Novo Testamento / Atos dos Apóstolos

Capítulo 8

1Quanto a Saulo, ele aprovava este assassinato.

Perseguição contra a Igreja. Naquele dia, irrompeu violenta perseguição contra a Igreja de Jerusalém, e todos, com exceção dos apóstolos, dispersaram-se pelas regiões da Judeia e da Samaria. 2Entretanto, alguns homens devotos sepultaram Estêvão e fizeram grande luto por ele. 3Saulo, porém, devastava a Igreja: entrava nas casas, arrancando homens e mulheres para lançá-los na prisão. 4Mas os que foram dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra da Boa Nova.

Filipe na Samaria.

5Foi assim que Filipe desceu a uma cidade da Samaria e ali se pôs a anunciar o Cristo. 6As multidões atendiam unânimes à pregação de Filipe, ouvindo e vendo os sinais que fazia. 7De muitos possessos saíam espíritos impuros, gritando em alta voz, e numerosos paralíticos e aleijados foram curados. 8E foi grande a alegria naquela cidade.

Simão, o mago.

9Fazia tempo que morava na cidade um homem chamado Simão, que praticava a magia provocando a admiração dos samaritanos e fazendo-se passar por uma pessoa importante. 10E todos, do maior ao menor, davam-lhe atenção, exclamando: “Este é o poder de Deus, chamado Grande”. 11Davam-lhe atenção, porque havia muito tempo que os fascinava com suas magias. 12Mas quando creram em Filipe, que lhes anunciava a Boa Nova do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, fizeram-se batizar, homens e mulheres. 13O próprio Simão, por sua vez, abraçou a fé, foi batizado e não se separava mais de Filipe. Ficava fora de si à vista dos sinais e dos grandes prodígios que aconteciam. 14Quando os apóstolos, que estavam em Jerusalém, souberam que a Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram Pedro e João para lá. 15Desceram, pois, e rezaram por eles a fim de receberem o Espírito Santo, 16que, de fato, ainda não havia descido sobre nenhum deles; apenas tinham sido batizados em nome do Senhor Jesus. 17Impunham as mãos sobre eles, e recebiam o Espírito Santo.18E Simão, vendo que o Espírito Santo era dado pela imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro, 19dizendo: “Dai-me também a mim esse poder, para que receba o Espírito Santo aquele a quem eu impuser as mãos”. 20Mas Pedro replicou-lhe: “Pereça teu dinheiro, e tu com ele, porque pensaste que podias comprar com dinheiro o dom de Deus! 21Nisto aqui não tens parte nem herança, pois teu coração não é reto diante de Deus. 22Arrepende-te, pois, desta maldade tua e reza ao Senhor para que, se possível, este pensamento de teu coração te seja perdoado; 23pois vejo que estás na amargura do fel e nos laços da iniquidade”. 24Simão respondeu: “Intercedei vós mesmos por mim junto ao Senhor, a fim de que não me aconteça nada do que acabais de dizer”. 25Quanto a eles, após terem dado testemunho e anunciado a palavra do Senhor, voltaram a Jerusalém evangelizando numerosas aldeias samaritanas.

Filipe e o etíope.

26Um anjo do Senhor dirigiu-se a Filipe e disse-lhe: “Levanta-te e vai para o sul, pela estrada que desce de Jerusalém a Gaza; ela está deserta”. 27Ele levantou-se e partiu. Aconteceu que um etíope, eunuco, alto funcionário de Candace, rainha da Etiópia, e superintendente de todos os seus tesouros, que viera em peregrinação a Jerusalém, 28estava de volta, sentado em seu carro, lendo o profeta Isaías. 29O Espírito disse a Filipe: “Avança e aproxima-te daquele carro”. 30Filipe correu e ouviu que o eunuco estava lendo o profeta Isaías. Perguntou-lhe: “Consegues entender o que estás lendo?” 31“E como o poderia – disse ele – se ninguém me orienta?” Convidou Filipe a subir e sentar-se ao lado dele. 32A passagem da Escritura que estava lendo era a seguinte: “Como uma ovelha, foi conduzido ao matadouro; como um cordeiro mudo diante de quem o tosquia, assim ele não abre a boca. 33Em sua humilhação, a justiça lhe foi negada. Sua posteridade, quem a narrará? Pois sua vida foi arrancada da terra”. 34Dirigindo-se a Filipe, o eunuco perguntou: “Por favor, de quem o profeta diz isto? Dele mesmo ou de algum outro?” 35Filipe então tomou a palavra e, partindo desse texto da Escritura, anunciou-lhe a Boa Nova de Jesus. 36Seguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água, e o eunuco disse: “Aqui temos água. Que impede que eu seja batizado?” 37Filipe respondeu: “Se crês de todo o coração, podes sê-lo.”– “Eu creio, disse ele, que Jesus Cristo é o Filho de Deus.” 38O eunuco mandou parar o carro. Desceram ambos à água, Filipe e o eunuco, e ele o batizou. 39Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe, e o eunuco não o viu mais. E continuou a viagem todo alegre. 40Quanto a Filipe, achou-se em Azoto; e, prosseguindo, anunciava a Boa Nova em todas as cidades, até chegar a Cesareia.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital