos holocaustos e nos sacrifícios
como na obediência a sua voz?
A obediência vale mais que o sacrifício,
e a docilidade, mais que gordura dos carneiros.
23A rebeldia é como o pecado de adivinhação,
e a obstinação é igual à idolatria.
Porque rejeitaste a palavra de Javé,
ele te rejeitou para que não reines mais”.
24Então Saul disse a Samuel: “Pequei, transgredindo a ordem de Javé e tuas palavras, porque tive medo do povo e atendi a seus pedidos. 25Agora, pois, eu te peço, perdoa meu pecado e volta comigo, para que possa adorar Javé”. 26Mas Samuel respondeu a Saul: “Não voltarei contigo, porque rejeitaste a palavra de Javé, e Javé te rejeitou, a fim de que não sejas rei sobre Israel”. 27Samuel voltou-se para se retirar, mas Saul o segurou pela orla do manto, o qual se rasgou. 28Então Samuel* lhe disse: “Hoje Javé rasgou de ti o reino de Israel e o deu a um outro, que é superior a ti. 29Além disso, Aquele que é a glória de Israel não mente nem se arrepende, pois não é um ser humano para se arrepender”. 30Disse Saul: “Pequei; mas agora honra-me, te peço, diante dos anciãos de meu povo e diante de Israel: volta comigo, para que possa adorar Javé, teu Deus”. 31Samuel voltou com Saul, e este adorou Javé. 32Em seguida Samuel ordenou: “Trazei-me Agag, rei de Amalec. Agag aproximou-se dele confiante, pensando: “Passou a amargura da morte”. 33Disse Samuel: “Assim como tua espada deixou sem filhos as mulheres, assim sem filhos ficará tua mãe entre as mulheres”. E o fez em pedaços diante de Javé, em Guilgal. 34A seguir Samuel partiu para Ramá, e Saul subiu para sua casa em Gabaá de Saul. 35Samuel não viu mais Saul até o dia de sua morte; mas Samuel chorava por Saul, pois Javé se arrependera de ter estabelecido Saul como rei de Israel.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital