Novo Testamento / São Mateus

Jesus vai para a Judeia.

Capítulo 19

1Quando terminou esses discursos, Jesus deixou a Galileia e foi para a região da Judeia, do outro lado do Jordão. 2Grande multidão o seguiu, e ele curou ali os doentes.

O divórcio.

3Alguns fariseus, querendo pô-lo à prova, vieram perguntar-lhe: “É permitido divorciar-se da esposa por um motivo qualquer?” 4Jesus respondeu: “Não lestes que no princípio o Criador os fez homem e mulher 5e disse: ‘Por isso o homem deixará pai e mãe para unir-se a sua mulher, e os dois serão uma só carne’? 6Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o homem não deve separar o que Deus uniu”. 7Disseram-lhe: “Por que, então, Moisés prescreveu que se dê uma certidão de divórcio quando se repudia?” 8Jesus respondeu-lhes: “Moisés vos permitiu divorciar por causa da dureza de vosso coração; mas no começo não era assim. 9Ora, eu vos digo: quem repudiar sua mulher, a não ser em caso de união ilegal, e se casar com outra, comete adultério”. 10Disseram-lhe os discípulos: “Se é essa a situação do homem com referência à mulher, não vale a pena casar-se”. 11Ele respondeu-lhes: “Nem todos são capazes de entender esta linguagem, mas só aqueles a quem Deus o concedeu. 12Porque há pessoas que não se casam por um defeito de nascença; outras, porque foram mutiladas por terceiros; e outras, que renunciam ao casamento por amor ao Reino dos Céus. Quem puder entender, que entenda!”

Jesus abençoa as crianças.

13Apresentaram-lhe então crianças, para que lhes impusesse as mãos e rezasse por elas. Os discípulos, porém, procuravam afastá-las. 14Mas Jesus lhes disse: “Deixai vir a mim as crianças e não as impeçais, porque o Reino dos Céus é daqueles que a elas se assemelham”.15E depois de lhes impor as mãos, partiu dali.

O jovem rico.

16Alguém aproximou-se de Jesus e perguntou-lhe: “Mestre, que preciso fazer de bom para alcançar a vida eterna?” 17Respondeu ele: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Bom é só um. Mas, se queres entrar na vida, observa os mandamentos”. 18“Quais mandamentos?”, perguntou ele. Jesus lhe disse: “Não matar, não cometer adultério, não furtar, não levantar falso testemunho; 19honrar pai e mãe e amar o próximo como a si mesmo”. 20Disse o jovem: “Tudo isso tenho observado. O que ainda me falta?”21Respondeu-lhe Jesus: “Se queres ser perfeito, vai, vende o que possuis, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu; depois vem e segue-me”. 22Ao ouvir isso, o jovem foi embora triste, porque era muito rico.

Perigo das riquezas.

23Então Jesus disse a seus discípulos: “Na verdade vos digo: é difícil para um rico entrar no Reino dos Céus! 24E digo mais: é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”. 25Ouvindo tais palavras, os discípulos ficaram espantados e perguntaram: “Então, quem poderá salvar-se?” 26Olhando para eles, Jesus respondeu: “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível”.

A recompensa dos discípulos.

27Pedro, então, tomando a palavra, disse-lhe: “Nós deixamos tudo para te seguir; que recompensa teremos?” 28Respondeu-lhe Jesus: “Na verdade vos digo: no mundo renovado, quando o Filho do homem tomar posse de seu trono glorioso, vós também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. 29E todo aquele que deixar casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou terras por amor de mim, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. 30Porém, muitos dos primeiros serão últimos e muitos dos últimos serão primeiros”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital