Antigo Testamento / Josué

Partilha da terra conquistada.

Capítulo 13

1Josué era já idoso e de idade avançada; Javé lhe disse: “Tu és idoso e de idade avançada, e resta ainda muita terra para conquistar. 2É esta a terra que falta: todas as províncias dos filisteus e toda a terra dos gessuritas, 3desde o Sior, que está defronte do Egito, até a fronteira de Acaron, ao norte – território considerado cananeu; os cinco principados dos filisteus: Gaza, Azoto, Ascalon, Gat e Acaron; também os heveus, 4ao sul; toda a terra dos cananeus, desde Ara dos sidônios até Afeca, e a fronteira dos amorreus; 5a região de Biblos e todo o Líbano, ao oriente, desde Baal-Gad, aos pés do monte Hermon, até a entrada de Emat. 6Todos os habitantes da montanha, desde o Líbano até Maserefot-Maim, todos os sidônios, eu os expulsarei de diante dos israelitas. Tu deves somente distribuir por sorte este país em herança a Israel, como te ordenei. 7Agora, pois, reparte esta terra em herança entre as nove tribos e a meia tribo de Manassés”. 8As tribos de Rúben e de Gad e a outra metade da tribo de Manassés já haviam recebido sua herança, aquilo que Moisés lhes havia dado do outro lado do Jordão, ao oriente; o próprio Moisés, servo de Javé, lhes havia dado: 9desde Aroer, na margem da torrente do Arnon, com a cidade que está no meio do vale, e todo o planalto de Medaba até Dibon; 10todas as cidades de Seon, rei dos amorreus, que reinava em Hesebon, até a fronteira dos amonitas; 11Galaad e o território dos gessuritas e dos maacatitas, toda a montanha do Hermon e todo o Basã até Saleca; 12no Basã, todo o reino de Og, que reinava em Astarot e em Edrai, e era o último sobrevivente dos refaítas. Estes foram derrotados e expulsos por Moisés. 13Mas os israelitas não expulsaram os gessuritas e os maacatitas, e assim eles continuam morando no meio de Israel até hoje. 14Somente à tribo de Levi não foi dada herança; as oferendas feitas a Javé, Deus de Israel, são sua herança, como ele lhes disse.

 

Tribo de Rúben.

15Moisés havia dado uma parte à tribo dos filhos de Rúben, segundo suas famílias. 16Seu território ia desde Aroer, à margem da torrente do Arnon, com a cidade que está no meio do vale, todo o planalto até Medaba, 17Hesebon e todas as cidades que estão no planalto: Dibon, Bamot-Baal, Bet-Baal-Meon, 18Jasa, Cedimot, Mefaat, 19Cariataim, Sábama e, na montanha da Arabá, Sarat-Asaar; 20Bet-Fegor, as encostas do Fasga, Bet-Jesimot, 21todas as cidades do planalto e todo o reino de Seon, rei dos amorreus, que reinou em Hesebon e foi derrotado por Moisés com os príncipes de Madiã, Evi, Recém, Sur, Hur e Rebe, vassalos de Seon, que habitavam o país. 22Os israelitas também mataram à espada, entre outros, Balaão, o adivinho, filho de Beor. 23O Jordão foi a fronteira do território dos filhos de Rúben. Esta foi a herança dos filhos de Rúben, segundo suas famílias, com as cidades e suas vilas.

Tribo de Gad.

24Também à tribo dos filhos de Gad Moisés havia dado uma parte segundo suas famílias. 25Seu território compreendia Jazer, todas s cidades de Galaad, a metade do país dos amonitas até Aroer que está em frente de Rabá, 26e desde Hesebon até Ramot-Masfa e Betonim; a partir de Maanaim até o território de Debir,  27e no vale: Bet-Aram, Bet-Nemra, Sucot, Safon – o resto do reino de Seon, rei de Hesebon –, tendo o Jordão por limite até a extremidade do mar de Genesaré, além do Jordão, ao oriente. 28Esta foi a herança dos filhos de Gad, segundo suas famílias, com as cidades e suas vilas.

Meia tribo de Manassés.

29Moisés havia dado também uma parte à meia tribo de Manassés; e foi esta a possessão da meia tribo dos filhos de Manassés segundo suas famílias: 30seu território foi desde Maanaim, todo o Basã, todo o reino de Og, rei de Basã, todas as aldeias de Jair em Basã, sessenta cidades. 31A metade de Galaad, assim como Astarot e Edrai, cidades do reino de Og em Basã, foram dadas aos filhos de Maquir, filho de Manassés, a saber, à metade dos filhos de Maquir, segundo suas famílias. 32Estas são as heranças que Moisés repartiu nas planícies de Moab, além do Jordão, defronte de Jericó, ao oriente. 33Mas à tribo de Levi, Moisés não deu herança: Javé, Deus de Israel, é sua herança, como lhes havia dito.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital