Antigo Testamento / Esdras

Chegada de Esdras.

Capítulo 7

1Depois desses fatos, no reinado de Artaxerxes, rei da Pérsia, chegou Esdras, filho de Saraías, filho de Azarias, filho de Helcias, 2filho de Selum, filho de Sadoc, filho de Aquitob, 3filho de Amarias, filho de Azarias, filho de Maraiot, 4filho de Zaraías, filho de Ozi, filho de Boci, 5filho de Abisue, filho de Fineias, filho de Eleazar, filho do sumo sacerdote Aarão; 6este Esdras subiu de Babilônia. Era um escri
ba versado na lei de Moisés, dada por Javé, o Deus de Israel. Como a mão de Javé, seu Deus, estava sobre ele, o rei lhe concedeu tudo o que pediu.
7Subiram também para Jerusalém, no sétimo ano do rei Artaxerxes, certo número de israelitas: sacerdotes, levitas, cantores, porteiros e oblatos. 8Esdras chegou a Jerusalém no quinto mês do sétimo ano do rei. 9No primeiro dia do primeiro mês ele iniciou sua partida de Babilônia e no primeiro dia do quinto mês chegou a Jerusalém: a mão benéfica de Deus estava sobre ele.
10Com efeito, Esdras havia aplicado seu coração a estudar a Lei de Javé, a praticar e ensinar em Israel os estatutos e as normas.


Decreto de Artaxerxes.

 

11Esta é a cópia do documento que o rei Artaxerxes entregou ao sacerdote Esdras, escriba versado nos mandamentos de Javé e em seus estatutos referentes a Israel. 12“Artaxerxes, o rei dos reis, ao sacerdote Esdras, escriba da lei do Deus do céu, paz completa. 13Dei ordem para que todo aquele que em meu reino faça parte do povo de Israel, de seus sacerdotes ou levitas, e queira partir para Jerusalém, possa ir contigo; 14porque tu és enviado pelo rei e por seus sete conselheiros, para inspecionar Judá e Jerusalém, segundo a lei de teu Deus, a qual está em tuas mãos, 15e para levares a prata e o ouro que o rei e seus conselheiros ofereceram espontaneamente ao Deus de Israel que reside em Jerusalém, 16e toda a prata e ouro que encontrares em toda a província de Babilônia, além das ofertas espontâneas que o povo e os sacerdotes doarem para o templo de seu Deus em Jerusalém. 17Com esse dinheiro, pois, cuidarás de comprar touros, carneiros, cordeiros, bem como as oblações e libações que os acompanham, e os oferecerás sobre o altar do templo de vosso Deus em Jerusalém. 18Utilizareis o restante da prata e do ouro como vos parecer melhor a ti e a teus irmãos, conforme a vontade de vosso Deus. 19Deposita diante de teu Deus, em Jerusalém, os utensílios que te foram entregues para o culto do templo de teu Deus. 20Tudo o mais que for necessário para o templo de teu Deus, e que te compete providenciar, porás na conta do tesouro real. 21Sou eu mesmo, o rei Artaxerxes, que dou esta ordem a todos os tesoureiros da região de além-rio: ‘Executai rigorosamente tudo o que vos pedir o sacerdote Esdras, escriba da lei do Deus do céu, 22até o limite de cem talentos de prata, cem coros de trigo, cem batos de vinho, cem batos de azeite e sal à vontade. 23Tudo o que for prescrito pelo Deus do céu seja executado com exatidão para o templo do Deus do céu, para que a Ira não venha sobre o reino do monarca e de seus filhos. 24Nós vos fazemos saber, também, que não é permitido cobrar imposto, tributo ou pedágio de nenhum dos sacerdotes, levitas, cantores, porteiros, oblatos, numa palavra, de nenhum dos servidores desta casa de Deus’25E tu, Esdras, segundo a sabedoria de teu Deus que possuis, estabelece escribas e juízes que administrem a justiça para todo o povo da região de além-rio, para todos os que conhecem a lei de teu Deus, e ensina-a a quem não a conhece. 26Todo aquele que não observar a lei de teu Deus e a lei do rei será castigado rigorosamente: com a morte ou o desterro, com multa ou prisão”. 27Bendito seja Javé, o Deus de nossos pais, que dispôs o coração do rei para honrar o templo de Javé em Jerusalém 28e que me fez obter o favor do rei, de seus conselheiros e de todos os mais altos ministros do rei. Quanto a mim, enchi-me de coragem, pois a mão de Javé, meu Deus, estava sobre mim, e reuni alguns chefes de Israel para que subissem comigo.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital