Novo Testamento / Atos dos Apóstolos

Pedro justifica sua atitude.

Capítulo 11

1Os apóstolos e os irmãos da Judeia ficaram sabendo que também os pagãos tinham acolhido a palavra de Deus. 2Quando, pois, Pedro subiu a Jerusalém, os circuncisos o repreendiam, dizendo: 3”Entraste na casa de incircuncisos e comeste com eles!” 4Pedro então se pôs a explicar toda a história, ponto por ponto, dizendo: 5“Eu estava em oração na cidade de Jope, quando, em êxtase, tive uma visão: do céu descia um objeto, semelhante a uma grande toalha que baixava, segura pelas quatro pontas, e veio até mim. 6Olhei-a atentamente e vi dentro dela quadrúpedes da terra, animais selvagens, répteis e aves do céu. 7Ouvi então uma voz que me dizia: “Levanta-te, Pedro, mata e come”. 8Respondi: “De maneira nenhuma, Senhor, pois nada de profano ou de impuro jamais entrou em minha boca”. 9Uma segunda vez, a voz voltou a falar do céu: “O que Deus purificou, não o chames de impuro”. 10Isto repetiu-se por três vezes; depois tudo foi de novo recolhido ao céu. 11Justamente nesta hora, três homens chegaram à casa onde estávamos; eram enviados de Cesareia, a minha procura. 12O Espírito me disse que os acompanhasse sem hesitar. Os seis irmãos que aqui estão foram comigo também e entramos na casa do tal homem. 13Ele nos contou que tinha visto um anjo apresentar-se em sua casa e dizer-lhe: “Manda chamar em Jope Simão, chamado Pedro. 14Ele te dirá palavras por meio das quais serás salvo tu e toda a tua família”. 15Ora, mal eu começara a falar, quando o Espírito Santo desceu sobre eles, assim como sobre nós no início. 16Lembrei-me então desta palavra do Senhor, que dizia: ‘João batizou com água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo’. 17Se, pois, Deus lhes concedeu o mesmo dom que a nós, por terem acreditado no Senhor Jesus Cristo, quem era eu para impedir a ação de Deus?” 18Essas palavras os acalmaram, e eles glorificaram a Deus, dizendo: “Assim, pois, também aos pagãos Deus concedeu o arrependimento que conduz à vida!”

Fundação da comunidade de Antioquia.

19Entretanto, os que se haviam dispersado, por ocasião da perseguição que houve no tempo de Estêvão, chegaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia, mas sem pregar a Palavra a ninguém que não fosse judeu. 20Contudo, havia entre eles alguns cipriotas e cireneus que, vindos a Antioquia, dirigiam-se também aos gregos, anunciando-lhes a Boa Nova do Senhor Jesus. 21A mão do Senhor os ajudava, e grande foi o número dos que abraçaram a fé e se converteram ao Senhor. 22Esta notícia chegou aos ouvidos da Igreja de Jerusalém, e delegaram Barnabé para Antioquia. 23Quando ele chegou e viu a graça concedida por Deus, alegrou-se e encorajou todos a se manterem de coração resoluto, fiéis ao Senhor, 24pois era um homem virtuoso, cheio do Espírito Santo e de fé. Assim uma multidão considerável aderiu ao Senhor. 25Barnabé foi então buscar Saulo em Tarso e, tendo-o encontrado, conduziu-o a Antioquia. 26Passaram um ano inteiro trabalhando juntos na Igreja e lá instruíram uma multidão considerável. Foi em Antioquia que, pela primeira vez, os discípulos receberam o nome de cristãos.

Coleta para a Igreja de Jerusalém.

27Naqueles dias, alguns profetas desceram de Jerusalém a Antioquia. 28Um deles, chamado Ágabo, levantou-se e, sob a ação do Espírito, pôs-se a anunciar que haveria uma grande fome em toda a terra. O que de fato aconteceu no reinado de Cláudio. 29Os discípulos decidiram então enviar, cada qual segundo suas posses, auxílios aos irmãos que moravam na Judeia; 30assim o fizeram, enviando-os aos anciãos por intermédio de Barnabé e de Saulo.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital