Antigo Testamento / II Samuel

As conquistas de Davi.

Capítulo 8

1Depois disso, Davi derrotou os filisteus e os submeteu; retirou dos filisteus a supremacia que tinham. 2Também derrotou os moabitas e os mediu com o cordel, fazendo-os deitar-se por terra; mediu dois cordéis para os matar e um cordel inteiro para os deixar com vida. Assim os moabitas ficaram sujeitos a Davi, pagando-lhe tributo. 3Davi derrotou também Adadezer, filho de Roob, rei de Soba, quando este ia estabelecer seu domínio até o rio.4Davi tomou-lhe mil e setecentos cavaleiros e vinte mil homens de infantaria; desjarretou os cavalos de todos os carros, mas deixou suficientes para cem carros. 5Os arameus de Damasco vieram em socorro de Adadezer, rei de Soba, mas Davi matou vinte e dois mil homens entre os arameus. 6Davi estabeleceu postos militares entre os arameus de Damasco; eles se tornaram servos de Davi e lhe pagaram tributo. Javé dava a vitória a Davi por onde quer que fosse. 7Davi tomou dos servos de Adadezer seus escudos de ouro e levou-os para Jerusalém. 8De Tebá e de Berotai, cidades de Adadezer, o rei Davi tomou uma grande quantidade de bronze. 9Quando Toú, rei de Emat, soube que Davi tinha vencido todo o exército de Adadezer, 10mandou seu filho Joram ao rei Davi para o saudar e congratular-se com ele, porque tinha combatido contra Adadezer e o tinha derrotado, pois Adadezer estava sempre em guerra com Toú. Joram levava consigo objetos de prata, de ouro e de bronze, 11os quais o rei Davi consagrou também a Javé, junto com a prata e o ouro que já havia consagrado, tomados de todas as nações que subjugara: 12Edom, Moab, Amon, os filisteus, Amalec, e dos despojos de Adadezer, filho de Roob, rei de Soba. 13Davi ganhou renome quando voltou depois de derrotar os arameus no vale do Sal, dezoito mil homens.14Pôs guarnições em Edom; em todo o Edom pôs guarnições, e todos os edomitas tornaram-se servos de Davi. E Javé concedia a vitória a Davi por onde quer que fosse.

Oficiais de Davi.

15Davi reinou sobre todo o Israel e administrava o direito e a justiça a todo o seu povo.16Joab, filho de Sárvia, era chefe do exército; Josafá, filho de Ailud, era chanceler;17Sadoc, filho de Aquitob, e Aquimelec, filho de Abiatar, eram sacerdotes; Saraías era escrivão; 18Banaías, filho de Joiada, era o comandante dos cereteus e dos feleteus. Os filhos de Davi eram sacerdotes.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital