Antigo Testamento / Esdras

Matrimônios com estrangeiras.

Capítulo 9

1Feito isso, os chefes vieram procurar-me, dizendo: “O povo de Israel, os sacerdotes e os levitas não se separaram dos povos de outras terras no que se refere a suas abominações – cananeus, heteus, ferezeus, jebuseus, amonitas, moabitas, egípcios e amorreus – 2porque, para si e para seus filhos, tomaram esposas entre as filhas deles, e assim a linhagem santa misturou-se com os povos dessas terras; os chefes e os magistrados foram os primeiros a incorrer nessa infidelidade!” 3Quando ouvi isso, rasguei minha veste e meu manto, arranquei os cabelos da cabeça e da barba e sentei-me consternado. 4Todos os que temiam as palavras do Deus de Israel reuniram-se a meu redor por causa dessa infidelidade dos exilados. Eu fiquei sentado e consternado até a oblação da tarde. 5Na hora da oblação da tarde, levantei-me de minha prostração; com a veste e o manto rasgados, caí de joelhos, estendi as mãos para Javé, meu Deus, 6e disse:

Oração de Esdras. “Meu Deus, estou coberto de vergonha e confusão ao levantar minha face para vós, meu Deus. Porque nossas iniquidades se multiplicaram até acima de nossas cabeças, e nossa culpa cresceu até o céu. 7Desde os dias de nossos pais até este dia uma grande culpa pesa sobre nós: por causa de nossas iniquidades, nós, nossos reis e nossos sacerdotes, fomos entregues às mãos dos reis de outras terras e temos sido sujeitos à espada, ao cativeiro, à rapina e à vergonha, como ainda hoje. 8Mas agora, por um breve instante, Javé, nosso Deus, nos concedeu a graça de deixar-nos um resto de sobreviventes e de dar-nos um asilo em seu lugar santo; assim nosso Deus deu brilho a nossos olhos e um pouco de vida no meio de nossa escravidão. 9Porque somos escravos, mas em nossa escravidão nosso Deus não nos abandonou; antes, granjeou-nos o favor dos reis da Pérsia, fazendo-nos reviver para podermos reconstruir o templo de nosso Deus e restaurar suas ruínas, concedendo-nos proteção em Judá e em Jerusalém. 10Mas agora, ó nosso Deus, que podemos dizer depois disso? Pois abandonamos vossos mandamentos 11que destes por meio de vossos servos, os profetas, dizendo: ‘A terra aonde ides entrar para dela tomar posse é uma terra contaminada pela imundície dos povos do país, pelas abominações com que a infestaram de uma extremidade à outra com suas impurezas. 12Por isso, não deis vossas filhas a seus filhos e não tomeis suas filhas como esposas para vossos filhos; não deveis jamais contribuir para sua prosperidade e seu bem-estar, para que assim vos torneis fortes e comais os melhores frutos da terra e a deixeis como herança a vossos filhos para sempre’. 13Ora, depois de tudo o que nos aconteceu, por causa de nossas más ações e por causa de nossa grande culpa – embora vós, ó nosso Deus, nos tenhais castigado menos do que mereciam nossas iniquidades e nos tenhais deixado os sobreviventes que aqui estão – 14tornaremos a violar vossos mandamentos e nos aparentar com os povos que cometem essas abominações? Não vos irritaríeis contra nós até nos aniquilardes, sem deixar resto nem sobreviventes? 15Javé, Deus de Israel, vós sois justo, por isso o que restou de nós é um grupo de sobreviventes, como acontece hoje. Eis-nos aqui diante de vós com nossa culpa! Sim, por sua causa é impossível subsistirmos em vossa presença”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital