Antigo Testamento / I Reis

Anúncio do castigo.

Capítulo 17

1Elias, o tesbita, um dos habitantes de Galaad, disse a Acab: “Pela vida de Javé, Deus de Israel, a quem sirvo: não haverá nestes anos nem orvalho e nem chuva, a não ser quando eu o ordenar”.

Na torrente de Carit.

2A palavra de Javé foi-lhe dirigida nestes termos: 3“Vai-te daqui, retira-te para o oriente e esconde-te na torrente de Carit, que está a leste do Jordão. 4Beberás da torrente, e os corvos por ordem minha te levarão alimento”. 5Elias partiu e fez como Javé ordenara, indo morar na torrente de Carit, a leste do Jordão. 6Os corvos lhe traziam pão e carne de manhã, pão e carne de tarde, e ele bebia da torrente.

O milagre da farinha e do óleo.

7Depois de certo tempo, a torrente secou, porque não chovia no país. 8Então lhe veio a palavra de Javé, dizendo: 9“Levanta-te e vai a Sarepta, que pertence a Sidônia, e lá habitarás. Ordenei lá a uma viúva que te dê o sustento”. 10Ele se levantou e foi para Sarepta. Ao chegar à porta da cidade, estava lá uma viúva apanhando lenha; chamou-a e disse: “Por favor, traze-me num vaso um pouco de água para eu beber!” 11Quando ela já estava indo para buscar água, ele gritou-lhe: “Traze-me também um pedaço de pão em tua mão!” 12Respondeu ela: “Pela vida de Javé, teu Deus, não tenho pão cozido; tenho apenas um punhado de farinha numa vasilha e um pouco de azeite num jarro. Estou ajuntando uns gravetos e vou preparar esse resto para mim e meu filho; nós o comeremos e depois esperaremos a morte”. 13Elias respondeu-lhe: “Não temas; vai e faze como disseste. Mas, primeiro, prepara-me com o que tens um pãozinho e traze-o para mim; depois o prepararás para ti e para teu filho. 14Pois assim fala Javé, Deus de Israel:
A vasilha de farinha não ficará vazia
e o jarro de azeite não acabará
até o dia em que Javé enviar
a chuva sobre a face da terra”.
15Ela foi e fez como Elias dissera; e comeram ela, ele e sua casa durante muito tempo.
16A vasilha de farinha não se esvaziou e o jarro de azeite não acabou, conforme a palavra que Javé havia pronunciado por meio de Elias.

A ressurreição do filho da viúva.

17Depois disso, aconteceu que o filho dessa mulher, dona da casa, adoeceu, e seu mal foi tão grave que ele veio a falecer. 18Então ela disse a Elias: “Que tenho eu contigo, homem de Deus? Vieste a minha casa para reavivar a lembrança de minhas faltas e causar a morte de meu filho?” 19Ele respondeu-lhe: “Dá-me teu filho”. Tomando-o dos braços dela, levou-o ao quarto de cima, onde morava, e colocou-o sobre seu leito. 20Depois clamou a Javé, dizendo: “Javé, meu Deus, até a viúva que me hospeda quereis afligir, fazendo seu filho morrer?” 21Estendeu-se por três vezes sobre o menino e invocou Javé, dizendo: “Javé, meu Deus, eu vos peço, fazei voltar a ele a alma deste menino!” 22Javé atendeu à súplica de Elias; a alma do menino voltou a ele, e ele reviveu. 23Elias tomou o menino, desceu-o do quarto de cima para a casa e entregou-o a sua mãe, dizendo: “Olha, teu filho está vivo”.24A mulher respondeu a Elias: “Agora reconheço que és um homem de Deus e que de fato Javé fala por tua boca!”

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital