Antigo Testamento / I Reis

Acab e Josafá contra os arameus.

Capítulo 22

1Passaram-se três anos sem guerra entre Aram e Israel. 2No terceiro ano, Josafá, rei de Judá, veio visitar o rei de Israel. 3Disse o rei de Israel a seus oficiais: “Não sabeis que Ramot de Galaad nos pertence? E nós não fazemos nada para tomá-la das mãos do rei de Aram!”4Perguntou a Josafá: “Queres vir comigo à guerra em Ramot de Galaad?” Josafá respondeu ao rei de Israel: “Conta comigo como contigo mesmo, com meu povo como com teu povo, com meus cavalos como com teus cavalos”.

Os falsos profetas predizem a vitória.

5Mas Josafá disse ao rei de Israel: “Por favor, consulta hoje mesmo a palavra de Javé”. 6O rei de Israel reuniu os profetas, quatrocentos aproximadamente, e perguntou-lhes: “Devo ir atacar Ramot de Galaad, ou devo desistir?” Responderam: “Ataca-a; Javé a entregará nas mãos do rei”. 7Mas Josafá disse: “Acaso não existe aqui um outro profeta de Javé que possamos consultar?” 8O rei de Israel respondeu a Josafá: “Há ainda um pelo qual se pode consultar Javé, mas eu o detesto, pois jamais profetiza o bem a meu respeito, mas sempre a desgraça: é Miqueias, filho de Jemla”. Josafá respondeu: “Que o rei não fale assim!” 9O rei de Israel chamou um eunuco e disse: “Chama depressa Miqueias, filho de Jemla”. 10O rei de Israel e Josafá, rei de Judá, estavam sentados, cada um em seu trono, revestidos com seus trajes reais; estavam sentados numa eira diante da porta de Samaria, e todos os profetas profetizavam diante deles. 11Sedecias, filho de Canaana, fez para si chifres de ferro e disse: “Assim fala Javé: Com isto ferirás os arameus até exterminá-los”. 12E todos os profetas faziam a mesma predição, dizendo: “Sobe a Ramot de Galaad. Triunfarás! Javé vai entregá-la nas mãos do rei”.

O profeta Miqueias prediz o fracasso.

13O mensageiro que foi chamar Miqueias disse-lhe: “Os profetas são unânimes em predizer coisas boas para o
rei. Procura falar como eles e predizer o sucesso”.
14Mas Miqueias respondeu: “Pela vida de Javé! O que Javé me disser, é isso que anunciarei!” 15Chegando à presença do rei, este perguntou-lhe: “Miqueias, devemos ir a Ramot de Galaad para combater ou devemos desistir?” Respondeu ele: “Ataca-a. Triunfarás! Javé vai entregá-la nas mãos do rei”. 16Mas o rei lhe disse: “Quantas vezes é preciso que eu te conjure para que me digas somente a verdade em nome de Javé?” 17Então ele disse:
“Eu vi todo o Israel disperso pelas montanhas
como um rebanho sem pastor.
E Javé me disse: Eles não têm mais senhor,
que cada um volte em paz para sua casa!”
18O rei de Israel disse então a Josafá: “Não te havia dito que ele não profetizaria para mim o bem, mas o mal?” 19Disse Miqueias : “Escuta, pois, a palavra de Javé: Eu vi Javé sentado em seu trono; todo o exército do céu estava junto dele, a sua direita e a sua esquerda. 20Javé perguntou: ‘Quem enganará Acab, para que ele suba contra Ramot de Galaad e lá pereça?’ Um dizia uma coisa e outro dizia outra. 21Então um espírito se aproximou e se colocou diante de Javé: ‘Sou eu que o enganarei’, disse ele. Javé lhe perguntou: ‘E de que modo?’22Respondeu: ‘Partirei e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas’. Javé disse: ‘Tu o enganarás e ainda prevalecerás. Vai e faze assim’. 23Agora, pois, Javé infundiu um espírito de mentira na boca de todos esses teus profetas, mas Javé prenunciou a teu respeito uma desgraça”. 24Então Sedecias, filho de Canaana, aproximou-se de Miqueias, esbofeteou-o e disse: “Por qual caminho o espírito de Javé saiu de mim para te falar?” 25Miqueias respondeu: “Tu o verás no dia em que tiveres de fugir de um aposento a outro para te esconder”. 26O rei de Israel ordenou: “Prende Miqueias e conduze-o a Amon, o governador da cidade, e a Joás, o filho do rei. 27Tu lhes dirás: ‘Assim fala o rei. Lançai este homem na prisão e alimentai-o com pão e água escassos até que eu volte são e salvo’”.
28Miqueias disse: “Se voltares são e salvo, é porque Javé não falou por meu intermédio”. E ele disse: “Escutai, povos todos!”

Morte de Acab em Ramot de Galaad.

29O rei de Israel marchou com Josafá, rei de Judá, contra Ramot de Galaad. 30O rei de Israel disse a Josafá: “Vou disfarçar-me para entrar no combate, mas quanto a ti, veste-te com tuas roupas”. O rei de Israel disfarçou-se e foi para o combate. 31O rei de Aram dera esta ordem a seus trinta e dois comandantes dos carros: “Não atacareis nem pequenos e nem grandes, mas somente o rei de Israel”. 32Quando os comandantes dos carros viram Josafá, disseram: “O rei de Israel é ele”, e se voltaram contra ele para o atacar; mas Josafá se pôs a gritar 33e, quando os comandantes dos carros viram que não era ele o rei de Israel, deixaram de persegui-lo. 34Ora, um homem atirou com seu arco, ao acaso, e atingiu o rei de Israel numa brecha da couraça. Este disse a seu cocheiro: “Volta e leva-me para fora do combate, pois me sinto mal”. 35Mas o combate tornou-se tão violento naquele dia que tiveram de manter o rei de pé sobre seu carro diante dos arameus, e pela tarde ele morreu; o sangue de sua ferida escorria no fundo do carro. 36Ao pôr do sol, um grito percorreu o acampamento: “Volte cada um para sua cidade e cada um para sua terra!” 37E o rei morreu. Foi transportado para Samaria e lá sepultado. 38Lavaram o carro na piscina de Samaria, onde as prostitutas se lavavam, e os cães lamberam seu sangue, conforme a palavra que Javé pronunciara. 39O resto da história de Acab, todos os seus atos, a casa de marfim que construiu, todas as cidades que fortificou, não está tudo escrito no livro dos Anais dos reis de Israel? 40Acab adormeceu com seus pais, e seu filho Ocozias reinou em seu lugar.

Josafá, rei de Judá.

41Josafá, filho de Asa, tornou-se rei de Judá no quarto ano de Acab, rei de Israel. 42Josafá tinha trinta e cinco anos quando começou a reinar, e reinou vinte e cinco anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Azuba, filha de Selaqui. 43Seguiu em tudo o procedimento de seu pai Asa, sem dele se apartar, fazendo o que é reto aos olhos de Javé. 44Todavia, os lugares altos não desapareceram; o povo continuou a oferecer sacrifícios e incenso nos lugares altos.45Josafá viveu em paz com o rei de Israel. 46O resto da história de Josafá, as proezas que realizou e as guerras que empreendeu, não está tudo escrito no livro dos Anais dos reis de Judá? 47Ele extirpou do país o resto dos prostitutos sagrados que ainda existiam do tempo de seu pai Asa. 48Não havia rei em Edom, mas um prefeito era aí rei. 49Josafá construiu navios de Társis para ir a Ofir em busca de ouro, mas eles não puderam ir porque os navios se quebraram em Asiongaber. 50Então Ocozias, filho de Acab, disse a Josafá: “Meus servos poderiam ir com os teus nos navios”. Mas Josafá não concordou. 51Josafá adormeceu com seus pais e foi sepultado com seus pais na Cidade de Davi, seu ancestral. Seu filho Jorão reinou em seu lugar.

Ocozias, rei de Israel.

52Ocozias, filho de Acab, tornou-se rei de Israel em Samaria no décimo sétimo ano de Josafá, rei de Judá, e reinou dois anos sobre Israel. 53Fez o mal aos olhos de Javé e imitou o comportamento de seu pai e de sua mãe, e o de Jeroboão, filho de Nabat, que levara Israel a pecar. 54Prestou culto a Baal e prostrou-se diante dele, provocando a ira de Javé, Deus de Israel, como o fizera seu pai.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital