Novo Testamento / Apocalipse

A árvore da vida.

Capítulo 22

1Depois o anjo mostrou-me um rio de água viva, límpido como cristal, que brotava do trono de Deus e do Cordeiro.
2No meio da praça da cidade e de ambos os lados do rio encontra-se a árvore da vida que dá fruto doze vezes, um fruto cada mês; e suas folhas servem para curar as nações. 3Já não haverá mais maldição. O trono de Deus e do Cordeiro estará na cidade, e os servos de Deus o adorarão; 4eles verão sua face, e seu nome estará em suas frontes.
5Não haverá mais noite; não precisarão da luz da lâmpada, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e eles reinarão pelos séculos dos séculos.

Veracidade das visões.

6Depois me disse: “Estas palavras são certas e verdadeiras; o Senhor Deus, que inspira os profetas, enviou seu anjo para mostrar a seus servos as coisas que devem acontecer em breve. 7E eu virei sem demora! Feliz aquele que guarda as palavras proféticas deste livro!”
8Fui eu, João, que vi e escutei tudo isto. Quando terminei de escutar e de ver, caí aos pés do anjo que me mostrava essas coisas, para o adorar. 9Mas ele me disse: “Não faças isso! Eu sou um servo como tu e teus irmãos, os profetas, e os que guardam as palavras deste livro; é a Deus que deves adorar!”
10E acrescentou: “Não conserves em segredo as palavras proféticas deste livro, pois o tempo está próximo. 11Que o malfeitor continue a fazer o mal e que o impuro continue na impureza; que o justo pratique ainda a justiça e que o santo santifique-se ainda. 12Eis que venho em breve e trago comigo minha retribuição, para dar a cada um segundo suas obras. 13Eu sou o A e o Z, o Primeiro e o Último, o Começo e o Fim. 14Felizes os que lavam suas vestes: eles terão parte na árvore da vida e poderão entrar na Cidade pelas portas!
15Fiquem de fora os cães, os feiticeiros, os impuros, os homicidas, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira”.

Vinde, Senhor Jesus!

16Eu, Jesus, enviei meu anjo para dar-vos este testemunho sobre as Igrejas. Eu sou a raiz da descendência de Davi, a brilhante estrela da manhã.
17O Espírito e a Esposa dizem: “Vem!” Aquele que ouve também diga: “Vem!” Quem tem sede venha, e quem quiser receba gratuitamente a água viva.
18A todo aquele que ouve as palavras proféticas deste livro, eu declaro: Se alguém lhes fizer algum acréscimo, Deus lhe acrescentará as pragas descritas neste livro. 19E se alguém tirar alguma coisa das palavras deste livro profético, Deus lhe tirará também sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, que estão descritas neste livro!”
20Aquele que dá testemunho destas coisas, diz: “Sim, venho em breve”. Amém! Vem, Senhor Jesus!
21A graça do Senhor Jesus esteja com todos vós! Amém!

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital