Novo Testamento / São Marcos

Processo diante de Pilatos.

Capítulo 15

1Logo de manhã, os sumos sacerdotes reuniram-se em conselho com os anciãos, os escribas e todo o Sinédrio. Depois, amarrando Jesus, levaram-no e o entregaram a Pilatos. 2Pilatos o interrogou: “Tu és o rei dos judeus?” Jesus respondeu: “Tu o disseste”. 3Os sumos sacerdotes multiplicavam as acusações contra ele. 4Pilatos de novo o interrogou: “Nada respondes? Olha de quantas coisas eles te acusam!” 5Mas Jesus não respondeu mais nada, de sorte que Pilatos ficou admirado. 6Em cada Festa, ele costumava libertar um preso, aquele que pedissem. 7Ora, estava na prisão um homem chamado Barrabás, preso junto com agitadores, que num tumulto tinham cometido um homicídio. 8Tendo subido, a multidão começou a pedir o favor que lhes costumava fazer. 9Pilatos respondeu: “Quereis que vos solte o rei dos judeus?” 10Bem sabia, com efeito, que era por inveja que os sumos sacerdotes o tinham entregado. 11Mas os sumos sacerdotes incitaram a multidão para pedir que ele soltasse antes Barrabás. 12Pilatos, tomando outra vez a palavra, dizia-lhes: “Que devo fazer, então, desse que chamais de rei dos judeus?” 13Mas eles gritaram de novo: “Crucifica-o!” 14Pilatos lhes disse: “Mas que mal fez ele?” Eles, porém, gritavam mais forte: “Crucifica-o!” 15Pilatos, querendo contentar a multidão, soltou-lhes Barrabás e, depois de fazer açoitar Jesus, entregou-o para ser crucificado.

A coroação de espinhos.

16Os soldados o levaram para dentro do palácio, para o Pretório, e reuniram todo o batalhão. 17Revestiram-no de púrpura, fizeram uma coroa de espinhos e puseram-na em sua cabeça. 18Começaram depois a saudá-lo: “Salve, rei dos judeus!” 19Batiam-lhe na cabeça com uma cana, cuspiam nele e, de joelhos, o homenageavam. 20Depois de haverem zombado dele, tiraram-lhe a púrpura e o vestiram com suas roupas.

A via-sacra. Depois o levaram para fora, para o crucificar. 21Para carregar sua cruz, chamaram Simão Cireneu, pai de Alexandre e Rufo, que estava passando por ali, voltando do sítio. 22Levaram Jesus para o lugar chamado Gólgota, que quer dizer “Lugar do Crânio”. 23Eles lhe ofereciam vinho misturado com mirra, mas ele não tomou.

Jesus na cruz.

24Depois o crucificaram e dividiram suas vestes, decidindo pela sorte o que caberia a cada um. 25Era a hora terceira quando o crucificaram. 26A inscrição que indicava o motivo de sua condenação dizia: “O rei dos judeus”. 27Junto com ele crucificaram dois ladrões, um à direita, outro à esquerda. 28Cumpriu-se assim a passagem da Escritura que diz: Ele foi contado entre os malfeitores. 29Os que passavam por lá o injuriavam, balançando a cabeça e dizendo: “Ah! tu que destróis o templo e o reconstróis em três dias, 30salva-te a ti mesmo, descendo da cruz!” 31Da mesma forma os sumos sacerdotes e os escribas zombavam dele entre si, dizendo: “Salvou os outros e não pode salvar a si mesmo! 32Desça agora da cruz o Cristo, rei de Israel, para nós vermos e acreditarmos!” Até mesmo aqueles que tinham sido crucificados junto com ele o injuriavam.

Morte de Jesus.

33À hora sexta, a escuridão cobriu toda a terra, até a hora nona. 34À hora nona, Jesus gritou com voz forte: “Eloí, Eloí, lema sabachtani?” Isto quer dizer: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?” 35Alguns dos circunstantes, ouvindo-o, disseram: “Ele está chamando Elias!” 36Alguém correu a embeber de vinagre uma esponja e, colocando-a na ponta de uma vara, oferecia-lhe para beber, dizendo: “Esperai, vamos ver se Elias vem descê-lo!” 37Jesus então, dando um grande grito, expirou. 38A cortina do templo rasgou-se de alto a baixo em duas partes. 39O centurião que estava diante dele, vendo como havia expirado, disse: “Na verdade, este homem era filho de Deus!”

O sepultamento.

40Estavam ali também algumas mulheres, que olhavam de longe. Entre elas estavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, o Menor, e de José, e Salomé, 41que o seguiam e estavam a seu serviço quando ele se achava na Galileia. E muitas outras ainda que tinham subido com ele a Jerusalém. 42Caindo a tarde e como era a Preparação da Páscoa, quer dizer, a véspera do sábado, 43José de Arimateia, membro importante do Conselho, que também esperava o Reino de Deus, teve a coragem de ir até Pilatos e pediu o corpo de Jesus. 44Pilatos admirou-se de que ele já estivesse morto e, chamando o centurião, perguntou se ele já tinha morrido há muito tempo. 45Informado pelo centurião, mandou entregar o corpo a José. 46Este, comprando um lençol, desceu Jesus da cruz e, envolvendo-o no lençol, colocou-o num sepulcro escavado na rocha. Depois rolou uma pedra na entrada do sepulcro. 47Maria Madalena e Maria, mãe de José, estavam observando onde ele foi colocado.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital