Novo Testamento / São Mateus

Adoração dos Magos.

Capítulo 2

1Jesus nasceu em Belém da Judeia, no tempo do rei Herodes. Então chegaram a Jerusalém alguns Magos do Oriente 2e perguntaram: “Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”. 3Quando ouviu isso, o rei Herodes ficou atordoado e, com ele, toda Jerusalém. 4Reuniu todos os sumos sacerdotes e os escribas do povo para perguntar-lhes onde é que nasceria o Cristo. 5A resposta deles foi: “Em Belém da Judeia, porque assim escreveu o profeta: 6‘E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais cidades de Judá, pois de ti sairá um chefe que vai governar Israel, meu povo’”. 7Herodes chamou então os Magos em segredo e pediu-lhes que dissessem com exatidão quando foi que aparecera a estrela. 8Enviou-os depois a Belém, dizendo: “Ide informar-vos exatamente sobre o menino; e quando o tiverdes encontrado, avisai-me, para que eu também vá adorá-lo”. 9Depois de ouvir essas palavras do rei, os Magos partiram. E a estrela que viram no Oriente ia caminhando à frente deles, até que parou sobre o lugar onde estava o menino. 10Ao verem a estrela, sentiram uma alegria muito grande. 11Eles entraram na casa e viram o menino com Maria, sua mãe. E caindo de joelhos o adoraram. Abriram seus cofres e lhe deram de presente ouro, incenso e mirra. 12Foram avisados num sonho para não voltarem a Herodes; por isso retornaram por outro caminho para sua terra.

Fuga para o Egito.

13Depois que partiram, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, toma o menino e a mãe dele e foge para o Egito. Fica lá até eu te avisar, porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. 14José levantou-se, tomou de noite o menino e a mãe dele e partiu para o Egito. 15Ficou lá até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor falara pelo profeta, com as palavras: “Do Egito chamei meu filho”.

A morte dos inocentes.

16Então Herodes, vendo-se enganado pelos Magos, ficou com muita raiva e mandou matar, em Belém e nas vizinhanças, todos os meninos de dois anos para baixo, conforme o tempo exato que indagara dos Magos. 17Então cumpriu-se o que fora dito pelo profeta Jeremias:18“Em Ramá ouviu-se uma voz, choro e grande lamentação; é Raquel chorando seus filhos, e não quer ser consolada, porque já não existem”.

A Sagrada Família em Nazaré.

19Quando Herodes morreu, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José no Egito 20e lhe disse: “Levanta-te, toma o menino e a mãe dele e vai para a terra de Israel, pois já morreram os que estavam procurando matar o menino. 21Ele levantou-se, tomou o menino e a mãe dele e voltou para a terra de Israel. 22Mas, quando ficou sabendo que Arquelau reinava na Judeia, em lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Avisado num sonho, partiu para a região da Galileia 23e foi morar numa cidade chamada Nazaré, para se cumprir o que fora dito pelos profetas: “Ele será chamado Nazareno”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital