Novo Testamento / Atos dos Apóstolos

Conversão de Saulo.

Capítulo 9

1Entretanto Saulo, ainda respirando ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, apresentou-se ao sumo sacerdote 2e pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, se encontrasse adeptos do Caminho, homens ou mulheres, ele os levasse presos para Jerusalém. 3Durante a viagem, ao se aproximar de Damasco, de repente uma luz vinda do céu o envolveu com sua claridade. 4Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: “Saul, Saul, por que me persegues?” 5“Quem és tu, Senhor?” – perguntou. Ele disse: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues. 6Mas levanta-te, entra na cidade, e aí vão te falar o que deves fazer”. 7Os que iam com ele ficaram parados, mudos; ouviam, sim, a voz, mas não viam ninguém. 8Saulo levantou-se do chão, mas, embora tivesse os olhos abertos, não via nada. Guiando-o pela mão, conduziram-no a Damasco, 9onde passou três dias sem enxergar, sem comer e sem beber. 10Havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. O Senhor chamou-o numa visão: “Ananias!” – “Eis-me aqui, Senhor!” – respondeu. 11“Levanta-te – ordenou-lhe o Senhor – vai à rua Direita e procura, na casa de Judas, um homem chamado Saulo, de Tarso. Ele está rezando 12e viu numa visão um homem chamado Ananias entrar e impor-lhe as mãos para lhe restituir a vista”. 13Ananias respondeu: “Senhor, tenho ouvido muita gente falar deste homem e contar todo o mal que tem feito a vossos santos em Jerusalém. 14Ele aqui tem autorização dos sumos sacerdotes para prender todos os que invocam vosso nome”. 15Mas o Senhor lhe disse: “Vai, pois este homem é para mim um instrumento escolhido, para levar meu nome diante dos gentios, dos reis e dos israelitas. 16Porque lhe mostrarei quanto é necessário sofrer por meu nome”. 17Então Ananias foi, entrou na casa, impôs as mãos a Saulo e lhe disse: “Saul, meu irmão, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo”. 18No mesmo instante caiu-lhe dos olhos algo parecido com escamas, e ele recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado; 19depois tomou alimento, e as forças lhe voltaram.

Saulo prega em Damasco. Saulo passou alguns dias com os discípulos em Damasco 20 e, a seguir, pôs-se a anunciar Jesus nas sinagogas, proclamando que ele é o Filho de Deus. 21Todos os que o ouviam ficavam pasmados e diziam: “Não é este que, em Jerusalém, perseguia os que invocam este nome, e não veio aqui justamente para os conduzir presos aos sumos sacerdotes?” 22Mas Saulo se fortalecia sempre mais e confundia os judeus de Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo. 23Passado certo tempo, os judeus combinaram matá-lo. 24Mas Saulo ficou sabendo de sua trama. Eles guardavam as portas da cidade dia e noite, a fim de o matarem. 25Então os discípulos o tomaram de noite e o desceram dos muros num cesto.

Saulo em Jerusalém.

26Chegando a Jerusalém, procurava juntar-se aos discípulos, mas todos tinham medo dele, não acreditando que fosse discípulo. 27Mas Barnabé o acolheu e foi apresentá-lo aos apóstolos, aos quais contou como, no caminho, Saulo tinha visto o Senhor, que lhe falara, e com que firmeza ele tinha pregado em Damasco em nome de Jesus. 28Desde então Saulo andava livremente com os apóstolos em Jerusalém e pregava com firmeza em nome do Senhor. 29Falava e discutia com os helenistas, mas eles procuravam matá-lo. 30Sabendo disso, os irmãos o acompanharam até Cesareia e o enviaram para Tarso. 31Entretanto, em toda a Judeia, Galileia e Samaria, a Igreja vivia em paz. Ela se consolidava e caminhava no temor do Senhor e crescia em número com a assistência do Espírito Santo.

Cura de Eneias em Lida.

32Pedro, que passava por todo lugar, desceu certa vez para visitar os santos que moravam em Lida. 33Encontrou um homem, chamado Eneias, que jazia num leito havia oito anos, pois era paralítico. 34Pedro lhe disse: “Eneias, Jesus Cristo te dá a cura. Levanta-te e arranja tu mesmo a cama”. Ele se levantou imediatamente. 35Todos os habitantes de Lida e da planície de Saron o viram e se converteram ao Senhor.

Ressurreição de Tabita em Jope.

36Havia em Jope uma discípula chamada Tabita, em grego Dorcas. Era notável pelas boas obras e pelas esmolas que dava. 37Ora, aconteceu que naqueles dias ela caiu doente e morreu. Depois de a terem lavado, puseram-na numa sala do andar de cima. 38Como Lida ficava perto de Jope, os discípulos, ouvindo dizer que Pedro lá estava, enviaram-lhe dois homens para fazer-lhe este pedido: “Vem até nós sem demora”. 39Pedro partiu imediatamente com eles. Logo que chegou, fizeram-no subir à sala de cima, onde todas as viúvas em pranto se juntaram em torno dele, mostrando-lhe as túnicas e as vestes que Dorcas fazia quando estava com elas. 40Pedro mandou que todos saíssem; depois, de joelhos, rezou. Voltando-se depois para o corpo, disse: “Tabita, levanta-te!” Ela abriu os olhos e, vendo Pedro, sentou-se. 41Tomando-lhe a mão, Pedro a fez levantar-se. Chamando então os santos e as viúvas, apresentou-a viva. 42Isto foi conhecido em toda Jope, e muitos creram no Senhor. 43Pedro ficou bastante tempo em Jope na casa de um tal Simão, curtidor.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital