Antigo Testamento / Êxodo

Nascimento de Moisés.

Capítulo 2

1Um homem da casa de Levi casou-se com a filha de um levita,  2a qual concebeu e deu à luz um filho. Vendo que era belo, conservou-o escondido durante três meses.  3Mas, não podendo escondê-lo por mais tempo, tomou um cesto de junco, calafetou-o com betume e piche, colocou nele o menino e o pôs entre os juncos à margem do rio.  4A irmã do menino ficou observando de longe, para ver o que lhe aconteceria.  5A filha do faraó desceu ao rio para tomar banho, enquanto suas criadas passeavam na margem. Ela descobriu o cesto no meio dos juncos e mandou que uma criada o apanhasse.  6Abriu-o e viu a criança que chorava; compadeceu-se dela e disse: “É um filho dos hebreus”.  7A irmã dele disse à filha do faraó: “Queres que eu vá procurar entre as mulheres hebreias uma ama-de-leite para o menino?”. 8“Sim”, respondeu a filha do faraó. A menina foi chamar a mãe do menino.  9A filha do faraó disse à mulher: “Toma este menino e amamenta-o, e eu te darei teu salário”. A mulher tomou o menino e o criou.  10Quando o menino já estava crescido, levou-o à filha do faraó, que o adotou como filho e lhe deu o nome de Moisés: “Porque – disse – das águas o tirei”.

Moisés foge para Madiã.

11Certo dia, sendo Moisés já adulto, saiu para ver seus irmãos; notou as opressões a que eram submetidos e viu um egípcio maltratar um de seus irmãos hebreus.  12Olhou em torno de si e, não vendo ninguém, matou o egípcio e o enterrou na areia. 13No dia seguinte, saiu de novo e viu dois hebreus brigando, e disse ao agressor: “Por que bates em teu companheiro?”. 14Mas ele respondeu: “Quem te constituiu chefe e juiz sobre nós? Queres, talvez, matar-me como mataste o egípcio?”. Moisés ficou com medo e pensou: “Certamente o fato se tornou conhecido”. 15Também o faraó teve co­nhecimento do ocorrido e, por isso, procurou matar Moisés. Este, porém, fugiu da presença do faraó e foi parar na terra de Madiã. Ali sentou-se à beira de um poço.  16Ora, o sacerdote de Madiã tinha sete filhas, as quais vieram tirar água e encheram os bebedouros para dar de beber ao rebanho de seu pai. 17Mas chegaram uns pastores e as expulsaram. Então Moisés levantou-se e as defendeu e deu de beber a seu rebanho.  18Quando voltaram para junto de Raguel, seu pai, este lhes perguntou: “Como é que voltastes hoje tão cedo?”.  19Elas responderam: “Um egípcio nos livrou dos pastores e, até mesmo, tirou água para nós e deu de beber ao rebanho”.  20Raguel perguntou às filhas: “E onde ele está? Por que deixastes lá esse homem? Chamai-o para que coma alguma coisa”.  21Moisés sentiu-se feliz em morar com aquele homem; e ele deu a Moisés sua filha Séfora.  22Ela deu à luz um filho, ao qual Moisés chamou Gérson: “Porque – disse – sou imigrante em terra estrangeira”.

Vocação e missão de Moisés.

23Muito tempo depois, morreu o rei do Egito. Os israelitas, gemendo sob o peso da escravidão, clamaram; e seu clamor, suscitado pela escravidão, subiu até Deus.  24Deus ouviu seu gemido e lembrou-se de sua aliança com Abraão, Isaac e Jacó.  25Deus olhou para os israelitas e pensou neles.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital