Antigo Testamento / I Crônicas

O palácio de Davi.

Capítulo 14

1Hiram, rei de Tiro, enviou mensageiros a Davi, levando madeira de cedro, e também pedreiros e carpinteiros para construir-lhe uma casa. 2Então Davi teve certeza de que Javé o havia confirmado como rei de Israel e que sua realeza era grandemente exaltada por causa de Israel, seu povo. 3Em Jerusalém, Davi casou-se ainda com outras mulheres e gerou mais filhos e filhas. 4Eis os nomes dos filhos que lhe nasceram em Jerusalém: Samua, Sobab, Natã, Salomão, 5Jebaar, Elisua, Elifalet, 6Noga, Nafeg, Jáfia, 7Elisama, Baaliada, Elifalet.

Vitória sobre os filisteus.

8Quando os filisteus souberam que Davi fora ungido rei de todo o Israel, subiram todos para prendê-lo. Sabendo disso, Davi saiu contra eles. 9Os filisteus chegaram e se espalharam pelo vale dos rafaim. 10Então Davi consultou a Deus: “Devo atacar os filisteus? Hás de entregá-los em minhas mãos?” Javé respondeu-lhe: “Ataca-os! Eu os entregarei em tuas mãos”. 11Eles subiram a Baal-Farasim e lá Davi os derrotou. Davi disse: “Por minha mão Deus abriu uma brecha entre meus inimigos como uma brecha feita pelas águas”. É por isso que esse lugar recebeu o nome de Baal-Farasim. 12No local, eles abandonaram seus deuses. “Que sejam jogados ao fogo!”, ordenou Davi. 13Os filisteus tornaram a se espalhar pelo vale. 14Davi consultou de novo a Deus e Deus lhe respondeu: “Não os sigas, mas rodeia por detrás deles, a certa distância, e cai sobre eles diante das amoreiras. 15Quando ouvires um ruído de passos no alto das amoreiras, sairás para o combate, porque Deus terá saído a tua frente para vencer o exército filisteu”. 16Davi fez como Deus lhe ordenara e desbaratou o exército filisteu desde Gabaon até Gazer. 17A fama de Davi espalhou-se por todos os países, e Javé fez com que todas as nações o temessem.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital