Novo Testamento / Atos dos Apóstolos

Prólogo.

Capítulo 1

1Em meu primeiro livro, ó Teófilo, falei de tudo o que Jesus fez e ensinou desde o começo 2até o dia em que foi elevado ao céu, depois de ter dado suas instruções aos apóstolos que havia escolhido sob a ação do Espírito Santo. 3A eles também, após sua paixão, Jesus apresentou-se vivo com muitas provas, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando-lhes do Reino de Deus. 4Um dia, estando à mesa com eles, mandou que não saíssem de Jerusalém, mas que esperassem que se cumprisse a promessa do Pai, “aquela – disse ele – que ouvistes de minha boca: 5porque João batizou com água, mas vós, é no Espírito Santo que sereis batizados, dentro de poucos dias”.

A Ascensão de Jesus.

6Estando, pois, reunidos, perguntavam-lhe: “Senhor, é agora que vais restabelecer a realeza em Israel?” 7Respondeu-lhes Jesus: “Não compete a vós saber os tempos e os momentos que o Pai marcou com sua própria autoridade. 8Mas recebereis a força do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia, na Samaria e até os confins da terra”. 9Depois dessas palavras, foi elevando-se à vista deles, e uma nuvem escondeu-o a seus olhos. 10E enquanto ele partia, ficaram olhando para o céu. Nisso apareceram junto deles dois homens vestidos de branco 11e lhes disseram: “Homens da Galileia, por que ficais olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que foi tirado de vosso meio para o céu, voltará assim como o vistes ir para o céu”.

O grupo dos apóstolos.

12Então voltaram para Jerusalém, partindo do assim chamado monte das Oliveiras, que fica perto de Jerusalém, à distância de uma caminhada de sábado. 13Depois de entrarem na cidade, subiram para a sala de cima, onde ficavam Pedro, João, Tiago, André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, e Simão, o zelota, e Judas, filho de Tiago.14Todos perseveravam unânimes na oração, junto com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e com seus irmãos.

A eleição de Matias.

15Naqueles dias, levantou-se Pedro no meio dos irmãos – estavam lá reunidas umas cento e vinte pessoas – e disse: 16“Irmãos, era preciso que se cumprisse o que o Espírito Santo havia predito na Escritura, pela boca de Davi, a respeito de Judas, que se tornou o guia dos que prenderam Jesus. 17Era um dos nossos e recebeu sua parte em nosso ministério.18Este homem comprou um terreno com o salário de seu crime; depois caiu de cabeça para baixo, rebentou ao meio, e todas as suas entranhas se derramaram. 19Disso ficaram sabendo todos os habitantes de Jerusalém, e por isso o tal terreno ganhou na língua deles o nome de Hacéldama, que significa “Campo de Sangue”. 20Ora, está escrito no livro dos Salmos: ‘Fique deserta sua casa, e não haja quem nela habite’. E também: ‘Que um outro assuma seu cargo’. 21É preciso pois que, dentre esses homens que nos vêm acompanhando por todo o tempo que o Senhor Jesus viveu entre nós,
22a começar pelo batismo de João até o dia em que nos foi tirado, um deles se torne junto conosco testemunha de sua ressurreição”. 23Apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha o apelido de Justo, e Matias. 24Então fizeram esta oração: “Ó Senhor, que conheceis o coração de todos, mostrai-nos qual destes dois escolhestes, 25para que assuma, neste serviço de apostolado, o lugar que Judas abandonou para ir ao lugar que é seu”. 26Tiraram a sorte, e a sorte caiu sobre Matias, que foi associado aos onze apóstolos.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital