Novo Testamento / Atos dos Apóstolos

Ananias e Safira.

Capítulo 5

1Um homem, chamado Ananias, vendeu um terreno de comum acordo com sua mulher Safira; 2e, em conivência com ela, reteve uma parte do preço e trouxe o restante para depositá-lo aos pés dos apóstolos. 3Mas Pedro disse: “Ananias, por que Satanás tomou conta de teu coração, a ponto de mentires ao Espírito Santo e reteres uma parte do preço do terreno? 4Se o terreno não fosse vendido, não continuaria teu? E depois que foi vendido, o dinheiro obtido não estava a tua disposição? Como foi que colocaste em teu coração um tal propósito? Não foi aos homens que mentiste, mas a Deus”. 5Ouvindo essas palavras, Ananias caiu e morreu. Um grande temor apoderou-se então de todos os que ouviram isto. 6Vieram os jovens, envolveram o corpo e o levaram à sepultura. 7Após um intervalo de três horas mais ou menos, entrou sua mulher, que de nada sabia. 8Pedro interpelou-a: “Dize-me, foi por tal preço que vendestes o terreno?” Ela respondeu: “Sim, foi”. 9Pedro lhe disse: “Como combinastes para tentar o Espírito do Senhor? Estão aí na porta os que sepultaram teu marido, e eles vão te levar”. 10Na mesma hora ela caiu aos pés do apóstolo e morreu. Quando os jovens entraram, encontraram-na morta e levaram-na para enterrá-la junto ao marido. 11Um grande temor apoderou-se então da Igreja inteira e de todos os que ficaram sabendo deste fato.

Milagres dos apóstolos.

12Eram muitos os sinais e prodígios feitos pelas mãos dos apóstolos no meio do povo. Costumavam estar todos juntos no pórtico de Salomão; 13e nenhuma das outras pessoas ousava juntar-se a eles, mas o povo os elogiava. 14Ia crescendo sempre mais o número dos homens e mulheres que abraçavam a fé no Senhor. 15Chegavam a carregar os doentes, em camas e macas, para pô-los nas ruas a fim de que, quando Pedro passasse, pelo menos a sombra dele cobrisse algum deles. 16Acorria também muita gente das cidades vizinhas de Jerusalém, trazendo doentes e pessoas atormentadas por espíritos imundos, e todos eram curados.

Prisão e libertação dos apóstolos.

17Interveio então o sumo sacerdote, com todos os de sua comitiva, o partido dos saduceus. Cheios de inveja, 18mandaram prender os apóstolos e lançá-los na cadeia pública. 19Mas durante a noite um anjo do Senhor abriu as portas da prisão e, depois de os ter conduzido para fora, disse-lhes: 20“Ide, apresentai-vos no templo e anunciai ao povo todas estas palavras de vida”. 21Obedecendo a esta ordem, entraram no templo de madrugada e puseram-se a ensinar.

Os apóstolos comparecem perante o Sinédrio. Entretanto chegou o sumo sacerdote com sua comitiva. Convocaram o Sinédrio e todos os anciãos dos israelitas e mandaram buscar os apóstolos na prisão. 22Mas os servos, chegando lá, não os encontraram na cadeia. Voltaram, pois, para dizer: 23“Encontramos a prisão cuidadosamente fechada e os guardas a postos junto à saída. Mas quando a abrimos, não achamos ninguém lá dentro”. 24Ao ouvirem isso, o chefe do templo e os sumos sacerdotes ficaram perplexos em relação aos apóstolos, pensando o que viria a ser aquilo. 25Veio então alguém que lhes anunciou: “Os homens que lançastes na prisão estão lá no templo ensinando o povo”. 26Então o chefe do templo partiu com seus homens e trouxe de volta os apóstolos, mas sem violência, pois tinham medo de serem apedrejados pelo povo. 27Tendo-os trazido, fizeram-nos comparecer diante do Sinédrio. O sumo sacerdote interrogou-os: 28“Não vos proibimos expressamente de ensinar neste nome? Mas vós enchestes Jerusalém com vossa doutrina e quereis jogar sobre nós a responsabilidade pela morte deste homem”. 29Pedro e os apóstolos responderam: “Deve-se obedecer antes a Deus que aos homens. 30O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, que vós matastes, suspendendo-o num madeiro. 31Deus exaltou-o por sua direita, fazendo-o Chefe e Salvador, para conceder a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados. 32E disso nós somos testemunhas, como também o Espírito Santo, que Deus tem dado àqueles que lhe obedecem”.

Intervenção de Gamaliel.

33Ouvindo isto, ficaram furiosos e planejavam matá-los. 34Mas um fariseu, chamado Gamaliel, doutor da lei respeitado por todo o povo, levantou-se no meio do Sinédrio e ordenou que fizessem aqueles homens sair por um momento. 35Depois lhes disse: “Israelitas, considerai bem o que ides fazer com estes homens. 36Pois não faz muito tempo, surgiu Teudas, que pretendia ser alguém, ao qual aderiu um bando de uns quatrocentos homens; mas foi morto, e todos os seus seguidores debandaram, e não restou ninguém. 37Depois, na época do recenseamento, surgiu Judas, o galileu, que arrastou muita gente atrás dele; também ele morreu, e todos os seus seguidores foram dispersos. 38Então, eu vos digo, não vos ocupeis com estes homens; deixai-os! Pois se esta empresa ou esta obra vem dos homens, ela se destruirá; 39mas se de fato ela vem de Deus, não podereis destruí-la. Não corrais o risco de lutar contra Deus”. 40Eles concordaram com ele. Chamaram, então, os apóstolos, mandaram açoitá-los e, depois de proibi-los de falar no nome de Jesus, puseram-nos em liberdade. 41Saíram, pois, do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de sofrer injúrias por causa do nome de Jesus. 42E cada dia, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Boa Nova do Cristo Jesus.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital