Novo Testamento / Atos dos Apóstolos

Martírio de Tiago e prisão de Pedro.

Capítulo 12

1Por aquele tempo, o rei Herodes deteve alguns membros da Igreja para os maltratar. 2Mandou matar à espada Tiago, irmão de João. 3Vendo que isto agradava aos judeus, mandou prender Pedro também. Eram os dias dos Ázimos. 4Mandou que fosse preso e lançado na prisão, colocando-o sob a guarda de quatro piquetes de quatro soldados cada um; era sua intenção fazê-lo comparecer diante do povo depois da Páscoa. 5Enquanto Pedro era assim mantido na prisão, a oração da Igreja se elevava a Deus por ele sem cessar.

Pedro é libertado por um anjo.

6Ora, na noite anterior ao dia em que Herodes devia apresentá-lo publicamente, Pedro estava dormindo entre dois soldados; duas correntes o prendiam e, diante da porta, sentinelas guardavam a prisão. 7De repente, um anjo do Senhor apareceu, e a prisão ficou inundada de luz. O anjo tocou no lado de Pedro, despertou-o e disse: “Levanta-te depressa!” As correntes caíram-lhe das mãos. 8O anjo disse-lhe: “Põe o cinto e calça as sandálias”. Ele obedeceu. Disse-lhe ainda: “Cobre-te com o manto e segue-me”. 9Pedro saiu e o seguia, mas não se dava conta de que era verdade o que estava acontecendo pela ação do anjo: pensava que estava tendo uma visão. 10Passaram assim pelo primeiro posto de guarda, depois pelo segundo, e chegaram ao portão de ferro que dá para a cidade; ele se abriu sozinho diante deles. Saíram, foram até o fim de uma rua e depois, de repente, o anjo o deixou 11Então Pedro, voltando a si, disse: “Agora sei verdadeiramente que o Senhor mandou seu anjo e libertou-me das mãos de Herodes e de tudo quanto esperava o povo judeu”. 12Já plenamente lúcido, foi para a casa de Maria, mãe de João, chamado Marcos, onde uma assembleia bastante numerosa estava reunida em oração. 13Quando bateu à porta da entrada, uma serva, chamada Rosa, veio atender. 14Ela reconheceu a voz de Pedro e, de tanta alegria, em vez de abrir a porta, correu para dentro, para anunciar que Pedro estava lá na porta. 15Disseram-lhe: “Tu estás doida!” Mas ela afirmava que era isso mesmo. “É o anjo dele!”, disseram então. 16Pedro, no entanto, continuava a bater. Quando abriram, viram que era ele mesmo e ficaram espantados. 17Mas ele lhes fez sinal com a mão para que se calassem e lhes contou como o Senhor o tirara da prisão. E acrescentou: “Anunciai isto a Tiago e aos irmãos”. Depois saiu e foi para um outro lugar. 18Ao raiar do dia, houve grande tumulto entre os soldados: o que acontecera com Pedro? 19Herodes mandou procurá-lo e, como não o encontrassem, mandou processar os guardas e ordenou que fossem executados. Depois desceu da Judeia para Cesareia, onde ficou.

Morte de Herodes.

20Herodes estava irritado contra o povo de Tiro e de Sidônia. De comum acordo, estes se apresentaram diante dele e, depois de terem conquistado as boas graças de Blasto, camareiro do rei, solicitavam a paz. Com efeito, sua região recebia os víveres das terras do rei. 21No dia marcado, Herodes, com seus trajes reais, tomou lugar na tribuna e, enquanto discursava, 22o povo se pôs a gritar: “É um deus que fala e não um homem!” 23Mas na mesma hora, um anjo do Senhor o feriu, por não ter dado glória a Deus; corroído de vermes, expirou. 24Entretanto a palavra de Deus crescia e se difundia. 25Quanto a Barnabé e Saulo, após terem concluído seu ministério, voltaram para Jerusalém, levando consigo João, chamado Marcos.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital