Antigo Testamento / Esdras

Recomeço das obras.

Capítulo 5

1Mas os profetas Ageu e Zacarias, filho de Ado, puseram-se a profetizar aos judeus que estavam na Judeia e em Jerusalém, em nome do Deus de Israel que os inspirava. 2Então Zorobabel, filho de Salatiel, e Josué, filho de Josedec, começaram a construir o templo de Deus em Jerusalém; os profetas de Deus estavam com eles, dando-lhes apoio. 3Por esta época, Tatanai, governador da região de além-rio, Setar-Buzanai e seus colegas vieram ter com eles e lhes perguntaram: “Quem vos deu permissão para reconstruir este templo e restaurar estas paredes? 4Quais os nomes das pessoas que estão fazendo esta construção?”5Mas Deus tinha os olhos voltados para os anciãos dos judeus: não foram obrigados a parar o trabalho, até que chegasse a Dario um relatório e viesse uma resposta escrita sobre a questão. 6Cópia da carta que Tatanai, governador da região de além-rio, Setar-Buzanai e seus colegas, as autoridades da região de além-rio mandaram ao rei Dario. 7Enviaram-lhe um relatório nestes termos:
“Ao rei Dario, paz completa!
8Saiba o rei que estivemos na província de Judá, no templo do grande Deus. Ele está sendo reconstruído com pedras enormes e suas paredes estão sendo revestidas de madeira; o trabalho está sendo executado com diligência e progride nas mãos dessa gente. 9Interrogamos, pois, aqueles anciãos e lhes dissemos: ‘Quem vos deu permissão para reconstruirdes este templo e restaurardes estas paredes?’ 10Pedimos também os nomes deles para te relatar; pudemos assim transcrever os nomes dos homens que estão à frente deles. 11Eis a resposta que nos deram: ‘Somos os servidores do Deus do céu e da terra; estamos reconstruindo um templo que havia sido edificado muitos anos atrás e que um grande rei de Israel construiu e terminou. 12Mas porque nossos pais irritaram o Deus do céu, este os entregou nas mãos de Nabucodonosor, o caldeu, rei de Babilônia, que destruiu este templo e deportou o povo para Babilônia. 13Entretanto, no primeiro ano de Ciro, rei de Babilônia, o próprio rei Ciro deu ordem de reconstruir este templo de Deus; 14além disso, o rei Ciro retirou do santuário de Babilônia os utensílios de ouro e prata do templo de Deus, que Nabucodonosor levara do santuário de Jerusalém e transportara para o santuário de Babilônia; mandou entregá-los a um homem chamado Sasabassar, que ele nomeou governador, 15e disse-lhe: Toma estes utensílios, vai depositá-los no santuário de Jerusalém, e que o templo de Deus seja reconstruído em seu lugar primitivo. 16O mesmo Sasabassar veio, pois, colocou os fundamentos do templo de Deus em Jerusalém; e desde aquela época até o presente está sendo construído, mas ainda não está acabado’. 17Agora, pois, se o rei acha conveniente, procure-se nos arquivos do rei, em Babilônia, se é verdade que foi dada por Ciro a ordem de reconstruir o templo de Deus em Jerusalém; e que o rei nos mande sua decisão sobre o assunto”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital