Antigo Testamento / I Reis

As mulheres de Salomão.

Capítulo 11

1Além da filha do faraó, o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias, 2pertencentes às nações das quais Javé dissera aos israelitas: “Não caseis com elas nem casem elas convosco, pois certamente desviariam vossos corações para seus deuses”. Mas Salomão uniu-se a elas por amor. 3Teve setecentas mulheres princesas e trezentas concubinas, e suas mulheres perverteram seu coração. 4Quando ficou velho, suas mulheres desviaram seu coração para outros deuses, e seu coração não foi mais todo de Javé, seu Deus, como o fora o de Davi, seu pai. 5Salomão prestou culto à Astarte, deusa dos sidônios, e a Melcom, a abominação dos amonitas. 6Fez o mal aos olhos de Javé e não lhe foi fiel plenamente como seu pai Davi. 7Foi então que Salomão construiu, na montanha que está defronte de Jerusalém, um lugar alto para Camos, a abominação dos moabitas, e para Moloc, a abominação dos amonitas. 8Fez o mesmo para todas as suas mulheres estrangeiras, as quais ofereciam incenso e sacrifícios a seus deuses.

Anúncio do cisma.

9Javé indignou-se contra Salomão, porque seu coração se desviara de Javé, Deus de Israel, que lhe aparecera duas vezes 10e que lhe havia ordenado precisamente que não seguisse outros deuses, mas ele não obedeceu ao que Javé lhe ordenara. 11Então Javé disse a Salomão: “Já que procedeste assim e não guardaste minha aliança e os estatutos que te dei, vou tirar-te o reino e dá-lo a um de teus servos. 12Todavia, não farei isso durante tua vida, por amor a Davi, teu pai; é da mão de teu filho que o arrebatarei. 13Mas não lhe tirarei o reino todo: darei a teu filho uma tribo, por amor a meu servo Davi e a Jerusalém, que escolhi.

Os inimigos de Salomão.

14Javé suscitou contra Salomão um inimigo: Adad, o edomita, da estirpe real de Edom.15Depois que Davi esteve em Edom, Joab, general do exército, foi sepultar os mortos e matou todos os homens de Edom. 16Joab e todo o Israel lá permaneceram por seis meses até exterminar todos os homens de Edom. 17Então Adad fugiu para o Egito com alguns edomitas, servos de seu pai. Ele era ainda muito jovem. 18Partindo de Madiã, chegaram a Farã; tomaram consigo alguns homens de Farã e foram para o Egito, para junto do faraó, rei do Egito. O faraó deu a Adad uma casa, cuidou de seu sustento e lhe doou um terreno.19Adad ganhou a simpatia do faraó, que lhe deu por mulher sua cunhada, a irmã de Táfnis, a rainha-mãe. 20A irmã de Táfnis deu-lhe um filho, Genubat, que Táfnis criou no
palácio do faraó. Genubat morava
no palácio do faraó, junto com os filhos deste.
21Quando Adad ouviu dizer, no Egito, que Davi adormecera com seus pais e que Joab, general do exército, estava morto, disse ao faraó: “Deixa-me partir, quero voltar para minha terra”. 22O faraó respondeu-lhe: “Que te falta em minha casa para desejares voltar para tua terra?” – “Nada”, respondeu ele, “mas deixa-me partir”. 23Javé suscitou contra Salomão um outro inimigo: Razon, filho de Eliada, que fugira de seu senhor, Adadezer, rei de Soba. 24Reuniu outros homens em torno de si e se tornou chefe de um bando; foi então que Davi os massacrou. Foram a Damasco, aí se estabeleceram e reinaram sobre Damasco.
25Foi um adversário de Israel durante toda a vida de Salomão, fazendo o mal como fez Adad: detestava Israel e reinou sobre a Síria.

Revolta de Jeroboão.

26Também Jeroboão, filho de Nabat, efraimita de Sareda e servo de Salomão, revoltou-se contra o rei; sua mãe era uma viúva chamada Sarva. 27Foi esta a causa de sua revolta: Salomão estava construindo o Melo e fechando a brecha da Cidade de Davi, seu pai.28Jeroboão era um homem valente e forte; vendo Salomão como esse jovem trabalhava, colocou-o à frente de todos os trabalhos forçados da casa de José. 29Aconteceu que, tendo Jeroboão saí­do de Jerusalém, o profeta Aías de Silo, que trajava um manto novo, encontrou-o no caminho; os dois estavam sozinhos no campo. 30Aías tomou o manto novo que trajava, rasgou-o em doze pedaços 31e disse a Jeroboão: “Toma para ti dez pedaços, pois assim fala Javé, Deus de Israel: Rasgarei o reino das mãos de Salomão e te darei dez tribos. 32Mas ele ainda ficará com uma tribo, por amor a meu servo Davi e a Jerusalém, cidade que escolhi dentre todas as tribos de Israel. 33É que eles me abandonaram, prestaram culto à Astarte, deusa dos sidônios, a Camos, deus de Moab, a Melcom, deus dos amonitas, e não andaram em meus caminhos, fazendo o que é reto a meus olhos e observando meus estatutos e decretos, como fez seu pai Davi. 34Todavia, não tirarei da mão dele o reino todo, pois o estabeleci príncipe por todo o
tempo de sua vida, por amor a meu
servo Davi, que escolhi, e que observou meus mandamentos e meus estatutos;
35é da mão de seu filho que tirarei o reino e o darei a ti, isto é, dez tribos. 36A seu filho deixarei uma tribo, para que meu servo Davi tenha sempre uma lâmpada diante de mim em Jerusalém, cidade que escolhi para nela colocar meu nome. 37Quanto a ti, eu te tomarei para reinares sobre tudo o que desejares e serás rei de Israel. 38Se obedeceres a tudo que eu te mandar, se seguires meus caminhos e fizeres o que é reto a meus olhos, observando meus estatutos e meus mandamentos, como fez meu servo Davi, então estarei contigo e construirei para ti uma casa estável, como o fiz para Davi. Eu te entregarei Israel 39e humilharei, por causa disso, a descendência de Davi, mas não para sempre”.
40Salomão procurou matar Jeroboão, mas este fugiu para o Egito, para junto de Sesac, rei do Egito, e permaneceu no Egito até a morte de Salomão.

Morte de Salomão.

41O resto dos atos de Salomão, tudo o que ele fez e sua sabedoria, não estão escritos no livro dos Atos de Salomão? 42O tempo que Salomão reinou em Jerusalém sobre todo o Israel foi de quarenta anos. 43Depois, Salomão adormeceu com seus pais e foi sepultado na Cidade de Davi, seu pai; seu filho Roboão reinou em seu lugar.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital