Novo Testamento / Hebreus

Exemplo de Cristo.

Capítulo 12

1Por isso, também nós, cercados como estamos de uma tão grande nuvem de testemunhas, livrando-nos de todo fardo e do pecado que nos envolve, corramos com perseverança à luta que nos é proposta, 2fixando nossos olhos em Jesus, que começa e completa em nós a obra da fé; em vez da felicidade que lhe era proposta, assumiu a cruz, não se importando com a infâmia e está agora sentado à direita do trono de Deus. 3Considerai aquele que suportou da parte dos pecadores tamanha hostilidade, a fim de que não vos deixeis abater pelo desânimo.

Deus é um pai que corrige.

4Ainda não resististes até o sangue, em vossa luta contra o pecado, 5e esquecestes a exortação que vos foi dirigida como a filhos: “Meu filho, não desprezes a correção do Senhor e não desanimes quando ele te repreende; 6pois o Senhor corrige a quem ele ama e castiga todo filho que ele acolhe”. 7É para vossa correção que estais sofrendo, e é como filhos que Deus vos trata. Pois qual é o filho que o pai não corrige? 8Se estais isentos desta correção, na qual todos têm parte, é porque sois bastardos e não filhos. 9Aliás, tivemos para nos corrigir nossos pais aqui da terra, e nós os respeitamos. Não seremos bem mais obedientes ao Pai dos espíritos para termos a vida? 10Aqueles, com efeito, nos corrigiam durante pouco tempo e como bem lhes parecia; mas ele, é para nosso bem, a fim de nos tornar participantes de sua santidade. 11Na verdade, toda correção, no momento, não é motivo de alegria, e sim de tristeza. Mas depois ela produz um fruto de paz e de justiça para aqueles que foram por meio dela exercitados. 12Portanto, “fortificai vossas mãos cansadas e vossos joelhos enfraquecidos”; 13“endireitai os caminhos tortuosos para vossos pés”, para que não se destronque o que é manco, mas antes seja curado.

Fidelidade à vocação cristã.

14Procurai a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor,15cuidando que ninguém seja excluído da graça de Deus, para que não brote nenhuma raiz amarga causando perturbação que contaminaria muitos. 16Cuidai também que não haja nenhum impudico ou profanador, como Esaú que, por um prato de comida, vendeu seu direito de primogenitura. 17E bem sabeis que depois, quando quis obter a bênção, foi rejeitado; pois não pôde obter uma mudança de sentimento, embora a solicitasse com lágrimas.

As duas alianças.

18Com efeito, não vos aproximastes de uma realidade palpável: fogo ardente, obscuridade, trevas, tempestade, 19sons estridentes de trombetas e a voz retumbante que levou os ouvintes a suplicar que não lhes falasse mais. 20Com efeito, não podiam suportar aquela prescrição: “Todo aquele que tocar a montanha, mesmo se for um animal, será apedrejado”. 21Tão terrível era o espetáculo que Moisés disse: “Sinto-me aterrado e todo trêmulo”. 22Mas vós vos aproximastes da montanha de Sião e da Cidade do Deus vivo, da Jerusalém celeste e de milhões de anjos, da reunião festiva, 23e da assembleia dos primogênitos que têm seus nomes inscritos nos céus; e de Deus que é Juiz universal, e dos espíritos dos justos conduzidos à perfeição; 24e de Jesus, o Mediador da nova aliança e do sangue da aspersão, mais eloquente que o de Abel. 25Prestai atenção para não recusardes ouvir Aquele que fala. Pois, se os que recusaram ouvir aquele que promulgava oráculos sobre a terra, não escaparam do castigo, muito menos escaparemos nós, se nos afastarmos daquele que fala dos céus. 26Aquele, cuja voz outrora abalou a terra, nos fez agora esta promessa: “Mais uma vez vou abalar não só a terra, mas também o céu”. 27A expressão “mais uma vez” indica que as coisas abaladas passarão, pois são realidades criadas, para que permaneçam as que são inabaláveis. 28Assim, já que recebemos a posse de um reino inabalável, conservemos firmemente esta graça, e por meio dela prestemos a Deus um culto que lhe seja agradável, com submissão e reverência; 29porque nosso Deus é um fogo devorador.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital