Novo Testamento / Apocalipse

O julgamento da grande Prostituta.

Capítulo 17

1Então veio um dos sete anjos que tinham as sete taças e me disse: “Vem! Vou mostrar-te o julgamento da grande Prostituta, que está sentada à beira de muitas águas. 2Com ela se prostituíram os reis da terra, e os habitantes da terra se embriagaram com o vinho de sua prostituição”. 3Ele me transportou ao deserto, em espírito. Vi então uma mulher sentada sobre uma Fera escarlate, coberta de nomes blasfemos, com sete cabeças e dez chifres. 4 A mulher estava vestida de púrpura e escarlate, enfeitada de ouro, pedras preciosas e pérolas; tinha na mão um cálice de ouro, cheio de abominações e das imundícies de sua prostituição.5Em sua fronte estava escrito um nome misterioso: “Babilônia, a grande, a mãe das prostitutas e das abominações da terra”. 6Vi que a mulher estava embriagada com o sangue dos santos e com o sangue das testemunhas de Jesus. Vendo-a, fiquei muito espantado,  7mas o anjo me disse: “Por que estás espantado? Vou explicar-te o mistério da mulher e da Fera de sete cabeças e dez chifres que a carrega.

A Fera e a prostituta.

8A Fera que viste existia, mas não existe mais; ela vai subir do abismo, mas caminha para a perdição. E os habitantes da terra, cujos nomes não foram escritos no livro da vida desde a criação do mundo, ficarão admirados quando virem a Fera, porque ela existia, não existe mais, porém reaparecerá. 9Aqui se requer uma mente que tenha sabedoria: as sete cabeças são sete colinas, sobre as quais a mulher está sentada. São também sete reis, 10dos quais cinco já passaram, um está vivo e o outro ainda não veio; quando vier, deve durar pouco. 11Quanto à Fera que existia e não existe mais, é ela própria o oitavo e também um dos sete; ela caminha para a perdição. 12Os dez chifres que viste são dez reis; ainda não receberam a realeza, mas receberão um poder real, por uma hora apenas, junto com a Fera. 13Todos têm uma só intenção: entregar à Fera seu poder e sua autoridade. 14Vão fazer guerra contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque ele é Senhor dos senhores e Rei dos reis, e os que estão com ele são os chamados, os escolhidos e os fiéis”.
15O anjo me disse ainda: “As águas que viste, onde está sentada a Prostituta, são povos e multidões, nações e línguas.
16Mas os dez chifres que viste e a Fera vão odiar a Prostituta e despojá-la de suas vestes, deixando-a nua; comerão suas carnes e vão consumi-la pelo fogo. 17Pois Deus lhes inspirou a decisão de realizar seu próprio desígnio: entrar em acordo para entregar sua autoridade real à Fera, até que se cumpram as palavras de Deus. 18E a mulher que viste é a grande cidade que está reinando sobre os reis da terra”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital