Antigo Testamento / Amós

A visão dos gafanhotos.

Capítulo 7

1O Senhor Javé mostrou-me o seguinte: ele estava formando uma nuvem de gafanhotos, quando começava a germinar o feno tardio, aquele que brota depois do corte reservado ao rei.  2Quando acabaram de devorar o feno do país, eu disse: “Senhor Javé, perdoai! Como Jacó poderá resistir? É tão pequeno!” 3Javé arrependeu-se: “Isto não sucederá”, disse Javé.

A seca.

4O Senhor Javé mostrou-me o seguinte: o Senhor Javé chamava para o castigo; o fogo devorou o grande abismo e devorava o campo. 5Eu disse: “Senhor Javé, cessai! Como Jacó poderá resistir? É tão pequeno!” 6Javé arrependeu-se. “Tampouco isto sucederá!”, disse o Senhor Javé.

O fio de prumo.

7O Senhor mostrou-me o seguinte: ele estava sobre uma parede levantada a prumo e tinha na mão um fio de prumo. 8Javé me disse: “O que vês, Amós?” Respondi: “Um fio de prumo”. O Senhor me disse: “Eu ponho um fio de prumo no meio de meu povo, Israel; não lhe perdoarei mais nada. 9Serão devastados os lugares altos de Isaac, e os santuários de Israel serão arrasados quando eu me levantar com a espada contra a casa de Jeroboão”.

Disputa com Amasias.

10Então Amasias, sacerdote de Betel, mandou dizer a Jeroboão, rei de Israel: “Amós conjura contra ti no meio da casa de Israel. O país não pode tolerar suas palavras. 11Pois é assim que fala Amós: Pela espada morrerá Jeroboão, e Israel certamente será deportado para longe de sua terra”. 12Amasias disse então a Amós: “Vai-te embora, vidente, foge para o país de Judá; lá comerás teu pão e lá poderás profetizar; 13mas em Betel não profetizes mais, porque este é o santuário do rei e o templo do reino”. 14Amós respondeu a Amasias:
“Eu não era profeta, nem filho de profeta;
era boiadeiro e cultivava sicômoros;
15Javé me tirou
de detrás do gado e Javé me disse:
‘Vai, profetiza a Israel, meu povo!’
16Agora escuta a palavra de Javé: Tu dizes: ‘Não profetizes contra Israel, nem pregues contra a casa de Isaac’. 17Pois bem, diz Javé: ‘Tua esposa se prostituirá na cidade, teus filhos e tuas filhas cairão pela espada, tua terra será repartida a cordel, tu morrerás em terra impura, e Israel será deportado para longe de sua terra’”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital