Novo Testamento / Atos dos Apóstolos

A vinda do Espírito Santo

Capítulo 2

1Ao chegar o dia de Pentecostes, todos estavam reunidos no mesmo lugar. 2De repente, veio do céu um ruído semelhante ao de uma forte ventania e encheu toda a casa onde estavam. 3E apareceram-lhes línguas como de fogo, que se repartiam, pousando sobre cada um deles. 4Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito concedia a eles se expressarem. 5Achavam-se então em Jerusalém judeus devotos de todas as nações que há debaixo do céu. 6Quando se ouviu o ruído, a multidão se reuniu e ficou espantada, porque cada um os ouvia falar em sua própria língua. 7Atônitos e maravilhados, diziam: “Não são galileus todos esses que estão falando? 8E como é que cada um de nós os ouve falar em sua própria língua? 9Somos partos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia, da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10da Frígia e da Panfília, do Egito e da região da Líbia junto a Cirene, estrangeiros de Roma, 11judeus e prosélitos, cretenses e árabes; e nós os ouvimos anunciando em nossa língua as maravilhas de Deus”. 12Todos estavam pasmados e perplexos, perguntando uns aos outros: “Que pode ser isto?” 13Outros diziam zombando: “Estão cheios de vinho doce!”

Primeiro discurso de Pedro.

14Então Pedro, de pé, junto com os Onze, ergueu a voz e dirigiu ao povo estas palavras: “Homens da Judeia e vós todos que vos achais em Jerusalém! Ficai sabendo disto e prestai atenção a minhas palavras. 15Estes homens não estão bêbados, como pensais, sendo apenas nove horas da manhã. 16Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: 17‘Acontecerá, nos últimos dias, diz Deus,
que derramarei meu Espírito sobre todo ser humano.
Vossos filhos e vossas filhas profetizarão,
vossos jovens terão visões e vossos idosos terão sonhos.
18Também sobre meus servos e minhas servas
derramarei naqueles dias meu Espírito, e profetizarão.
19Farei prodígios lá em cima no céu
e sinais aqui embaixo na terra,
sangue, fogo e vapor de fumaça.
20O sol se mudará em trevas e a lua em sangue,
antes que chegue o dia do Senhor, grande e glorioso dia.
21E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo’. 22Homens de Israel, ouvi estas palavras: Jesus de Nazaré foi por Deus credenciado junto de vós, por meio de milagres, prodígios e sinais, que Deus realizou entre vós por meio dele, como bem sabeis. 23Este homem, que tinha sido entregue segundo o desígnio preestabelecido e a presciência de Deus, vós o prendestes e o matastes, pregando-o na cruz por mãos de gente má. 24Mas Deus o ressuscitou, libertando-o das angústias da morte, pois não era possível que ele ficasse detido sob seu poder. 25Com efeito, diz Davi a respeito dele:
‘Eu contemplava sempre o Senhor diante de mim;
porque ele está a minha direita, para eu não vacilar.
26Por isso, meu coração se alegrou e exultou minha língua.
E também minha carne repousará na esperança
27de que não me abandonareis na mansão dos mortos,
nem permitireis que vosso Santo experimente a corrupção.
28Os caminhos da vida me fizestes conhecer,
encher-me-eis de alegria com vossa presença’.
29Irmãos, permiti que eu vos fale com toda a franqueza: o patriarca Davi morreu e foi sepultado, e seu túmulo se acha entre nós até hoje. 30Mas como ele era profeta e sabia que Deus lhe havia prometido com juramento fazer sentar-se sobre seu trono um descendente seu, 31ele viu de antemão e anunciou a ressurreição de Cristo, dizendo que ele não seria abandonado na mansão dos mortos e que sua carne não sofreria a corrupção. 32A este Jesus, Deus o ressuscitou, disso todos somos testemunhas. 33E agora, exaltado pela direita de Deus, ele recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e o derramou; é isso que estais vendo e ouvindo. 34Pois não foi Davi que subiu ao céu e no entanto ele diz:
‘O Senhor disse a meu senhor:
senta-te a minha direita
35até que eu ponha teus inimigos debaixo de teus pés’.
36Portanto, que toda a casa de Israel fique sabendo, com certeza, que Deus estabeleceu como Senhor e Messias esse Jesus que vós crucificastes!”

As primeiras conversões.

37Ao ouvirem essas palavras, sentiram o coração agoniado e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: “Que devemos fazer, irmãos?” 38Pedro respondeu-lhes: “Arrependei-vos e cada um procure receber o batismo em nome de Jesus Cristo, para a remissão de vossos pecados; e assim recebereis o dom do Espírito Santo. 39Porque é para vós a promessa, como também para vossos filhos e para todos os que estão longe, para quantos forem chamados pelo Senhor nosso Deus”. 40E com muitas outras palavras dava testemunho e exortava-os, dizendo: “Salvai-vos desta geração perversa!” 41Os que aceitaram sua palavra receberam o batismo. E, naquele dia, uniram-se a eles umas três mil pessoas.

A vida da comunidade.

42Eles perseveravam na doutrina dos apóstolos, na vida em comunidade, na fração do pão e nas orações. 43O temor se apoderava de todos, e eram numerosos os prodígios e sinais feitos pelos apóstolos. 44Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. 45Vendiam suas propriedades e seus bens e distribuíam o dinheiro entre todos, conforme cada um precisava. 46Unidos de coração, frequentavam todos os dias o templo e partiam o pão em suas casas, tomando as refeições com alegria e simplicidade de coração. 47Louvavam a Deus e gozavam da estima de todo o povo. E cada dia o Senhor ia ajuntando à comunidade os que seriam salvos.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital